O Mapa de Cultura do
Estado do Rio foi apresentado em evento promovido pela Câmara
Setorial de Cultura, Turismo e Esportes do Fórum Permanente de
Desenvolvimento Estratégico, nesta quinta (27), na sede do
Sebrae, Centro do Rio. A publicação, elaborada pela Secretaria de
Estado de Cultura, apresenta fotos, vídeos e informações
históricas sobre as principais manifestações culturais dos 92
municípios fluminenses. Estão registrados 654 espaços de cultura,
todos com guias e endereços. O conteúdo da pesquisa feita para a
elaboração deste mapa se transformará em uma página na internet
que estará disponível para o acesso de toda a população no fim de
outubro. “É uma ferramenta que funciona como um grande banco de
dados, que permitirá o contato do cidadão com as informações,
alimentando a vontade que as pessoas têm de conhecer melhor o Rio”,
disse a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha.
Segundo a coordenadora
do mapeamento, Ana Madureira de Pinho, o projeto foi desafiador, pois
“a atividade cultural é muito dinâmica”. “Em um ano, uma
equipe formada por fotógrafos, jornalistas e pesquisadores foi a
campo e conseguiu produzir um material muito interessante e rico, que
sai do convencional”. O ponto principal do mapa é a
interiorização, pois permite saber o que acontece fora da capital”,
explicou Ana, acreditando na importância da divulgação e do
incentivo à produção cultural nos municípios do interior. O
próximo passo é traduzir o mapa para o inglês, o que fará a
plataforma virtual atingir mais pessoas ao redor do mundo. “Temos o
interesse de publicar um livro e, quem sabe, fazer uma exposição
com todo o material visual”, afirmou.
Na reunião de
apresentação do Mapa de Cultura, a integração entre os setores de
cultura e turismo também foi destacada. “Há um grande potencial
de turismo nas cidades do interior e a integração com a cultura
fortalece muito essa questão”, acredita Vanessa Cohen, analista da
equipe de Turismo do Sebrae. Também estiveram presentes na reunião
Jorge Carlos Alvez Lima, do Clube de Engenharia, e Margareth
Carvalho, da equipe de Turismo do Sebrae.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário