quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

ALERJ VOTARÁ PROJETOS PARA INSTALAÇÃO DA JAGUAR LAND ROVER‏

O Rio de Janeiro receberá a primeira fábrica da Jaguar Land Rover no Brasil. O contrato para a construção foi assinado na manhã desta quinta (05), no Palácio Guanabara. A unidade da montadora inglesa será erguida na cidade de Itatiaia, na Região do Médio Paraíba. A previsão de investimento é de R$ 750 milhões até 2020, com produção de 24 mil veículos por ano e geração de 400 empregos diretos, número que deve dobrar até o final da década e aumentar ainda mais com postos indiretos criados a partir da atração de fornecedores de autopeças.

A fábrica será a segunda das duas marcas fora da Grã-Bretanha. A primeira fica na China. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Paulo Melo (PMDB), acredita que a escolha do estado para a instalação da fábrica será responsável pela geração de um grande número de empregos na região, melhorando a qualidade de vida e a renda da população.
Ele lembrou também que a Jaguar Land Rover se juntará a outras montadoras mundiais, como a Nissan e a Peugeot, pondo o Rio de Janeiro na vanguarda da indústria nacional. Para garantir a instalação da fábrica, o governador Sérgio Cabral (PMDB) enviará à Alerj mensagens para concessão de créditos fiscais e para cessão do terreno.

“Esses incentivos são créditos de ICMS que deixamos de receber num primeiro momento. Se a empresa não viesse para cá, não teríamos nada. Mas daqui a dez, 15 anos, esses municípios crescerão e receberão uma quantidade de recursos inimagináveis, porque o estado conta um parque automotivo que faz inveja a várias regiões do país”, afirmou Paulo Melo.
O presidente da Alerj acredita que os projetos de lei do Executivo serão votados rapidamente: "Vamos trabalhar para garantir que as mensagens enviadas pelo governador à Alerj sejam votadas em tempo recorde, beneficiando a população do nosso estado com mais esse investimento".
O presidente regional da Jaguar Land Rover para a América Latina e Caribe, Flávio Padovan, explicou o motivo da escolha: "Vários estados foram analisados no nosso processo de avaliação e o Rio de Janeiro foi o que ofereceu as melhores condições técnicas e logísticas para a instalação de nossa montadora. Aqui no Rio, encontramos um polo industrial desenvolvido na região, com logística de transporte e rede de fornecedores, além de ser um mercado interessante para a nossa marca", definiu Padovan.
De acordo com o cronograma da montadora, as obras começarão em 2014, com o início da produção em série em 2016. Segundo o governo, o projeto para que a Jaguar Land Rover se instalasse no estado foi elaborado durante 18 meses e, agora, o Rio se torna o segundo principal polo automobilístico do país.
“A nossa população ganha um presente marcante, para entrar para a história. A decisão da Jaguar Land Rover de vir para o Rio é uma demonstração de confiança no estado, nas nossas políticas públicas e na qualidade da nossa mão de obra”, comemorou o governador Sérgio Cabral.
“Trabalhamos muito e estamos trazendo a excelência do mundo automobilístico para o nosso estado. Isso vai solidificar ainda mais o crescimento da região do Médio Paraíba”, disse o vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), coordenador de infraestrutura do estado.
Diretor de desenvolvimento global da Jaguar Land Rover, Phil Hodkson explicou que o grupo entende que há um forte mercado consumidor no país, sobretudo na Região Sudeste: “Os clientes brasileiros estão cada vez mais em busca de produtos de qualidade. Aqui há muita possibilidade de crescer”.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário