terça-feira, 3 de dezembro de 2013

COMISSÃO DEFENDE DIVULGAÇÃO DE DIREITOS DOS IDOSOS DURANTE AUDIÊNCIA‏

A Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, promete voltar ao município de São Pedro da Aldeia, em fevereiro de 2014, para realizar uma audiência pública em conjunto com a Câmara dos Vereadores. O objetivo da reunião é conscientizar a população idosa sobre os seus direitos. Nesta segunda-feira (02), a comissão esteve na cidade e ouviu reclamações e dúvidas da terceira idade. “Voltaremos, porque vimos a necessidade de informação. Estou percebendo, em todos os municípios que nós temos percorrido, que falta o cumpra-se. A lei existe, mas não está sendo colocada em prática e isso só vai acontecer quando os idosos tiverem conscientização dos seus direitos e denunciarem quando a norma não estiver sendo respeitada”, explicou a presidente da comissão, deputada Claise Maria Zito (PSD).

Entre os problemas, o que mais preocupa os idosos da região, são a saúde e a acessibilidade. Apesar de jovem, João Pedro Valente, representante da cidade no Parlamento Juvenil da Alerj, conhece de perto esse problema. O estudante acompanha a avó toda vez que ela precisa ir ao médico. “Tenho que acordar às 5h da manhã, chegar a tempo na fila da marcação da consulta, para a minha avó ter a chance de ser uma entre os 10 pacientes atendidos no dia. Temos que mudar essa situação”, questionou João.
O vereador Adalberto Amaral (PT) afirmou que 40% da população de São Pedro da Aldeia é composta por idosos. No entanto, esse grupo não tem os seus direitos básicos garantidos. “O desrespeito é geral, mas não podemos deixar de lutar. Por isso, vamos realizar mais uma audiência como essa. Quanto mais pudermos informar a população dos seus direitos e buscar junto a eles uma solução para os problemas, melhor”, pontuou o vereador. A deputada Claise Maria garantiu que se cada pessoa presente na sessão comprometer-se em levar mais 3 pessoas idosas para a próxima audiência pública, mais dúvidas poderão ser esclarecidas.
Outra solução apresentada na audiência e acatada pela presidente da comissão foi a realização de vistorias em bancos, ônibus e supermercados. Serão avaliadas as filas preferenciais de bancos e mercados e a gratuidade nos ônibus municipais. Muitos moradores relataram histórias de problemas nestes setores. Para o delegado da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro Bruno de Souza, a acessibilidade e a falta de respeito ainda é muito grande. “Essa audiência foi importante, saímos daqui  entendendo melhor o valor do idoso na sociedade. Além de tudo nos lembramos mais uma vez que o jovem de hoje será o idoso de amanhã e, por isso, temos que lutar pela causa e aprender a respeitar ainda mais a categoria”, concluiu Bruno.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário