quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Aferição de taxímetros em Niterói começa nesta quinta-feira

Agendamento já pode ser feito no site do Ipem

Começa hije (13), a aferição anual dos taxímetros para os 1.909 táxis que circulam no município de Niterói. O serviço será realizado na Av. Raul de Oliveira Rodrigues, na Praça do Cafubá, das 10h às 17h, e o agendamento já pode ser feito no site: www.ipem.rj.gov.br ou pelo telefone 2332-4185.

De acordo com a presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro, Soraya Santos, para dificultar e consequentemente reduzir o número de táxis piratas que ainda estão em circulação, o Ipem/RJ lançou um selo com oito itens de segurança que permitirá sua identificação somente pelos fiscais do órgão, que irão utilizar equipamento específico para realizar a leitura do código de barras, hologramas e demais lacres. Ela disse ainda que, para garantir que somente táxis legalizados façam a aferição, o Ipem/RJ, além de filtrar todo o seu cadastro, cruzou informações com os demais órgãos e setores que envolvem a fiscalização.

Soraya solicitou também que todas as prefeituras encaminhassem para o Ipem/RJ a relação dos táxis cadastrados em cada município, já que a aferição dos taxímetros é fundamental no combate aos veículos piratas. Ela lembrou ainda que os fiscais não terão como verificar o relógio se o veículo não constar no cadastro da prefeitura, pois ela é o poder concedente. Neste cadastro há informações sobre a placa, o chassi, a identificação de quem é o motorista e seu auxiliar, entre outras.

"Com este tipo de alinhamento já estamos dando um grande passo na inibição inteligente da pirataria, já que muitos adulteram documentos e copiam certificados. A internet, por exemplo, é um canal que abre margem à fraude" disse Soraya.

Para realizar a aferição, é necessário que o taxista apresente o boleto de pagamento da Guia de Recolhimento da União no valor de R$ 37,50, que pode ser paga em qualquer banco, certificado de taxímetro do ano passado, cópia do DUT, CRLV, certificado de seguro veicular com data de validade atualizada e foto – para os carros que possuem GNV -, o cartão de identidade da SMTU, selo de lacre numerado retirado do taxímetro e caixa, guia de execução do serviço da oficina permissionária, comprovante de residência e número do agendamento gerado pelo atendimento telefônico ou internet.

Ascom Gov RJ
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário