sábado, 30 de novembro de 2013

COMISSÃO DE SANEAMENTO CRIA OBSERVATÓRIO PARA CADASTRO AMBIENTAL RURAL

A Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj lançou nesta sexta-feira (29) o Observatório Permanente do Cadastro Ambiental Rural, para acompanhar o registro de todas as propriedades rurais do estado. Voltado para preservação do meio ambiente, o cadastro foi criado por decreto federal para que todos os donos de terras no país informem, pela internet, os limites de seus domínios. Esse procedimento será fiscalizado pelo observatório, que acompanhará a implementação do cadastro no Rio de Janeiro.

Presidente da Comissão de Saneamento Ambiental, a deputada Aspásia Camargo (PV) explicou que o CAR, que será regulamentado em todos os estados, preencherá uma lacuna deixada na legislação. "O Código Florestal é uma lei esquecida, pois existe no papel, mas não é aplicada, O CAR vai nos dar uma chance de fazer um programa de real aplicação dos princípios de preservação rural", ponderou a parlamentar, acrescentando que os trabalhos do observatório começarão em janeiro.
Com o CAR, será possível cruzar informações e detectar, por exemplo, propriedades avançando além de seus limites ou sendo invadidas por outras. O observatório será formado por representantes da ONG SOS Mata Atlântica, do Instituto Estadual do Ambiente, da Sociedade Nacional de Agricultura e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro, da Secretaria Estadual de Agricultura.
O chefe de serviço de adequação ambiental de propriedades rurais do Inea, José Maria Filho, explicou o funcionamento do CAR como ferramenta virtual para controle dos limites das propriedades rurais: "O sistema ainda está offline, mas, ao acessar o site, já é possível baixar um módulo que permite o cadastro para que posteriormente sejam inseridos no sistema nacional dados sobre os limites da propriedade, além de uma série de informações sobre essas terras".

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário