terça-feira, 7 de janeiro de 2014

CIA. BENDITA TRUPE APRESENTA EM NITERÓI: O SEGREDO DOS 2 PINÓQUIOS



O Segredo dos 2 Pinóquios, texto inédito de Marcelo Romagnoli, escrito sob encomenda para Johana Albuquerque, idealizadora do projeto e diretora da Cia. Bendita Trupe, grupo ativo há mais de dez anos em São Paulo, chega a Niterói abrindo a programação infanto juvenil do Teatro Popular Oscar Niemeyer, realizando 04 apresentações.

A curta temporada de O Segredo dos 2 Pinóquios inicia-se no dia 11 de janeiro, e faz os dias 12, 18 e 19 de janeiro, sempre as 17 horas, com o primeiro final de semana aberto gratuitamente ao público.

O espetáculo, depois de uma itinerância por 5 cidades do interior de São Paulo, realizou uma temporada de dois meses no SESC Pompéia, na capital paulista, em novembro e dezembro de 2013, com elogiada repercussão.

O espetáculo que aborda questões inquietantes em torno da infância nos dias de hoje toca em muitos aspectos a narrativa do romance As Aventuras de Pinóquio, do escritor italiano Carlo Collodi.

Nesta história, uma família de artistas, formada pelo pai músico, a mãe atriz, o irmão adolescente e Pino, o filho pequeno, mudam-se para uma casa velha e diferente,  habitada pela memória e pelas aventuras de um boneco de madeira que tem aspirações de tornar-se um menino de verdade. Enquanto conhecemos a trama da casa misteriosa que a família vai habitar, percebemos que os personagens vivenciam fantasias e aventuras que nos remetem a situações e episódios da narrativa do inesquecível Pinóquio. Uma viagem de autoconhecimento em que medos, angústias e dificuldades vão sendo superadas ao longo do percurso.

O Segredo dos 2 Pinóquios é também uma história sobre prisão e tentação: Porque fazer o certo, se o errado nos parece tão mais atraente ? É tão difícil ser bom ! À medida que vivencia as travessuras do boneco, o menino Pino desce ao porão da casa e lá mergulha em ambiências e episódios dramáticos, espetaculares: a sedução e artimanhas dos vilões Vladinóleo e Ladinóleo para que o menino não vá à escola e sim ao Campo dos Milagres, onde o dinheiro nasce em árvores e multiplica-se como frutas; o Grande Teatro de Marionetes em que Pino passa a ser uma das principais atrações, aprisionado sob o jugo do ardiloso Bonequeiro Come Fogo; A Terra dos Brinquedos em que os visitantes mirins só têm prazeres e nenhum dever; a escravização pelo emburrecimento, com direito a rabos e orelhas de burro; o garoto que a cada mentira surpreende-se com o crescimento do nariz.

O Segredo dos 2 Pinóquios conserva as origens sombrias e poéticas dos contos de fadas em que o mal e o bem se debatem até o fim. Pino, assim como Pinóquio, enfrenta malvados vilões; encanta-se com tentações e lugares perniciosos; padece de uma fome terrível e depara-se com a autoridade de insensíveis magistrados da lei.

O espetáculo para adultos, jovens e crianças resgata a sabedoria de antigas tradições em que o crescimento dos pequenos e jovens está ligado intrinsecamente à maturidade dos adultos. Os ensinamentos e discussões são trazidos à cena pelo pai, mãe e irmão de forma lúdica, assumindo outros personagens. Assim, mergulham o menino Pino, aprendiz desobediente dos primeiros passos, na fábula do “boneco de pau”, da “marionete sem fios” que, através das adversidades, conquista a sabedoria de medir suas ações e sentir seu coração, para tornar-se um menino de verdade.

O Segredo dos 2 Pinóquios é extremamente divertido e musical. A cenografia de Marco Lima mostra uma casa antiga que também sugere um Teatro de Marionetes em grandes dimensões. Os figurinos coloridos carregam uma teatralidade espetacular, com nós e amarras sobrepostos às roupas, uma alusão ao nosso próprio aprisionamento ao longo do tempo. A música de Pedro Birenbaum é inspirada em referências exemplares da história do rock, fortalecendo a radicalidade do espetáculo. A luz de Alessandra Domingues colabora na construção de uma narrativa que oscila entre a casa o cotidiano da família e o suspense que emerge do porão através das situações fantasiosas e teatrais.

No elenco, Ester Laccava; Sergio Pardal; João Côrtes e o menino, de oito anos, Antonio Haddad, incorporam, no palco, a família em estado de mudança, como também, os personagens fantasiosos do universo fabuloso de Pinóquio.

Após os sucessos de Assembléia dos Bichos (2005); o Tesouro do Balacobaco (2007); do espetáculo jovem Espiral do Tempo (2009); e de Terremota (2012); a Bendita Trupe retorna em O Segredo dos 2 Pinóquios, onde o tema fundamental é a mudança.

O espetáculo, para todas as idades, é também uma homenagem aos 130 anos do famoso Pinóquio.

O Teatro Popular Oscar Niemeyer fica na Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, n/s, Niterói, mais informações pelo Telefone da bilheteria: (21) 2620-4806

Data: de 11 a 19/01 de 2014, sábados e domingos
Horário: 16h

Nos dias 11 e 12 o Espetáculo  é Gratuito e as senhas serão distribuídas na bilheteria do teatro 1 hora antes do início.

Nos dias 18 e 19 - ingressos a 20,00 é recomendado para crianças acima de 06 anos.

Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário