O Dia Nacional do Samba será comemorado mais uma vez em Niterói na sexta-feira, dia 5 de dezembro, a partir das 16 horas, no Plenário Brígido Tinoco da Câmara de Vereadores. A iniciativa do vereador Carlos Magaldi, autor da Lei criando a Semana Municipal do Samba em Niterói, ganha novos contornos e será dividido entre palestras, entrega de títulos e medalhas, homenagens, debates e, ao final, uma autêntica roda de samba, transformando o ambiente do plenário da Casa. Entre os homenageados desse ano estarão a consagrada porta-bandeira da Beija Flor, Selminha Sorriso e o mestre-sala Claudinho.
“É sempre um momento de muita emoção para todos nós e para mim em especial. Reunir os amantes do samba, as pessoas que vivem em torno do carnaval, compositores, sambistas, cantores da noite, é muito gratificante. Ao longo desses anos nunca consegui que o município promovesse uma semana de comemoração, conforme prevê a lei. Aqui na Câmara tiramos, pelo menos, um dia para homenagear o samba e nossas raízes”, explica Magaldi.
Magaldi vai aproveitar o ato para reforçar a necessidade de Niterói ter um espaço dedicado ao carnaval, à história de suas escolas, de suas raízes.
“Vamos continuar levando essas demandas às autoridades presentes e lutar pelo resgate da importância da cidade na música brasileira e no carnaval. O evento faz parte do calendário oficial da Câmara. Niterói já teve o segundo melhor carnaval do Brasil. Em 1979 trouxe aqui o escritor Jorge Amado, enredo da Escola de Samba Souza Soares cujo tema era “Do país do carnaval à Tieta do Agreste”, e ele ficou encantado. É essa história de garra e tradição, que passa pela Viradouro, pela Cubango, por Donga, por tantos blocos de embalo e compositores que temos que preservar. Uma sala no Caminho Niemeyer ou na Fundação de Artes de Niterói, já estaria de bom tamanho” explica Magaldi.
Já em sua décima sexta edição o evento terá as presenças na mesa de debates do secretário municipal de Cultura, Arthur Maia; do presidente da FAN, André Diniz; dos presidentes efetivos e de honra da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói, respectivamente, André Nogueira e Ito Machado; do radialista e pesquisador da Música Popular Brasileira, que integra o grupo de jurados do Prêmio Estandarte de Ouro, criado pelo Jornal O Globo, Adelzon Alves; o radialista Miro Ribeiro, da Rádio Manchete e do jornalista especializado em carnaval, Mário Dias, além do carnavalesco Max Lopes.
O cantor e compositor Jorginho do Império, filho de Mano Décio da Viola, figura reverenciada no mundo do samba e um dos fundadores da escola de samba Império Serrano e Paulinho Rezende, autor de vários sambas memoráveis gravados por compositores como Zeca Pagodinho, já estão confirmados no encontro dedicado ao samba.
Ascom CMN
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário