sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Exposição mostra Niterói de antigamente


A Niterói das décadas de 50, 60 e 70 é a atração da Sala de Cultura Leila Diniz em fevereiro. A mostra fotográfica “Niterói de antigamente” traz 25 registros da cidade feitos pelo jornalista Carlos Ruas. A exposição foi inaugurada ontem (16), e ficará em cartaz até 19 de março.

Carlos Ruas admite que haja certa dose de saudosismo nas imagens: “Aquela foi uma época gostosa de ser vivida, onde todos conheciam a todos e Niterói não sofria com os problemas de uma grande cidade”. Testemunha das transformações de Niterói, Ruas já trabalhou em vários jornais e revistas da cidade, como colunista e repórter.

Selecionadas do acervo pessoal de mais de três mil imagens, as fotografias são todas em preto e branco e trazem imagens bucólicas, como a Praia de Icaraí, com uma longa faixa de areia, cercada de verde no local que hoje está repleto de prédios.

"Para fazer imagens em preto e branco, é necessário que o fotógrafo tenha sensibilidade e um senso de estética aguçado” explica. Para a curadora da exposição, Teca Nicolau mais do que registros, as fotos representam um resgate da memória de Niterói e revela que algumas das imagens exibidas são fotografias antigas da Praia de Icaraí, ainda com trampolim e da Avenida Ernani do Amaral Peixoto por volta de 1953.

Quer matar a saudade da Niterói de antigamente? Ficou curioso para saber como a cidade era antes mesmo da Ponte Pres. Costa e Silva, mais conhecida como, Rio-Niterói ? Então, confira a exposição.

De segunda a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados, das 14h às 17h, na Sala de Cultura Leila Diniz que fica na Rua Professor Heitor Carrilho, 81, Centro, Niterói, ao lado da sede da Imprensa Oficial do Estado do Rio. Entrada franca

Ascom Gov RJ
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário