A Sociedade Fluminense de Fotografia recebe no dia 2 de julho, às 19 horas a fotógrafa e pesquisadora, Sheila Oliveira que fará uma palestra sobre o trabalho realizado na produção do livro “Rio Jaguaribe – Memória no tempo e nas águas” que também será lançado na mesma noite. A SFF fica na Rua Doutor Celestino, 115, Centro de Niterói e a palestra é gratuita.
O mais novo livro da cearensa Sheila Oliveira tem 152 páginas e registra, com 120 imagens fotográficas, a sua expedição pelo Rio Jaguaribe, o mais importante do Ceará. Ela percorreu onze mil quilômetros, desde a nascente até a sua foz, visitando 10 cidades ribeirinhas que têm a sua economia baseada nas águas do Jaguaribe. A expedição durou quatro meses.
“É um registro do que vimos. A vida do rio e o que as pessoas fazem com ele, muitas vezes provocando a sua morte. A crise hídrica é um problema mundial e no Jaguaribe ela é facilmente identificada, principalmente pelo mau uso de suas águas”, sentencia Sheila, que faz pela segunda vez o lançamento de uma de suas obras em Niterói, na sede da SFF.
Maior bacia hidrográfica do Ceará, o rio Jaguaribe tem diferentes características e no trabalho de Sheila, com edição bilíngue e acompanhado de um CD com mapas de expedição e com documentos de viagens, mostra seus sítios arqueológicos, rastros de inscrições indígenas e o trabalho contemporâneo de pescadores e agricultores, além de lavadeiras e marisqueiras.
“A Sheila é uma brilhante fotógrafa e se destaca pelo trabalho de pesquisa que dedica ao tema que ela abraça para documentar. A Sociedade Fluminense de Fotografia tem muito prazer, toda vez que a recebe para expor a nós como é a produção do seu trabalho e para fazer aqui o lançamento de importante obra”, afirma Antonio Machado, presidente da SFF.
O livro tem curadoria de Nadja Peregrino e Angela Magalhães e o projeto gráfico é de Aline Horta e Julia Romeiro.
Vinícius Martins - Colaborador
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário