sábado, 31 de março de 2012

CACIQUE DE RAMOS TRAZ SUA RODA DE SAMBA PARA AS ESCADARIAS DA ALERJ


Encerrando as atividades do projeto Ensaio Aberto, o bloco Cacique de Ramos se apresentou, nesta sexta (30), em frente às escadarias da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O show foi o último da série de eventos de Carnaval promovidos pela Casa, que contou ainda com a participação dos blocos Volta, Alice (02/03) e Imprensa que Eu Gamo (16/03), além da exposição de fotografias Abre Alas, que se encerra neste sábado (31/03).

Assim como na quadra do Cacique, em Ramos, zona Norte do Rio, os músicos se apresentaram sentados em torno de uma mesa, chamando a atenção de quem voltava do serviço para a casa. “A exposição é uma forma de regastar a história, já que temos pouca memória. O Cacique de Ramos faz parte disso. Esperamos que outros projetos como esse tenham o propósito de incentivar a cultura do Rio”, disse o cantor Renatinho Partideiro, um dos diretores do bloco.

Fundado em 20 de janeiro de 1961,  o Cacique de Ramos é um dos mais tradicionais blocos da cidade. Nasceu no bairro de Olaria. De lá, saíram nomes ilustres, como Zeca Pagodinho, Almir Guineto e Luiz Carlos da Vila, entre outros. A sambista Beth Carvalho é a madrinha do bloco. Em 2011, o Cacique recebeu a Medalha Tiradentes por representar a cultura do estado. Este ano, foi enredo de carnaval da Estação Primeira de Mangueira.

Abre Alas

O objetivo da exposição Abre Alas, realizada em parceria com a Agência O Globo, foi inserir o público nos eventos de cultura da Alerj, para, desta forma, apresentar as atividades legislativas. Em paralelo, foi possível levar entretenimento à população. A estratégia deu certo, já que mais de 3,5 mil pessoas visitaram a mostra desde sua inauguração, em 3 de fevereiro. “O tema Carnaval é muito familiar e querido para os cariocas. O sucesso foi muito em função disso”, avaliou a gerente da Agência, Flávia Campuzano

Comunicação Social da Alerj

Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário