Pelo oitavo ano consecutivo as vítimas do holocausto serão lembradas em sessão solene na Câmara de Niterói. Na próxima segunda-feira, 28 de abril, às 18 horas, a barbárie que tirou a vida de mais de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial será o tema central do evento. Após a solenidade será aberta a exposição “A participação dos judeus no desenvolvimento brasileiro”. O evento homenageará instituições e personalidades judaicas de Niterói e do estado do Rio, entre eles o diretor de TV, Maurício Sherman.
Desde 2006 o holocausto é lembrado na Câmara por força de lei municipal. O presidente Paulo Bagueira (SDD), é autor do projeto para que a Rede Municipal de Educação inclua no currículo escolar noções sobre a tragédia vivida pelos judeus. “É importante que a população, crianças, jovens e adultos, tenham conhecimento dos horrores vividos pela comunidade judaica durante o holocausto. Discriminação de qualquer tipo, seja racial, econômica ou de opção sexual, não pode ser tolerada”, ressalta Bagueira.
A escolha da data em memória às vítimas do nazismo ocorre em função do Levante do Gueto de Varsóvia, que aconteceu em 19 de abril de 1943, quando os judeus e poloneses perseguidos pelo exército alemão, ficaram 40 dias combatendo, sendo o único foco de resistência às tropas de Hitler.
Ascom CMN
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário