“Da época do Fotoclubismo à fotografia contemporânea” é a mais nova exposição que a Sociedade Fluminense de Fotografias abre na próxima quinta-feira (10), às 19h30m, na Galeria Octávio Prado, em sua sede no Centro de Niterói. A coletiva reúne o trabalho de 20 fotógrafos do século passado e do atual, dando uma mostra do acervo fotográfico da tradicional instituição que em 2014 vai comemorar 70 anos de fundação. A exposição fica em cartaz até o dia 30 de dezembro e encerra a programação cultural do ano, promovida pela SFF.
Com imagens de fotoclubistas tiradas nos anos de 40, 50, 60 e 70 do século passado e de profissionais que se formaram nos anos 90 e 2000 e que são responsáveis por trazer a fotografia para a sua contemporaneidade, a exposição esteve em cartaz no Centro Cultural dos Correios no mês de junho, dentro do Foto Rio, Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro.
Presidente da Sociedade Fluminense de Fotografia, Antonio Machado, que também terá um dos seus trabalhos expostos, lembra que a Sociedade Fluminense de Fotografia era uma das mais representativas do Fotoclubismo no país e no mundo, movimento que atingiu o seu auge nas décadas de 40 e 50 do século passado. “Mantemos um acervo histórico invejável e através do nosso eterno presidente e fundador Jayme Moreira Luna temos uma sede própria e um material iconográfico de valiosa importância, assim como uma biblioteca com livros sobre fotografia do século XIX, entre outras obras”, afirma Machado.
A Exposição Fotográfica “Do Fotoclubismo à Fotografia Contemporânea” acontece de segunda a sexta-feira de 10h às 20 horas e nos Sábados de 10h às 13 horas. A Sociedade Fluminense de Fotografia fica na Rua Doutor Celestino, 115, Centro de Niterói. Mais informações pelo tel.: 26201848 ou www.sff.com.br
Vinícius Martins - Colaborador
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário