quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

ESCOLAS DO RIO TERÃO PROGRAMA DE SEGURANÇA‏

As escolas públicas e privadas do estado do Rio terão que desenvolver, em parceria com o Governo do Estado, programas de segurança contra pânico, incêndio e outros desastres. É o que determina o projeto de lei, do deputado Márcio Pacheco (PSC), aprovado em segunda discussão nesta quarta (11) pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Pelo texto, que criou o Programa Estadual de Segurança nas Escolas, a Secretaria de Estado de Defesa Civil deve auxiliar as unidade escolares a ministrar palestras de orientação semestralmente, orientando alunos e funcionários. 
  
O deputado explica que o projeto vai além da simples colocação de policiais ou bombeiros nas unidades. "O programa visa envolver todos os profissionais das escolas, não só a segurança pública. É possível evitar o pânico em situações de risco ou perigo, para isso basta que todos conheçam bem o local onde estudam, agir com racionalidade, procurar as vias de evacuação sem atropelos", explicou. Márcio Pacheco que apresentou o projeto logo após a tragédia ocorrida na escola Tasso da Silveira, em Realengo, em abril de 2011, em que um atirador invadiu a unidade, causando pânico e mortes. 
  
A proposição segue agora para o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que tem 15 dias úteis para vetar ou sancionar o projeto. 

 
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário