A diretoria da União das Escolas de Sambas e Blocos Carnavalescos de Niterói dará, no próximo fim de semana, o pontapé inicial rumo ao Carnaval 2016. E o evento que marca o início da preparação é o Festival de Sambas de Terreiro, a ser realizado no domingo (14), a partir das 13 horas, no ginásio da Associação dos Funcionários em Águas e Saneamento, na Rua Engenheiro Henri Novo, 21, no Centro de Niterói. Além da apresentação das obras compostas pelos compositores das agremiações filiadas, com tema livre, o evento terá também a tradicional feijoada.
Segundo o presidente da União, André Nogueira, esse encontro foi criado para estimular as atividades entre as escolas e blocos filiados, que farão os desfiles oficiais no Carnaval de 2016, na primeira semana de fevereiro. "O nosso projeto esse ano é fazer outras reuniões semelhantes, alusivas aos diferentes segmentos de uma agremiação, como as baianas, velha guarda, rainhas de bateria e ritmistas, entre outros", afirmou. Através da realização dos encontros, a União quer manter uma integração ainda maior com as filiadas para que os desfiles oficiais sejam ainda melhores do que os realizados anteriormente, em parceria com a prefeitura de Niterói, nos últimos dez anos.
Os organizadores do Festival de Sambas de Terreiro esperam a repetição do sucesso da feijoada realizada no dia 15 de março, em que foram premiados os melhores do Carnaval e celebrados os dez anos de revitalização do Carnaval, realizada por um grupo de sambistas da UESBCN, em parceria com os vereadores da Câmara Municipal. Cerca de 2 mil pessoas compareceram ao evento. Outra novidade para o Carnaval de 2016 e á presença de um novo parceiro: a Fundação de Artes de Niterói, que ajudará a incrementar ainda mais a festa. A direção da União também mantém entendimentos com o governo municipal para escolher a área que receberá o novo barracão das escolas e blocos. Existem seis locais que estão sendo analisados e possivelmente, o escolhido deverá ficar no centro de Niterói, próximo da Rua da Conceição ou da Avenida Amaral Peixoto, os dois locais onde poderão acontecer os desfiles das escolas e blocos em 2016.
Já ficou decidido entre a diretoria e a prefeitura que o barracão terá o nome do ex-vereador Carlos Magaldi, um dos principais incentivadores do samba na cidade. Magaldi foi morto há três meses, em uma tentativa de assalto em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói. Essa área de preparação vai substituir a antiga, no bairro do Barreto, onde o governo municipal constrói a nova sede da Guarda Municipal. A empresa responsável pela execução do projeto, sem consultar o poder público, retirou e destruiu as bases de carros alegóricos e esculturas que estavam guardadas no antigo local. Por determinação do prefeito Rodrigo Neves (PT), a empresa discute com os representantes das 12 agremiações que tiveram prejuízos, uma forma de indenização.
Ascom UESBCN
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário