Mantendo a
tradição a Câmara de Vereadores de Niterói realiza, na próxima segunda-feira (03), às 14 hs, evento para marcar o Dia Nacional do
Samba, comemorado neste domingo (02). Por iniciativa do vereador Carlos Magaldi (PP), autor da Lei Municipal, que institui em Niterói a
Semana do Samba, diversas personalidades ligadas à música e as escolas de
samba, como jornalistas, compositores e sambistas, vão transformar o Plenário
Brígido Tinoco numa autêntica roda de samba. Palestras e sessão solene para
entrega de títulos e moções também estão programadas.
Entre os convidados já estão confirmados o radialista, produtor e jurado mais antigo do prêmio Estandarte de Ouro, do jornal O Globo, Adelzon Alves; o presidente da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói, Ito Machado; e o apresentador do Programa Vai dar Samba, da Rádio Manchete, Miro Ribeiro. Também confirmaram presença como palestrantes o jornalista Mario Dias, apresentador do Programa Casa da Gente e Lígia Santos, filha de Donga autor do samba Pelo telefone, considerado o primeiro do gênero criado no país e também jurada do Estandarte de Ouro.
No encerramento com chave de ouro terá a presença do compositor e cantor Jorginho do Império, filho de Mano Décio da Viola, uma das figuras mais tradicionais do carnaval carioca; do compositor Paulinho Resende; e do intérprete Nego. Sambistas, compositores, cantores e incentivadores do carnaval receberão, das mãos de Magaldi, o Certificado de Personalidade do Samba. Além da Câmara, o evento tem apoio da Prefeitura de Niterói, através da Neltur.
“É uma honra muito grande ser o autor desta lei. É uma pena que o poder público não promova nenhuma atividade na semana ou, pelo menos, neste dia. Esperei dez anos e, como nada aconteceu, resolvemos trazer as comemorações para o plenário da Casa”, disse Magaldi.
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário