Os policiais civis e militares ganharam um novo programa de qualificação. A lei, publicada no Diário Oficial do Legislativo desta segunda (26) e de autoria do deputado Wagner Montes (PSD), cria o “Programa de Formação e Aperfeiçoamento Periódico dos Profissionais de Segurança Pública do Estado Rio de Janeiro”. O texto que deu origem à nova lei havia sido vetado pelo Executivo, mas o veto foi derrubado pelos parlamentares no último dia 20.
O autor da nova norma explica que o programa busca complementar a formação dos policiais, “aumentando sua qualificação”. “Nossos policiais trabalham em constante estado de pressão. O treinamento proporcionará uma qualificação técnica e teórica necessárias à tomada de decisões”, avalia Wagner Montes. Em anexo, o projeto traz os objetivos, cronograma de atividades e metas do programa.
De acordo com a proposição, a etapa de formação terá como conteúdo teórico, entre outros, os Direitos Humanos e sua legislação especifica, a gradação do uso de força da arma de fogo e os tipos de munição. A formação prática incluirá negociação e gerenciamento de crises, mediação de conflitos, montagem e desmontagem de armas, manejo, treino e fundamentos do tiro. No aperfeiçoamento, o conteúdo teórico abrange tiro defensivo e regras de segurança e conduta, entre outras noções. Já o conteúdo prático tratará da identificação das posições de tiro, uso de fuzil, técnicas de inspeção da arma, entre outros.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário