quinta-feira, 27 de março de 2014

COMISSÃO ENTREGA RELATÓRIO À PREFEITURA QUE PEDE FIM DAS CHARRETES‏

A Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro vai entregar ao prefeito da capital, Eduardo Paes (PMDB), o relatório final sobre os maus-tratos aos cavalos das charretes da Ilha de Paquetá. O documento será levado pelo presidente do colegiado, deputado Thiago Pampolha (PTC), nesta quinta (27), às 19 horas.
Na última terça-feira (25), o colegiado entregou o documento ao chefe da Polícia Civil, delegado Fernando Veloso. No encontro, Veloso afirmou que determinará a investigação de casos semelhantes em todo o estado. A comissão defende a extinção do transporte de charretes na ilha devido aos maus-tratos e à falta de infraestrutura para manutenção da atividade, como ficou constatado em audiências públicas e visitas realizadas pelos parlamentares.
Thiago Pampolha solicitou ao chefe de Polícia a criação de uma delegacia especial para esses casos e ouviu de Fernando Veloso a promessa de criação de um núcleo especial na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. "Gostaria de expressar minha felicidade, minha alegria e o meu sincero agradecimento ao chefe de Polícia por entender essa necessidade de dar mais agilidade aos inquéritos de crimes contra os animais”, afirmou Pampolha.
À Prefeitura do Rio, a comissão pedirá a extinção das charretes e a sua imediata substituição por outra forma de transporte, como triciclos elétricos, que já são utilizados em Paquetá. A proposta do relatório é que os atuais charreteiros sejam treinados para trabalhar com a nova forma de transporte. “No local, as condições de higiene são péssimas e as baias correm o risco de incêndio. Além disso, os dejetos dos animais são jogados na Baía de Guanabara”, disse o presidente da comissão.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário