Menores em conflito com a lei foram premiados por bom desempenho no Saerj
Os menores do Departamento Geral de Ações Socioeducativas mostram que sabem abraçar as oportunidades, dedicando-se ao máximo aos estudos. Prova disso é que, além de participarem das avaliações propostas pela Secretaria de Estado de Educação, eles ainda se destacaram nos últimos exames.
No regime de internação, além de terem aulas, os menores em conflito com a lei participam de atividades e cursos propostos pela unidade. Segundo Maria Ângela Netto, da Diretoria Regional de Unidades Prisionais e Socioeducativas, a rotina tem como objetivo dar a eles as mesmas oportunidades que são dadas aos outros alunos da rede.
"Queremos que eles entendam que a educação é um direito deles, não um privilégio de alguns, e que este é o caminho para que eles retornem para a sociedade de forma digna", Segundo ela, os alunos do Degase tiveram um ótimo desempenho no Saerj 2010, com sete estudantes premiados com notebooks por terem ficado entre os melhores do estado.
Um desses jovens, que acaba de ser transferido para o Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente para cumprir regime de semi-internação, disse que ficou muito feliz com a premiação.
"O prêmio serve para mostrar que os jovens do Degase não estão esquecidos. Eu não esperava que pudesse ganhar, mas valeu muito à pena estudar" diz o jovem, que recebeu seu notebook na premiação que aconteceu no último dia 27 no Theatro Municipal.
Ele conta que aproveitou o período de internação não só para frequentar as turmas da Educação de Jovens e Adutos, pela qual cursa o 7º ano, mas também para fazer diversos cursos, entre eles o de informática.
"Penso em fazer faculdade daqui a alguns anos e sei que esses conhecimentos me darão muitas oportunidades aqui fora" planeja.
Para a diretora Maria Ângela, o jovem tem tudo para atingir seu objetivo.
"São muitos os alunos que saem do Degase para a faculdade. O importante é que eles saibam que, com dedicação, eles podem chegar onde quiserem.
Ascom Gov RJ
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário