A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade inaugura, nesta quinta (25), o projeto Visita Guiada ao Parque das Águas. Voltado para alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, tem como objetivo apresentar a fauna e flora existentes destacando a necessidade da água para o ecossistema local.
Com entrada franca, as visitas guiadas têm duas horas de duração e serão realizadas semanalmente. A participação deverá ser agendada pela direção do colégio por intermédio do e-mail sustentabilidade.niteroi.rj@gmail.com colocando como assunto da mensagem visita guiada.
As visitas serão realizadas sempre às quintas-feiras, das 9h30 às 11h30, com um número máximo de 35 alunos, sob orientação da equipe de Educação Ambiental da Secretaria. O Parque das Águas é uma Área de Preservação Permanente na qual podem ser observadas várias espécies botânicas, inclusive algumas ameaçadas de extinção, além de répteis rasteiros e aves como a coruja e o gavião carrapateiro.
O roteiro inclui a apresentação do sistema de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto da cidade, além da exibição de filmes educativos sobre a importância e o uso consciente da água.
Criado há três anos pela Concessionária Águas de Niterói, o Parque Municipal Eduardo Travassos, mais conhecido como Parque das Águas, ocupa 32 mil metros quadrados do morro da Detenção, no Centro de Niterói. A área é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.
No local, no século XVII, foi erguido um forte, de onde se tinha uma visão privilegiada da Baia de Guanabara. Com a instalação do Império, no século XVIII, o forte foi usado como presídio. No século seguinte, foi demolido com o início das obras de aterramento da área.
Edição: Camilo Borges
PMN
Nenhum comentário:
Postar um comentário