Em sessão extraordinária antes do recesso de julho, a Câmara de Vereadores aprovou, em segunda e última discussão, o reajuste de 5,5% no salário dos servidores do poder Executivo. O reajuste dos servidores do Legislativo e do subsídio dos vereadores serão votados na próxima quinta-feira (09) em nova sessão extraordinária. Funcionários públicos de diversas secretarias ocuparam as galerias em protesto contra o índice aplicado ao reajuste, abaixo do IPCA dos últimos 12 meses. Emendas apresentadas pelas bancadas do PSOL e do PSDB pedindo mudança do índice para 8,8% e correção do auxílio alimentação foram rejeitadas. Outras matérias aprovadas foram a Lei de Proteção e Bem-Estar Animal e a criação da Secretaria Municipal do Idoso, ambas propostas pelo Executivo.
A mensagem-executiva que propôs a Lei de Proteção aos Animais teve emenda do vereador Renatinho (PSOL), criando o Hospital Veterinário rejeitada em plenário. O projeto, em sua totalidade, foi aprovado por unanimidade com 12 emendas aprovadas de autoria de diversos vereadores. Já a Secretaria Municipal do Idoso foi aprovada com oito favoráveis e quatro contrários das bancadas do PSOL e do PSDB.
De autoria dos vereadores foram aprovados, por unanimidade, os projetos de lei de Bruno Lessa (PSDB), que regulamenta a reserva de vagas em estacionamentos de shoppings centers, centros comerciais e hipermercados para gestantes e pessoas com crianças de colo. Já o vereador Betinho (SDD) aprovou o projeto que altera um artigo da Lei sobre legalização de acréscimos em edificações com até três pavimentos na Região das Praias da Baía, para beneficiar, principalmente, a Padaria e Confeitaria Beira Mar, em Icaraí.
A pós esta quinta-feira, as sessões plenárias retornam em 4 de agosto. Nesse período as atividades legislativas nos gabinetes, a administração e o atendimento ao público será realizado normalmente. Mais cedo foi realizada a segunda reunião preparatória da ação social que acontece no dia 11 de agosto, data em que a Câmara estará completando 196 anos de fundação. Na ocasião dezenas de instituições estarão prestando atendimento gratuito à população durante todo o dia.
Asom CMN
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário