quarta-feira, 6 de novembro de 2013

RELATÓRIO DA CPI DOS ÔNIBUS ESTARÁ PRONTO ANTES DO FINAL DO ANO

Quase 15 mil páginas de documentos e transcrição de depoimentos de autoridades e empresários do setor de transportes; quatro técnicos designados especialmente em apoio ao trabalho de relatoria e uma previsão de chegar ao documento final com mais de 300 páginas. O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Transportes, chamada de CPI dos Ônibus, vereador Luiz Carlos Gallo (PROS), espera concluir a árdua tarefa até 15 de dezembro.
 “Podíamos prorrogar o prazo final do relatório por mais 90 dias, mas optamos por apenas 45 e estamos trabalhando para terminar antes do prazo previsto. Quero distribuir uma cópia do documento a todos os vereadores uma semana antes de ser votado em plenário. O conjunto dos vereadores tem que saber o que vai votar com antecedência para que uma reflexão calma possa ser feita”,  ressalta o relator.

Na próxima quarta-feira (20), retornam para novos depoimentos o ex-secretário municipal de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes, José Roberto Mocarzel; e o ex-presidente de Niterói Trânsito e Transportes, Sérgio Marcolini. Os membros da CPI entenderam que “ficaram alguns pontos obscuros” no depoimento dos dois.
“Não vamos fazer caça às bruxas nem crucificar ninguém; nem deste, nem de governos anteriores. Mas vou manter minha posição de isenção total no texto final do relatório. Não vou aceitar interferências externas e quero propor soluções, alternativas; tanto para a mobilidade urbana quanto para a possibilidade de mudanças no cálculo que determina o valor da tarifa da passagem”,  diz o vereador Gallo.
Com os novos depoimentos de Mocarzel e Marcolini a fase de coleta de dados estará encerrada. Uma cópia do relatório será remetida ao Poder Executivo. O relator espera que a CPI possa contribuir para que a fiscalização dos órgãos ligados ao setor de transportes “seja mais eficiente e que a mudança de atitude traga benefícios à população”.

Ascom CMN
Edição: Camilo Borges

Um comentário:

  1. O que esperamos da cpi dos ônibus é transparência. Se está correndo tudo nos conformes, tudo bem. Nao podemos aceitar o fato que vinha ocorrendo aqui no Rio, onde políticos estavam se aproveitando disso para se promoverem.

    ResponderExcluir