terça-feira, 14 de junho de 2011

DEPUTADA PRETENDE CRIAR FRENTE DE APOIO AOS FERROVIÁRIOS NO ESTADO

A criação de uma Frente Parlamentar de Apoio aos Ferroviários foi uma das sugestões apresentadas pela presidente da Comissão de Turismo da Alerj, deputada Myrian Rios (PDT), para auxiliar o setor. “Lutaremos por recursos para a área das ferrovias. Nossa malha ferroviária tem diminuído com o passar do tempo, pois alguns trechos têm sido abandonados. Devemos recuperá-la e reconhecer a sua importância”, frisou a parlamentar, nesta terça (14), em audiência pública para falar sobre o desenvolvimento do turismo cultural ferroviário no estado.

Segundo o presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF), Antonio Pastori, R$ 73 milhões serão necessários para realizar o projeto que aumentará o fluxo turístico fluminense através dos trens, além de criar novos postos de trabalho e minimizar os índices de poluição e acidentes. “Queremos uma mudança na realidade de lugares com muito potencial, porém pouco explorados. Nossa meta é devolver à população o prazer de percorrer o mesmo caminho que o imperador fazia, e, com a chegada da Copa e das Olimpíadas, disponibilizar o trajeto de Petrópolis ao Maracanã sem atrasos”, explicou Pastori.

O presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais (ABOTTC), Sávio Neves Filho, informou que o Rio possui apenas sete trens em pleno funcionamento, contabilizando os de uso público e privado. O trem do Corcovado, que conta com quatro quilômetros de malha, é o que transporta o maior número de passageiros: cerca de 600 mil pessoas o visitam por ano. O subsecretário de Estado de Turismo, Audir Santana, lamentou a atual situação do sistema ferroviário e se mostrou determinado a lutar por políticas públicas que revertam esse quadro.

Durante o encontro, também foram tratados temas como a revitalização da Estrada de Ferro Barão de Mauá, primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil (ligava o Porto de Mauá a Fragoso), e o seu prolongamento, a Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará, desativada em 1964 (fazia a Barão de Mauá chegar a Petrópolis).

Benemérita

Ao final do encontro, a deputada Myrian Rios recebeu, em consideração às suas iniciativas como presidente da comissão, o Título de Grande Benemérita da Sociedade Memorial Visconde de Mauá. Entre as iniciativas da deputada está a criação de um projeto de lei que institui no calendário do estado a data de 20 de abril como o Dia do Ferroviário. A homenagem foi concedida por Eduardo André e Francisca Chaves, tetraneto e trineta de Visconde de Mauá.

Comunicação Social da Alerj
Edição: camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário