Em plenária realizada na noite da última terça-feira (25), representantes das agremiações de Niterói definiram os últimos detalhes para a realização da festa que será realizada no próximo dia 02 de dezembro, com dois objetivos especiais: celebrar o Dia Nacional do Samba e começar a comemorar os dez anos de revitalização dos desfiles oficiais na cidade. O evento, que leva o nome de Encontro de Pavilhões, será realizado, a partir de 17 horas, no Centro Cultural Casa de Bamba, na Rua Visconde de Itaboraí, 291, no Centro de Niterói.
A plenária foi realizada no mesmo local onde haverá a festa. Entre outras atrações, uma bateria e casais de mestre-salas e porta-bandeiras das escolas de samba vão se apresentar. A festa também contará com convidados e personalidades do mundo do samba. O evento está sendo organizado pela União das Escola de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói, com apoio da prefeitura e vereadores.
Para celebrar os dez anos de revitalização dos desfiles, a diretoria da União planeja outros eventos até fevereiro de 2015, quando a tradicional passagem das agremiações pela Rua da conceição, será o ponto alto dos festejos.
"Estamos trabalhando há meses para que os desfiles de 2015 tenham a qualidade e a organização que sempre marcaram nossos eventos. O trabalho dos sambistas é árduo, mas visa fazer com que voltemos a ter o Carnaval que era considerado no passado como um dos melhores do país", afirmou o presidente da União, André Nogueira.
Desfiles - Desde abril, a diretoria da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói vem realizando plenárias preparatórias para os festejos de Momo em 2015, que tem 33 agremiações já confirmadas para a passagem pela Rua da Conceição entre os dias 14 e 17 de fevereiro. Um público estimado entre 15 e 25 mil pessoas, está sendo aguardado diariamente no local. A exemplo do que acontece todos os anos, a entrada será gratuita.
A celebração dos dez anos de revitalização servirá também como uma preparação para o retorno dos desfiles para a Avenida Amaral Peixoto, no Centro, que nas décadas de 70 e 80, sediou os desfiles no período de apogeu na cidade.
Resgate - Em 2005, um grupo de tradicionais sambistas da cidade decidiu fundar a União para retomar o trabalho em prol dos desfiles, interrompidos durante os doze anos anteriores. Em 2006, houve a passagem das primeiras agremiações pela Rua da Conceição, que devido à boa localização e a presença de um público numeroso,
passou a servir para montagem da arena de desfiles oficiais.
Todos os anos, o local recebe arquibancadas e reforço de iluminação para a passagem de sambistas e alegorias. A prefeitura de Niterói, através da Niterói Empresa de Lazer e Turismo, e representantes da Câmara de Niterói vem dando apoio para que a festa se torne uma realidade. O Plano de desfiles para o próximo Carnaval foi concluído no mês passado. A U.E.S.B.C.N. foi a vencedora do chamamento público realizado pela Neltur para
escolher a entidade parceira na organização do espetáculo na Rua da conceição.
Ascom U.E.S.B.C.N.
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário