quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Tenda 10 Minutos Contra a Dengue leva informação à Quinta da Boa Vista
Equipe de recreadores promoveu jogos e distribuiu material sobre o combate à doença
A tenda da campanha 10 Minutos Contra a Dengue foi uma das principais atrações do evento realizado pela Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, hoje (12), em comemoração ao Dia das Crianças, na Quinta da Boa Vista. Das 9h às 13h, uma equipe de sete recreadores da secretaria animou a criançada com várias brincadeiras, sempre com cunho educativo difundindo ações de combate à dengue.
No Jogo da Trilha, o participante arremessava um dado e percorria um trajeto, onde cada casa continha dicas para eliminar focos do mosquito. Já no Jogo da Memória, ganhava quem conseguisse abrir dois quadros iguais com as mesmas dicas para acabar com o Aedes aegypti. Houve ainda oficina de desenho e maquiagem para as crianças. Enquanto os pequenos brincavam, os pais recebiam panfletos da campanha com um checklist que orienta como cada um pode proteger sua casa da dengue com uma vistoria simples, de apenas 10 minutos por semana.
Para Giovana, de 10 anos, o mais divertido foi o Jogo dos Erros, em que, para vencer, era preciso apontar os locais que podem se tornar criadouros do mosquito dentro do ambiente doméstico, como lixeira aberta ou piscina descoberta com água limpa e parada. Com a ajuda da mãe, a dona de casa Ana Lima, de 33 anos, a menina completou a prova sem dificuldade. A família mora em uma casa no bairro de São Cristóvão e já sentiu de perto o risco da doença.
A menina teve dengue hemorrágica, em 2008, chegando a ficar dez dias no CTI. Segundo a mãe, hoje a filha tem pavor da doença. Por isso, Ana aprova a iniciativa e atesta que a melhor defesa contra a dengue é a prevenção.
"Achei muito interessante ter uma atividade voltada especialmente para as crianças, porque elas são muito inteligentes e absorvem tudo muito rápido. Depois levam para casa o que aprenderam e ensinam os pais" disse.
Essa também é a opinião de Alexandre Chieppe, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde. Segundo ele, as crianças devem ocupar um lugar de destaque na campanha 10 Minutos Contra a Dengue, porque são grandes multiplicadores de mensagens.
"Hoje, conseguimos levar lições de prevenção contra a dengue para esse público que, sem dúvida, vai disseminar o que aprendeu em casa e na comunidade onde mora. Além disso, é importante mostrar para a criança que o combate à dengue é também um ato de cidadania, porque você protege não só a sua casa, mas a de seus vizinhos também" afirmou.
Ascom Gov RJ
Edição: Camilo Borges
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário