sábado, 7 de abril de 2018

Câmara de Niterói promove segunda-feira sessão em memória das vítimas do Holocausto

A tradicional sessão solene em homenagem às vítimas do holocausto, promovida há 12 anos pela Câmara Municipal de Niterói em memória dos judeus que sofreram durante a segunda guerra mundial, acontece na próxima segunda-feira (09), às 18h30m, no Plenário Brígido Tinoco. O evento contará com entrega de moções e medalhas a personalidades, sobreviventes e pessoas que cultuam a paz entre os povos. A solenidade faz parte da lei municipal 2323 de 2009, que criou no calendário municipal o dia 19 de abril como data para reverenciar as vítimas e sobreviventes de uma das maiores tragédias da humanidade. 
Durante a sessão solene, convocada pelos vereadores Paulo Bagueira (SD) e Bruno Lessa (PSDB) haverá entrega de moções a seis personalidades escolhidas por representantes de associações judaicas de Niterói e do estado do Rio, como a sobrevivente de um dos campos de concentração da Alemanha nazista, Marguerite Hirschberg e o médico, Jacob Lipster, uma das lideranças judaicas de Niterói. O cardeal da cidade do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempestra e o Arcebispo de Niterói, Francisco José, além do rabino do Rio de Janeiro, Eliezer Staulber receberão das mãos dos dois vereadores, a Medalha Zilda Arns, destinada àqueles que defendem causas humanitárias.
Logo após a sessão solene, será aberta no hall da Câmara de Niterói a exposição “Os Horrores do Holocausto Retratados Por Suas Vítimas”, que tem curadoria do Memorial Judaico de Vassouras.  “É importante a realização dessa solenidade para que fique marcada na memória, os horrores que seres humanos passaram em campos de concentração, fruto da  intolerância”, afirma Paulo Bagueira, que é autor de uma lei municipal que prevê no currículo das escolas públicas, lições sobre o holocausto nazista. Bruno Lessa afirma que “cada vez mais precisamos de momentos como essa sessão solene, para não só relembrar os horrores que seres humanos foram capazes de fazer mas, para, principalmente, impedir que os discursos extremistas de ódio cresçam em nossa sociedade”.
 
Vinícius Martins - Ascom CMN
Edição: Camilo Borges

"Caramuru" no Espaço Cinema da Câmara de Niterói

Na próxima terça-feira (10), às 15 horas, o Projeto Espaço Cinema da Câmara de Vereadores exibe a comédia “Caramuru – A invenção do Brasil”. Dirigido por Guel Arraes, o longa brasileiro de 2001 tem 1h28min de duração e conta no elenco com Selton Mello, Camila Pitanga, Debora Bloch, Diogo Vilela, Déborah Secco e Tonico Pereira, entre outros.

Segundo o site especializado Adoro Cinema, em 1º de janeiro de 1500 um Novo Mundo é descoberto pelos europeus, graças aos grandes avanços técnicos na arte náutica e na elaboração de mapas. É neste contexto que vive, em Portugal, o jovem Diogo (Selton Mello), pintor que é contratado para ilustrar um mapa e, enganado pela sedutora Isabelle (Débora Bloch), acaba sendo punido com a deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde (Luís Mello). A caravela acaba naufragando, mas ele, por milagre, consegue chegar ao litoral brasileiro. Lá, conhece a bela índia Paraguaçu (Camila Pitanga) com quem logo inicia um romance temperado posteriormente pela inclusão de outra índia: Moema (Deborah Secco), irmã de Paraguaçu.

O filme será exibido no Auditório Cláudio Moacyr da Câmara, no segundo andar, com entrada gratuita. Meia hora antes da sessão 50 senhas serão distribuídas. O Espaço Cinema exibe um filme por mês, normalmente às terças-feiras e às 15 horas.

 
Vinícius Martins - Colaborador
Edição Camilo Borges