O clima é de reality show. Durante os quatro dias da Feira do Empreendedor, entre 27 e 30 de novembro, organizada pelo Sebrae/RJ, 53 empresas irão disputar um lugar ao sol na Maratona de Negócios Sociais. O perfil dos negócios é variado, mas todos tem um objetivo comum: causar impacto social e/ou ambiental, com lucro. O jogo começa no dia 27, quando as empresas serão divididas em grupos e ganharão mentores para auxiliar nas decisões. Durante dois dias receberão capacitação e consultoria para melhorar o seu negócio.
O terceiro dia é decisivo para os participantes. Haverá uma seletiva de 20 finalistas, com base no trabalho realizado nas últimas horas.
“O evento é muito intenso. Eles recebem consultoria de marketing, de gestão financeira e de liderança, entre outras. Há uma evolução do modelo de negócio visível quando há a apresentação. Neste momento, eles têm a oportunidade de se apresentar para investidores e se o negócio agrada, pode dar frutos depois”, explicou Carla Teixeira, gestora do projeto.
Os 20 eleitos passarão então pelo momento de maior pressão: farão um pitch (apresentação) de cinco minutos de seus modelos de negócio para uma banca de avaliadores qualificada, composta por investidores, aceleradoras, incubadoras e provedores de serviços. São eles: Priscila Martins (Artemisia), Anna Aranha (Instituto Quintessa), Daniela Karst (Instituto Ventura), Andressa Trivelli (Social Good Brasil), Murilo Farah (Benfeitoria), Rob Packer (Sitawi), Julia Dias (Endeavor) e Taciana Abreu (Yunus Negócios Sociais).
Caberá à banca escolher seis vencedores: três empreendedores mais estruturados e três menos estruturados. A premiação acontece no domingo, dia 30, às 16 horas, com entrega de medalhas e escolha dos prêmios, tais como: entrada no processo seletivo de aceleração do Instituto Quintessa e NESsT já na fase final; vaga no Yunus Social Bussiness Lab 2015; bolsa integral para formações online em Negócios Sociais da Artemisia e Endeavor; coaching da Aporé, Instituto Quintessa, Broota e Instituto Ventura; campanha personalizada de crowdfunding na plataforma Benfeitoria; consultoria de comunicação sistêmica da Clô Comunicacao; e utilização gratuita do espaço de coworking na Experimental.
As 53 empresas participantes foram selecionadas em meio a 207 inscritas em edital específico do Sebrae/RJ para a maratona. Atuam neste projeto como mentores os seguintes empresários: Frederico Rizzo, da Broota; Bruno Peroni e Márcio Jappe, da Semente Negócios; Alice Neves, da Aporé; Antônio Cardoso, da Experimental; e Leo Fillardi, da Shell Iniciativa Jovem. Farão parte também da mentoria os representantes do Sebrae Rodrigo Carvalho, do Sebrae e Júlio Lêdo.
Ascom Sebrae/RJ
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário