quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Novas viaturas da PM ganham câmeras de video até fevereiro
Primeiros veículos, já com computador e ar-condicionado, foram entregues hoje
Ao entregar as primeiras 200 novas viaturas equipadas com GPS, computador de bordo, ar-condicionado e rádio comunicador, ao comandante da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, na manhã desta quinta (06), no Quartel Central da corporação, no Centro do Rio, o governador Sérgio Cabral anunciou que, até fevereiro de 2012, os veículos receberão outro equipamento: as câmeras de vídeo.
Segundo explicações do subsecretário de Modernização Tecnológica, Edval Novais, as imagens geradas pelas câmeras serão gravadas em alta definição durante todo o tempo da diligência e armazenadas num DVR lacrado dentro da viatura. Quando o veículo regressar ao quartel, as imagens serão transferidas via wi-fi para um sistema de armazenamento no batalhão, onde ficarão guardadas por no mínimo 60 dias. Cada unidade estará equipada com este sistema.
Se necessário, as imagens tão logo geradas poderão chegar em tempo real, através de um aparelho 3G, ao atual centro de controle existente na sede da Secretaria de Segurança e futuramente ao Centro de Comando e Controle que está sendo construído na Cidade Nova, que deverá ser inaugurado em abril de 2012. Segundo Novais, todas as informações contidas nos DVRs circularão internamente e serão criptografadas, afastando o problema de violação. Todo o sistema é auditável, com o registro do login de cada policial. Os profissionais serão treinados pela Secretaria de Segurança.
Segundo o governador, já está em fase de licitação na Secretaria de Segurança a compra do primeiro lote de quatro mil câmeras. Cada carro possuirá dois equipamentos. Tão logo elas sejam adquiridas, os veículos deixam paulatinamente as ruas para receber as câmeras. A aquisição dos aparelhos é determinada por legislação estadual.
Viaturas chegam a batalhões de todo o estado até dezembro
Ainda sem as câmeras, as 1.508 viaturas novas serão entregues aos batalhões até o início de dezembro. Em novo processo licitatório a ser aberto nos próximos dias, a Secretaria de Segurança vai adquirir mais 500 novos veículos, aproximadamente, para servir aos batalhões do interior. As antigas viaturas, que estão sendo substituídas, serão doadas às defesas civis e guardas municipais das prefeituras fluminenses.
Acompanhado do vice-governador e coordenador executivo de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, dos secretários chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, e de Governo, Wilson Carlos, Cabral foi recebido pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e pelo comandante-geral da PM. Ele entrou em um dos veículos estacionados no pátio do quartel, elogiou os equipamentos, especialmente a potência do ar-condicionado, e depois falou de mais uma ação da política de modernização da polícia que vem empreendendo no Estado do Rio desde que assumiu em 2007.
"Esta nova frota não vem dissociada de uma política cada vez mais ousada na área de segurança, que reduz índices de criminalidade e qualifica os profissionais. As novas viaturas vão proporcionar mais conforto para os policiais, mais tecnologia e melhor nível de controle das informações. Será a frota mais confortável do Brasil hoje e certamente será a de maior tecnologia do país. E, ao ver o policial ser mais bem tratado, com uma frota nova e equipada, a população sente uma maior sensação de segurança" sintetizou Cabral.
O governador ressaltou uma novidade neste tipo de ação no estado: pela primeira vez, novos veículos serão entregues aos batalhões de todo o estado. Os primeiros 1,5 mil veículos comprados servirão aos quartéis da Região Metropolitana, mas, em seguida, serão adquiridas as viaturas para o interior.
"Acabou aquela época em que a Baixada e o interior recebiam os veículos usados" afirmou o governador.
Terminais permitem registro eletrônico e trabalho integrado
Os computadores de bordo, que têm acesso à internet com chips 3G, possuem tela tátil e teclado. Eles permitirão aos policiais receberem informações das ocorrências com a localização georeferenciada e o posicionamento de outras viaturas. Os terminais vão possibilitar ainda a consulta de dados de pessoas e veículos pelo Portal da Segurança. O conteúdo será disponibilizado de acordo com a senha de acesso do policial. Será possível também fazer registros eletrônicos, agilizando o trabalho, que antes era restrito à caneta e ao papel.
As informações cadastrais das ocorrências em andamento serão encaminhadas pelo sistema de internet de uso interno. O registro será digital e os dados serão encaminhados às delegacias legais. Com isso, o policial fará com mais agilidade o registro de ocorrência, retornando mais rapidamente ao patrulhamento. O custo estimado de implantação do novo equipamento é de R$ 6,9 milhões.
"Outro ponto positivo é a maior integração entre os trabalhos das polícias Militar e Civil. Atualmente, ao encaminhar as ocorrências às delegacias, os policiais civis precisam ingressar manualmente os dados que recebem do policial militar, o que acarreta maior tempo de atendimento das ocorrências" comentou Novais.
Os carros entregues hoje começarão a ser distribuídos pelo 2º Batalhão (Botafogo), 5º Batalhão (Centro), 19º Batalhão (Copacabana), 23º Batalhão (Leblon), 39º Batalhão (Belford Roxo), Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas e Corregedoria Interna.
Ascom GOV RJ
Edição: Camilo Borges
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário