A Diretoria da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói divulga hoje como ficará a Rua da Conceição, no Centro da cidade, para a passagem das 35 agremiações que farão os desfiles oficiais nas noites dos dias de carnaval. Além de reforço na iluminação ao logo dos 500 metros da área de desfiles, o local receberá arquibancadas, banheiros químicos e sistema de som. Pelo nono ano consecutivo, a festa terá entrada gratuita. Um público entre 15 e 25 mil pessoas é esperado a cada noite.
O plano de desfiles do Carnaval 2014 começou a ser elaborado em abril do ano passado pela União, através de plenárias com as agremiações filiadas à entidade. "A cada ano, trabalhamos no sentido de melhorar tudo que já foi feito anteriormente. Graças ao apoio das autoridades, nossos desfiles se transformaram em um marco do Carnaval. Esperamos uma festa ainda melhor dos que as outras em 2014", afirmou o presidente, Ito Machado.
A área interditada para a montagem das arquibancadas, cabines de jurados, instalação de banheiros químicos e camarotes para convidados ficará no trecho entre a Ruas Visconde do Rio Branco e Visconde de Sepetiba. Para a realização do evento, as agremiações vão se concentrar entre as ruas José Clemente e Visconde do Rio Branco, até o início da Rua da Conceição. A área de desfiles terá um percurso de cerca de 500 metros, até a Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro. O restante do percurso, até a Visconde de Sepetiba, será usado como área de dispersão.
Cada escola de samba do Grupo Principal, a se apresentar na noite de terça-feira, terá entre trinta e quarenta minutos para apresentação e segundo o regulamento, terão que se apresentar com, no mínimo, 400 figurantes. Nessa data, passarão pela Rua da Conceição as seguintes agremiações: Magnólia Brasil, Império de Araribóia, Mocidade de Icaraí, Independente do Boassu, Folia do Viradouro, Sabiá, Unidos da Região Oceânica, Tá mole, mas é meu, Grupo dos Quinze e Cacique da São José.
Já as escolas do Grupo de Acesso, na noite de segunda-feira, terão entre vinte e trinta minutos para apresentação, devendo levar o número mínimo de 250 figurantes. A ordem de desfiles é a seguinte: Balanço do Fonseca, Experimenta da Ilha da Conceição, Unidos do Sacramento, Souza Soares, Garra de Ouro, Bem Amado, Se não Aguenta porque veio, Bafo do Tigre, Alegria das Zona Norte e União da Engenhoca.
Na noite de domingo, desfilam as seguintes agremiações do Grupo Especial de Enredo: Banda Batistão, Galo de Ouro, Tá rindo por quê?, Combinados do Amor, Unidos do Castro, Amigos da Ciclovia, Grilo da Fonte, Ferimento Leve, Fora de Casa. As agremiações deverão levar o número mínimo de 180 figurantes e terão até trinta minutos para se apresentar.
No sábado, cinco Blocos de Embalo vão desfilar: Pauta Quente, Olodumaré, Unidos do Barro Vermelho, Unidos do Preventório e União do Maruí. Embora façam, apresentações livres, os blocos serão observados por um grupo especializado, que todos os anos atua na Rua da Conceição avaliando todas as agremiações, que podem ser promovidas ao Grupo Especial de Enredo.
Ascom UESBCN
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário