A proposta do prefeito Rodrigo Neves (PT) de armar os guardas municipais dominou a pauta da Câmara de Vereadores de Niterói na sessão plenária desta terça (09). Vereadores se dividiam em defesa e contrários à proposta lançada no último domingo. Autor de um projeto de lei que modifica o estatuto da Guarda Municipal, retirando o direito deles de ter porte de arma, o vereador Henrique Vieira (Psol) se mostrou contrário à proposta e foi aparteado por outros nove vereadores. A proposta do psolista, apresentada no ano passado, recebeu parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça.
Presidente da Comissão de Segurança da Câmara, o vereador Renato Cariello (PDT), militar reformado da Polícia Militar, defende a proposta do prefeito e lembrou que há locais onde a Guarda Municipal atua e que tem a necessidade de trabalhar armado para a sua própria segurança. “O guarda fica de prontidão numa cabine, desarmado e sendo alvo fácil dos bandidos”, Já Daniel Marques do PV, que até o mês passado era secretário de Meio Ambiente do município se mostrou contrário à proposta e lembrou que o equipamento na mão dos guardas poderá até mesmo ser roubado por bandidos para ações criminosas. “Guardas ambientais de serviço no Parque da Cidade, por exemplo, poderão sofrer uma ação de bandidos para roubarem as suas armas”.
Presidente da Câmara, o vereador Paulo Bagueira (SDD) lembrou que a discussão não deve ser levada para desvirtuar a função da PM. “Acho que a discussão deve ser aprofundada, mas a arma será mais um equipamento de trabalho do guarda municipal e não uma mudança de atividade dele”, sustenta. Paulo Eduardo Gomes e Renatinho do Psol se mostraram contrários à iniciativa, lembrando que segurança se faz com inteligência. “Não é armando a guarda municipal e sim com inteligência que teremos uma cidade mais segura”, disse Paulo Eduardo Gomes. Já Bruno Lessa (PSDB), contrário a ideia, defende um plebiscito para que a população decida se a proposta deva ou não ser levada à frente. Já Leonardo Giordano (PT), contrário à proposta, disse que o prefeito tem tido importantes iniciativas na área da segurança. O vereador Gallo (PROS) defende a proposta, assim como Beto da Pipa (PMDB). Para eles, a Guarda será treinada e preparada para andar armada e irá contribuir para a segurança da população.
Ascom CMN
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário