sexta-feira, 21 de outubro de 2011

COMISSÃO DEBATE FALTA DE PAGAMENTO A INTÉRPRETES PARA AULAS DE SURDOS


A situação dos intérpretes da Língua Brasileira de Sinais da rede estadual de educação foi o tema da reunião ordinária da Comissão de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, nesta quinta (20). De acordo com o presidente do colegiado, deputado Márcio Pacheco (PSC), os intérpretes estão há mais de três meses sem receber seus salários. “A empresa contratada pela Secretaria de Estado de Educação recebeu o dinheiro do contrato, mas não fez o repasse aos funcionários. A preocupação é muito grande e isso precisa ser resolvido urgentemente”, ponderou o parlamentar.

A empresa Captar, de Fortaleza, contratada no ano passado pela Secretaria de Educação para ser responsável por recrutar os intérpretes de Libras não depositou os salários referentes aos meses de junho, julho e agosto a cerca de 308 profissionais. De acordo com o intérprete Alex Oliveira, o 13º salário também não foi pago. “Não recebemos 13º salário e nem aviso prévio. No meu caso, não receber esse pagamento é muito prejudicial, pois dependo desse recurso para comprar remédios para a minha mãe, que também é deficiente auditiva”, declarou.

Pacheco declarou que a comissão pretende mobilizar os intérpretes e conhecer melhor a situação desses mais de 300 profissionais. “Queremos que os intérpretes voltem a dar aulas, pois são quase mil alunos comprometidos em todo o estado”, avaliou o deputado. Ele também quer informações sobre a nova empresa contratada pela secretaria: a Associação de Intérpretes do Estado do Rio de Janeiro. “Pretendemos nos reunir com representantes dessa nova empresa para saber se eles vão absorver os intérpretes contratados pela Captar”, finalizou.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário