quinta-feira, 25 de agosto de 2011
EM AUDIÊNCIA, SUPERVIA ANUNCIA AUMENTO DE LUGARES ATÉ 2012
O presidente da Supervia, Carlos José da Cunha, anunciou, durante audiência pública da Comissão de Transportes da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro realizada nesta quarta (24), os planos de metas da empresa para a melhoria do sistema. Entre os objetivos apresentados estão o aumento de 70 mil vagas disponíveis para o tráfego diário até abril de 2012, graças a um novo sistema de intervalos, e a entrada em operação de novos trens. “O primeiro trem comprado na China está a caminho do Brasil e deve chegar já em setembro. Ele vai passar por um período de testes de cerca de 20 dias, e então outros 30 trens já comprados vão começar a chegar, numa média de 4 por mês a partir de novembro”, afirmou Cunha. Presidente da Comissão de Transportes, o deputado Marcelo Simão (PSB) considerou positivos os dados apresentados, e afirmou que pretende cobrar a consolidação de todas as metas apresentadas. “Espero que com esta nova administração os investimentos aconteçam de fato. Queremos ver tudo isso funcionando, porque a população do Rio não aguenta mais ficar esperando”, declarou o deputado.
O presidente da empresa explicou que existem dois programas de metas, um de longo e outro de curto prazo. “Entre os investimentos de longo prazo estão a compra dos novos trens e a mudança no sistema de sinalização para um sistema automatizado, permitindo uma redução no intervalo entre as composições, que hoje é de oito a dez minutos no ramal de Deodoro, e vai ser reduzido para três minutos, um padrão de metrô de superfície”, pontuou. “Além disso, 73 trens da frota atual serão reformados, com a mudança interna e instalação de ar-condicionado”, anunciou. Segundo a concessionária, atualmente o sistema opera com base em horários de saída dos trens, e a entrada em operação do esquema baseado em intervalos vai permitir que sejam feitas 40 viagens a mais por dia, garantindo o aumento de vagas até abril do ano que vem.
Segundo a companhia, as mudanças serão concluídas no ano de 2016, totalizando R$ 1,2 bilhões de investimento por parte da empresa. Membro da comissão, o deputado Alessandro Calazans (PMN) parabenizou a concessionária pelas metas apresentadas. “Eu vejo na Supervia a preocupação efetiva de melhorar o serviço. Percebo a vontade de se trazer uma melhora efetiva para o usuário, coisa que não observo no MetrôRio, por exemplo”, afirmou o parlamentar.
"Supervia em Movimento" prevê intervenções de curto prazo
Além das metas de longo prazo, a concessionária apresentou na audiência o programa “Supervia em Movimento”, que prevê intervenções a serem feitas até abril de 2012. Entre estas metas destacam-se o aumento da oferta de vagas, reforma e ampliação de estações, fidelização de plataformas, mudanças na comunicação com os passageiros, melhorias na acessibilidade e um novo sistema de limpeza dos trens, entre outros. “Com a fidelização os ramais são identificados por cores, e param sempre nas mesmas plataformas nas estações, reduzindo confusões que eram comuns”, declarou Cunha. Para o deputado Luiz Martins (PDT), a medida mostra respeito com os usuários. “Parece banal para quem não usa, mas é de fundamental importância para o usuário, principalmente idosos e portadores de deficiência”, destacou o parlamentar.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário