Estado e Prefeitura buscaram focos do Aedes aegypti e orientaram a população
Um verdadeiro exército, formado pelos Guerreiros Contra Dengue, disputou mais uma batalha, foi no sábado (25), contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. A ação conjunta das Secretarias de Saúde e de Governo, que faz parte da campanha 10 Minutos Contra a Dengue, percorreu 20 locais do município de Niterói num grande mutirão de limpeza, buscando focos do mosquito, aplicando larvicidas, recolhendo inservíveis, colocando capas nas caixa d’água e distribuindo guias de combate à dengue.
Ao todo foram mobilizados para a ação 2.500 voluntários da Secretaria de Governo e outros 80 agentes da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, supervisionado pela equipe de Vigilância da Secretaria de Saúde. Os Guerreiros Contra Dengue visitaram domicílios para vistoriar e orientar os moradores a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis focos da dengue em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra cerca de 80% dos criadouros do mosquito.
Os locais de maior incidência de casos foram visitados. São eles: Morro do Estado, Morro do Preventório, Ingá, Vital Brasil, Fonseca, Engenhoca, Barreto, Jurujuba, Ilha da Conceição, Cafubá, Engenho do Mato, Itaipu, Jacaré, Maceió, Icaraí, Centro, São Francisco, Santa Rosa e Caramujo.
"Este é o nosso grande objetivo: minimizar o efeitos da dengue. Com essa mobilização e com a parceria da prefeitura, a gente espera que as pessoas façam a eliminação dos criadouros do mosquito em suas casas durante 10 minutos. É um trabalho diário e contamos com o apoio de todos nessa luta contra a epidemia" destaca Hellen Miyamoto, subsecretária de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde.
10 Minutos Contra a Dengue – Este é o tema da campanha 2011/2012 e é uma importante ferramenta no combate ao foco do mosquito transmissor. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos da semana eliminando possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra aproximadamente 80% dos focos. A iniciativa idealizada por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz foi inspirada em uma das estratégias adotadas pelo governo de Cingapura para controlar o mosquito, conseguindo interromper a epidemia que o país enfrentou entre 2004 e 2005.
O exemplo de controle dos casos de dengue em Cingapura serviu como base para que os especialistas do Instituto Oswaldo Cruz desenvolvessem o conceito das ações de combate ao mosquito transmissor. A campanha "10 Minutos Contra a Dengue" foi implementada pela SES e vai ser o tom do alerta aos municípios e à população para evitar uma epidemia no próximo verão.
Rio Contra a Dengue na internet - O site do programa traz todas as informações sobre a campanha dos 10 Minutos Contra a Dengue como folhetos explicativos, a lista de ações que devem ser feitas semanalmente, tirinhas do personagem Mosquiteiro, espaço para marcar a data em que o morador fez a vistoria em casa e muito mais. O material foi produzido também para que gestores municipais tenham a opção de fazer o download do folheto e distribuir para a população. O endereço do site é www.riocontradengue.com.br. Nas redes sociais, é possível também fazer a sua parte, seguindo o perfil www.twitter.com/RioContraDengue.
Ascom Gov RJ
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário