Vermelho e branco vai falar sobre Singapura
Com um coquetel restrito a autoridades, empresários e representantes de seus principais segmentos, a Estácio de Sá anunciou o enredo com o qual pretende disputar o campeonato da Série A no Carnaval 2018. A primeira escola de samba do Brasil, escolheu Singapura como tema que defenderá na Marquês de Sapucaí.
Em uma coletiva de imprensa da qual fizeram parte o carnavalesco Chico Spinosa, o presidente Leziário Nascimento e Felicia Chua, responsável pelos assuntos de relações internacionais da Embaixada de Singapura no Brasil, o trio falou um pouco sobre a escolha do tema e o planejamento para o desfile.
"Temos muitas coincidências interessantes entre a Estácio e Singapura. Somos leões em símbolo – o do país/tema é o Merlion – somos vermelho e branco em cores e, somos guerreiros. Vamos com uma proposta inovadora para 2018 porque a Estácio é uma escola que, apesar de tradicional, é ousada, corajosa e sempre apresentou em seus desfiles, propostas modernas. Está na hora de colocar essa modernidade de volta porque 1992 já está muito longe", disse o carnavalesco referindo-se ao inesquecível “Paulicéia Desvairada”, enredo que deu o único título à escola de Ismael Silva.
Feliz com a parceria, Felicia Chua também expos sua opinião sobre a Estácio ter a “Cidade dos Leões” como enredo.
"Estamos celebrando os 50 anos de uma parceria muito feliz entre o Brasil e Singapura. São relações diplomáticas e econômicas que vêm sendo muito importantes para ambas as partes e a Estácio vai retratar muito bem toda essa história. Queremos estar cada vez mais perto dos brasileiros, agora culturalmente, através dessa manifestação do Carnaval, a maior festa do país. O Brasil tem sido muito importante para nós, assim como nós estamos de portas abertas para os brasileiros", disse Felicia.
O evento aconteceu no clube Municipal e contou com a presença de representações diplomáticas de Singapura e também do Egito, além de empresários com investimentos naquele país e personalidades do samba, como Xande de Pilares que foi prestigiar a estreia de Serginho do Porto no comando do carro de som estaciano. Esta é a terceira incursão do intérprete na escola.
Chuvisco se despede, emocionado, da bateria Medalha de Ouro
Além da alegria que a ocasião propunha, houve também espaço para emoção. Despedindo-se da Medalha de Ouro, mestre Chuvisco passou o comando do segmento a outra cria da escola, mestre Wallace, mais conhecido como Gaganja. Em meio às lágrimas dos segmentos e rimistas presentes, Chuvisco, que está indo para a Vila Isabel declarou emocionado: “A Estácio é uma verdadeira escola de samba e eu sou só mais um dentro das estatísticas. Aqui eu me criei, é minha família e eu prometo trabalhar duro para levar os 40 pontos para a Swingueira e honrar o nome do Estácio, que me ensinou tudo o que sei e que me mostrou para o mundo inteiro”.
A equipe completa para o Carnaval 2018 será apresentada oficialmente à comunidade durante a Feijoada de São Jorge, como já é costume na agremiação. Na ocasião também será anunciado o título do enredo.
Ascom GRES Estácio de Sá
Edição: Camilo Borges