quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Crianças participam da campanha 10 minutos contra a dengue

Ação da Secretaria de Saúde acontece nesta quarta, na Quinta da Boa Vista

A campanha “10 minutos contra a dengue”, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e o Instituto Oswaldo Cruz e a principal ferramenta de combate ao foco do mosquito Aedes aegypti será um dos destaques do evento que a Secretaria Municipal de Cultura vai promover na Quinta da Boa Vista, hoje (12), Dia das crianças, a partir das 9h.

O objetivo é disseminar as informações sobre como evitar os focos do mosquito da dengue entre a criançada e estimular que os pequenos participem das principais ações que podem ser feitas em casa e na escola, eliminando possíveis criadouros.

A campanha, que foi inspirada em uma das estratégias adotadas pelo governo de Cingapura para controlar o mosquito, conseguindo interromper a epidemia que o país enfrentava entre 2004 e 2005, orienta a população a reservar apenas 10 minutos da semana para acabar com possíveis focos do Aedes aegypti dentro de casa, já que o ambiente doméstico concentra 80% desses focos.

"Estimular as crianças a conhecer a campanha de forma lúdica é fundamental. Elas serão responsáveis por levar a mensagem dos 10 minutos contra a dengue para seus pais, parentes e amigos, disseminando as informações sobre como combater os focos do mosquito dentro de casa" explicou Hellen Miyamoto, subsecretária de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde.

Durante o evento, será distribuído o guia “10 Minutos Contra a Dengue” com orientações sobre como é preciso ficar atento a situações como calhas entupidas, caixa d’água destampada, ralos no quintal acumulando água da chuva, o pratinho embaixo do vaso, além de deixar baldes e garrafas viradas com a boca para baixo. O guia usa linguagem simples e didática para que a população crie o hábito de fazer a vistoria em suas casas semanalmente dispondo apenas de 10 minutos. Além disso, haverá uma tenda do Estado onde serão oferecidas oficinas de arte e desenho, reciclagem, jogos educativos e maquiagem pra criançada.

Programação

No dia, serão promovidas diversas atividades para a garotada como uma apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica, com regência de Isaac Karabtchevsky e participação especial de Regina Casé, do Unicirco, de Marcos Frota, que conta a história do circo, oficinas de fantasias, figurinos, teatro, música e maquiagem, além das apresentações dos grupos Os Irmãos Brothers e Escuta Só Contadores de Histórias, entre outras.

Crianças no foco

Os números da dengue nos últimos anos mostram que as crianças vêm se tornando vítimas cada vez mais frequentes do mosquito. Em 2001, 90% dos casos de internação por conta da dengue foram de pessoas com mais de 15 anos e 10% em crianças abaixo dessa faixa etária. Já em 2010, 65% das pessoas internadas tinham mais de 15 anos e 35% entre 0 e 14 anos. A taxa de letalidade também serve de alerta. Em 2001, 12 pessoas entre 20 e 29 anos morreram de dengue, representando uma taxa de letalidade de 0,4%. Em contrapartida, oito bebês com menos de um ano vieram a óbito por conta da dengue no mesmo período, representando uma taxa de letalidade de 4,1%.

Campanha na internet

O site Rio Contra Dengue traz o folheto na versão online para as pessoas que quiserem ter mais informações sobre a ação dos “10 Minutos Contra a Dengue”, com as ilustrações explicativas e o espaço para marcar a data em que o morador fez a vistoria em casa. O material foi produzido também para que gestores municipais tenham a opção de fazer o download do folheto e distribuir para a população. O endereço do site éwww.riocontradengue.com.br.

Ascom GOV RJ
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário