O Sebrae/RJ vai promover sessões de negócios entre empresas que desejam fornecer materiais e serviços para os Jogos Olímpicos de 2016. As sessões acontecerão no Espaço Sebrae no Pódio, durante a Feira do Empreendedor, que será realizada de 27 a 30 de novembro no Riocentro. O evento reunirá cerca de 80 empresas, sendo 10 âncoras. A prioridade é para as duas mil companhias já cadastradas no programa.
O objetivo do encontro é permitir que os fornecedores cadastrados para os jogos olímpicos façam negócios entre si, além de vender para o comitê. As empresas âncoras serão, majoritariamente, da área de produção e promoção de eventos. Já as potenciais fornecedoras serão gráficas, empresas especializadas em brindes, fotografia e produção de vídeo, tecnologia da informação, entre outros. As sessões acontecerão no dia 28 de novembro, das 13 às 18 horas.
A dinâmica da sessão de negócio é diferente de uma rodada de negócios, quando fornecedor e comprador fazem reuniões individuais. Na sessão, um grupo de fornecedores se reúne com âncoras e cada empresa se apresenta, ampliando assim o leque de possibilidade para negócios futuros.
As empresas que ainda não estão cadastradas no programa Sebrae no Pódio e queiram fornecer para as olimpíadas poderão fazer seu cadastro durante a Feira do Empreendedor no estande do projeto. Após o cadastramento, consultores do programa Sebrae no Pódio realizam a um diagnóstico presencial na empresa. Aquelas que possuem potencial de fornecimento e preenchem os pré-requisitos são encaminhadas para cadastramento no portal do Comitê Olímpico Rio 2016. As que possuem potencial mas não se enquadram em todos os tópicos podem receber cursos e consultoria para se preparar para a demanda. Serão investidos mais de R$ 3 bilhões de reais na organização dos dois eventos, dos quais 300 milhões estão destinados às micro e pequenas empresas.
Quem quiser mais informações poderá participar de palestra sobre o programa. Diariamente, às 17 horas, o coordenador do Sebrae no Pódio, Francisco Marins, ministrará palestras explicitando as medidas adotadas pelo programa e os benefícios alcançados. “Um dos grandes benefícios de participar da Feira do Empreendedor é a oportunidade de dar visibilidade a parceira entre o Programa Sebrae no Pódio e o Comitê Rio 2016, e poder disseminar seus desdobramentos. O programa é uma excelente oportunidade para as empresas. As inscrições para as palestras são feitas por meio do site oficial da feira e são gratuitas, exclusivas para empresas”, explicou.
Outro atrativo do espaço será a presença dos empresários brasileiros que participaram do processo de benchmarking realizado em parceria entre o Sebrae/RJ e o Ministério do Turismo na World Travel Market, em Londres. Esses empresários foram à cidade sede dos últimos Jogos Olímpicos para conhecer as boas práticas implementadas na cidade durante a realização do evento e trarão a Feira do Empreendedor o aprendizado a as experiências adquiridas.
Cartilhas de sustentabilidade
Cartilhas de sustentabilidade
Durante a feira o programa Sebrae no Pódio lançará três guias para auxiliar as empresas a fornecer para os jogos olímpicos: Sustentabilidade para Materiais e Serviços de Impressão, Sustentabilidade para Produtos Têxteis e Sustentabilidade para Gerenciamento de Resíduos Sólidos. O evento acontecerá no dia 27, às 17 horas, na sala 7 - Barra.
Feira do Empreendedor
A Feira do Empreendedor acontecerá entre os dias 27 e 30 de novembro, no Riocentro, na Barra da Tijuca, das 12 às 21 horas. Serão 144 estandes distribuídos por 21 mil m2 com oportunidades de negócios para potenciais empreendedores e micro e pequenas empresas, além de palestras, oficinas, apresentações de inovações, lojas conceitos e consultoria. São esperadas 30 mil pessoas nos quatro dias de evento.
Entre as novidades da edição deste ano está a Sessão de Negócios, onde qualquer empreendedor poderá, a partir de agendamento, sentar em uma mesa com outros 20 empresários e apresentar sua empresa. Haverá mesas específicas, por exemplo, para quem quiser fornecer para a Rio 2016. Pela primeira vez, a feira trará também o Espaço Comércio Eletrônico, onde empresas já consolidadas neste mercado, como Facebook e UOL, irão auxiliar os empresários na inserção do seu negócio no mundo digital. Também estarão lá desenvolvedores de games para mostrar como podem agregar valor a sites e plataformas. Outra novidade é o Ambiente Inovação, onde inventores apresentarão suas ideias de negócio.
Estão programados 350 palestras e workshops em várias áreas de atuação, distribuídas em 10 auditórios. Até o momento, mais de 8.500 inscrições já foram realizadas no site oficial da feira e cerca de 200 palestras já estão esgotadas. As inscrições continuam abertas no site feiradoempreendedor.rj.sebrae.com.br.
Ascom Sebrae/RJ
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário