O centenário de nascimento do Palhaço Carequinha no próximo sábado (18), será comemorado com a abertura, às 17 horas, de uma exposição fotográfica, na Sociedade Fluminense de Fotografia. A mostra, do fotógrafo Théo Erthal é um registro de 20 imagens feitas durante uma das ultimas apresentações públicas de Carequinha, aos 89 anos, no Horto do Fonseca. As imagens registram Carequinha se maquiando para a apresentação. “É um registro da transformação de George Savalla em Carequinha”, explica o curador da mostra, Antonio Machado, que também preside a SFF.
A exposição estará aberta ao público a partir do dia 20 de julho e ficará na sede da SFF até o dia 15 de agosto na Sala Jayme Moreira de Luna, com entrada franca. O autor pretende levá-la para outras cidades como São Gonçalo, onde Carequinha morou e Rio Bonito, cidade onde nasceu, quando o circo da família estava se apresentando por lá. “Sou amigo da família e um apaixonado pela história de Carequinha. Sempre quis fotografá-lo, principalmente, quando ele deixava de lado o homem George Savalla e pacientemente, se transformava em Carequinha. Um dia, fui chamado pela sua filha para fazer esse registro. Foi uma emoção para mim e guardo as fotos como um tesouro”, explica Théo.
As imagens foram digitalizadas e tratadas especialmente para a mostra no setor de digitalização de documentos da Funarte, que apoia, junto com a Fundação de Artes de Niterói a mostra comemorativa, que tem o patrocínio da Gráfica Erthal e do Colégio Pluz. São pôsteres coloridos medindo 30x40 centímetros, cuja primeira foto é George Savalla com a tradicional pintura branca em volta da boca, na primeira fase da sua maquiagem. A última já é a imagem ícone do palhaço Carequinha de chapéu coco vermelho e uma gola alta com o característico sorriso. “Ele já estava prestes a completar 89 anos e tinha a mesma vitalidade para subir ao palco e animar o público infantil com uma linguagem direta para as crianças. É um símbolo e merece todas as homenagens”, conclui Erthal.
A SOCIEDADE FLUMINENSE DE FOTOGRAFIA fica na RUA Doutor Celestino, 115, Centro de Niterói, mais informações pelo tel. 2620 1848, ou pelo site www.sff.com.br
Vinícius Martins - Colaborador
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário