A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou nesta quarta (11), em segunda discussão, o projeto de lei, para que o Poder Executivo crie uma cartilha com orientações sobre o uso contínuo e prolongado do computador para ser distribuído aos alunos de Ensino Fundamental e Médio da rede estadual. O material também deverá ser entregue aos pais.
Pela proposta votada, da deputada Enfermeira Rejane (PCdoB), a cartilha deverá ser oferecida, em meio digital, na página do governo estadual. O conteúdo do material será sobre postura da cabeça, braços e do corpo, bem como a distância ideal da visão do monitor, além de instruções sobre o período ideal de descanso, dores no pescoço e polegares, sobrecargas musculares e problemas auditivos.
“O uso do computador contém pontos positivos, quando usado como fonte de pesquisa. Mas o projeto pretende proteger a saúde de jovens que passam inúmeras horas diante de uma tela de computador, colocando em risco sua saúde, sua postura física, principalmente a coluna, os braços e as mãos”, esclarece a deputada.
O projeto segue para o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.
Comunicação Social da Alerj
Nenhum comentário:
Postar um comentário