quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Transporte marítimo domina debates na Câmara

A plenária realizada pela Câmara de Vereadores na tarde desta quarta (20) aprovou o envio de Moção de Repúdio à Concessionária Barcas S/A pela intenção de reajustar, novamente, a tarifa do transporte marítimo na Baía de Guanabara. A autoria da moção foi do líder do PT na Câmara, vereador Leonardo Giordano. Diversos vereadores fizeram uso da palavra e não chegaram a consenso sobre a extensão da moção ao governador Sérgio Cabral e ao secretário Julio Lopes. O líder do governo na Casa, Milton Cal (PP), colocou-se contra a iniciativa e o vereador do Psol, Henrique Vieira quer que a casa realize uma audiência pública sobre o tema. Na sessão de hoje, os vereadores Bruno Lessa (PSDB), Luiz Carlos Gallo (PDT), Leonardo Giordano (PT) e Renatinho (Psol)  apresentam pedido de moção  ao governador e ao secretário de transportes, repudiando o aumento da tarifa.

Continua tramitando pelas comissões permanentes da Câmara as sete mensagens-executivas, enviadas pelo prefeito Rodrigo Neves (PT), propondo criação e extinção de órgãos públicos, cessão de terrenos para fins específicos e outras iniciativas. Veja a relação das mensagens em tramitação.

MENSAGENS EM TRAMITAÇÃO

Autoriza o Poder Executivo a doar terreno de propriedade do Município ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro para implantação do Campus Niterói deste Instituto, situado à Estrada Washington Luís, no Sapê.

. Cria o Escritório de Gestão de Projetos de Niterói (EGP/NIT), órgão técnico de assessoramento do prefeito para a execução de projetos estratégicos, dentro da estrutura da Vice-Prefeitura, sem aumento de despesas.

. Extingue as administrações regionais do Centro e Ponta D´areia; Santa Rosa; Itacoatiara; Itaipu; Engenho do Mato; Santa Bárbara; Caramujo e Ititioca; Maria Paula e Várzea das Moças; e Charitas e Preventório.

. Cria as coordenadorias de Trabalho, Emprego e Renda; de Defesa dos Direitos Difusos e Enfrentamento à Intolerância Religiosa; e de Acessibilidade, também sem aumento de despesas.

. Extingue a Niterói Terminais Rodoviários e cria a Superintendência de Terminais e Estacionamentos, subordinado a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos. Terá como atribuições o planejamento e fiscalização de estações, terminais terrestres e marítimos de carga e descarga de passageiros, marinas de lazer, estacionamentos em logradouros públicos, estações de ônibus do sistema BRT.

. Pede remissão e isenção de débitos de IPTU e autoriza o Poder Executivo a receber em doação, parte do imóvel situado na esquina das ruas Riodades e Santo Onofre, no Fonseca, conhecido como “Esqueleto da Riodades”.

. Cria as secretarias municipais de Educação, Ciência e Tecnologia; de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle; de Obras e Infraestrutura, que passa a se chamar Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos; de Habitação e Regularização Fundiária; todas sem aumento de despesa.

PAUTA DO DIA

Também fez parte do expediente de leitura o projeto de lei, que dispõe sobre a proibição da queima de fogos de artifício em ambientes de uso coletivo fechado, de autoria do vereador Emanuel Rocha (PDT). A pauta do dia ainda apresentou 38 telegramas do Ministério da Saúde, sobre a liberação de recursos financeiros do fundo nacional de saúde; três da Câmara dos Deputados, sobre recursos da União pagos aos municípios; e dois ofícios do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, de verbas ao Fundo Municipal de Assistência Social. Dois ofícios da Caixa Econômica Federal tratavam de termo de compromisso do Programa de Aceleração do Crescimento. A leitura de 30 ofícios da Secretaria Municipal de Governo, em resposta a indicações propostas pelos vereadores, fecharam a pauta do dia.

ASCOM CMN
Edição: Camilo Borges

--
Vi

Nenhum comentário:

Postar um comentário