sexta-feira, 30 de outubro de 2015

CÂMARA DE NITERÓI APROVA SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA

Foi aprovada em primeira discussão, por unanimidade, na plenária desta quinta-feira (29), a Mensagem-Executiva, que cria e regulamenta o Sistema Municipal de Cultura em Niterói. Segundo o vereador Leonardo Giordano (PT), que preside a Comissão de Cultura da Casa e que organizou audiência pública sobre o tema, o Sistema define responsabilidades e o que cabe a cada setor. “As conferências municipais definem planos e metas para projetos. Importante destacar que o Conselho Municipal de Cultura passou a ser deliberativo e não mais propositivo, sendo formado paritariamente por governo e sociedade. Essa proposta de lei que estamos aprovando fortalece o Conselho, elabora o Plano de Cultura e cria um fundo de recursos”, explica Leonardo.
Na mesma sessão foi aprovada a entrega do Título de Cidadão Niteroiense ao juiz federal Willian Douglas, proposto pelo vereador Bruno Lessa (PSDB). Por conta dos feriados do Servidor Público e Finados a Câmara só volta a funcionar na próxima terça-feira (03).
Ascom CMN
Edição: Camilo Borges  

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

EDUCAÇÃO GARANTE MATRÍCULAS PARA CRIANÇAS DE SÃO LOURENÇO‏

Em reunião com a secretária de educação de Niterói, Flávia Monteiro, o presidente da Câmara, Paulo Bagueira (SDD) recebeu a garantia de que as 90 crianças que estudam na creche comunitária São Lourenço, mantida pela Mitra Diocesana, terão matrículas garantidas em creches municipais, caso a unidade seja fechada. O encontro, solicitado a Bagueira por mães preocupadas com a matrícula de seus filhos, aconteceu na manhã desta quarta (28) no Gabinete da Presidência da Câmara. “Ainda esta semana as mães terão um encontro com a Mitra Diocesana. Trata-se de uma creche comunitária que conta com um convênio com a Prefeitura. O importante, no meu ponto de vista, é que as crianças tenham  a garantia da matrícula e isso foi assegurado pela secretária durante a reunião”, disse Bagueira. 
Ascom CMN
Edição: Camilo Borges

PRESIDENTE DA NELTUR RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO DE NITERÓI

O Presidente da Niterói Esporte, Lazer e Turismo, José Haddad recebeu na tarde desta terça-feira (27) o título de cidadão niteroiense. A iniciativa é do vereador Paulo Henrique Oliveira (PPS) e aprovada por unanimidade pelos vereadores. Haddad que é do Rio de Janeiro, mora em Niterói há 25 anos, cidade que escolheu para criar os três filhos. “Posso afirmar que agora eu sou um papa-goiaba assumido e isso é de um imenso orgulho para mim. Amo essa cidade e este título é uma honra. É muito bom poder dizer que agora sou um niteroiense por direito”, agradeceu ele.
Paulo Henrique destacou a trajetória política do homenageado que preside pela terceira vez a Neltur e que também preside o diretório municipal do Partido Popular Socialista, em Niterói. Ele lembrou que embora carioca, Haddad construiu toda a sua vida política e social na cidade de Niterói. “Tive a honra de propor este título e ser acompanhado por todos os meus colegas. A prova de como Haddad é querido, podemos ver nesta solenidade lotada de amigos e de vereadores”.  

Para o presidente da Câmara, Paulo Bagueira (SDD), a homenagem é de muita importância para a cidade de Niterói, pois ela passa a contar agora com um homem honrado, trabalhador e querido, como um legítimo filho da terra. “Haddad é um grande amigo, um colaborador da cidade”.
Participaram também da homenagem vereadores, além de diretores e funcionários da Neltur e amigos do homenageado. 
Ascom CMN
Edição: Camilo Borges

terça-feira, 27 de outubro de 2015

PALESTRA GRATUITA EXPLICA COMO FAZER FOTOS DE FAMÍLIA

A Sociedade Fluminense de Fotografia realiza na próxima quinta-feira (29), às 19 horas, palestra com o fotógrafo e professor Antonio Alberto Mello Simão, sobre técnicas fotográficas para álbum de família. A palestra é aberta a qualquer pessoa interessada no assunto, será gratuita e ocorrerá no Salão Octávio do Prado da SFF.
Antonio Simão é professor do curso de Fotografia de Eventos Sociais, oferecido pela SFF e que tem carga horária de 30 horas dividida em 10 aulas. Na palestra, Simão irá abordar técnicas como o uso de luz natural e flash, a locação adequada para fotografias e o uso de acessórios para tirar melhor proveito da imagem, entre outros assuntos.
A Sociedade Fluminense de Fotografia fica na Rua Doutor Celestino, 115, Centro de Niterói e o telefone para mais informações é o 26200885. 
 
Vinícius Martins - Colaborador
Edição: Camilo Borges

CÂMARA DE NITERÓI PROMOVE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

A Câmara de Vereadores de Niterói realizou nesta segunda-feira (26), duas audiências públicas para debater a questão que envolve o consumo de crack no município e a garagem subterrânea que a Prefeitura irá construir no bairro de Charitas. A primeira acontece às 17 horas no plenário da Casa e contou com representantes das áreas médica, social e de segurança, além de dependentes químicos e seus familiares. Com o título “Crack, é possível vencer”, o encontro foi presidido pelo vereador Renatinho (PSOL), autor do requerimento da audiência.
Já às 19 horas, a construção da garagem subterrânea de Charitas foi debatida com moradores do bairro. A audiência pública, solicitada pelo vereador Bruno Lessa (PSDB), abordou a carência de vagas de estacionamento e a razão pela qual a Prefeitura resolveu modificar a área onde a garagem será construída.
BARCAS É TEMA DE AUDIÊNCIA
E hoje, terça-feira (27), a questão do transporte marítimo pela Baía de Guanabara operado pela concessionária CCR Barcas, será tema em destaque. Por solicitação do vereador Betinho (SDD) a proposta de rompimento do contrato proposto pela CCR e as opções que serão apresentadas pelo Governo do Estado serão debatidas por usuários, autoridades de transporte e a população no Plenário Brígido Tinoco. Niterói é a cidade mais impactada pelos problemas decorrentes da travessia marítima entre a antiga e a atual capital fluminense. Também hoje, às 15 horas, no Gabinete da Presidência, o vereador Paulo Henrique Oliveira (PPS) oferece o título de Cidadão Niteroiense ao atual presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo, José Haddad.
Ascom CMN
Edição: Camilo Borges