As comemorações pelo Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, começa nesta quarta (29), em Niterói, com duas grandes festas. Desta quarta até domingo, os pescadores farão procissões terrestres e marítimas, shows, brincadeiras e barraquinhas de comidas típicas.
As comemorações serão apoiadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional. No primeiro dia da festa, o Ministro da Pesca, Luiz Sérgio, fará sua primeira visita à cidade. Ele e o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, almoçarão com pescadores no Mercado de São Pedro, no Centro.
“Com a barqueata, realizada no dia de São Pedro, o pescador, além de homenagear seu padroeiro, também chama a atenção para a importância de sua profissão. Queremos debater o setor com a sociedade. Milhares de famílias têm o seu sustento na pesca. Este ramo é fundamental para nossa economia”, afirmou o deputado Felipe Peixoto.
O dia do padroeiro começa às 5h da manhã com alvorada, salva de tiros e missa em Jurujuba. Às 8h, acontece outra celebração no Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Saperj) e, às 9h, sai a barqueata da Ilha da Conceição até a Urca, na Zona Sul do Rio. No mesmo horário, o Arcebispo de Niterói, Dom Alano Maria Pena, realiza a Benção das Chaves, também em Jurujuba. Às 10h acontecem as procissões terrestre e marítima. E, a partir das 16h, começa o show cultural e a recreação. Até domingo haverá barraquinhas de comidas típicas, brincadeiras e shows.
A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), órgão vinculado à secretaria, vai realizar atividades para as crianças.
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário