terça-feira, 18 de julho de 2017

Concurso e Exposição fotográfica marcam centenário da Academia Fluminense de Letras.

Nesta terça-feira (18), às 17 horas acontece a premiação do concurso de fotografia promovido pela Academia Fluminense de Letras e a Sociedade Fluminense de Fotografia, em homenagem à instituição literária que comemora seu centenário de fundação. O concurso, que reuniu fotógrafos de diferentes estados do país, teve como tema "A Arquitetura Histórica do Estado do Rio de Janeiro" e o vencedor foi o niteroiense Wander Rocha, como uma foto em preto e branco da Praça XV no Centro do Rio de Janeiro.

Logo após a premiação que acontecerá na sede da Academia Fluminense de Letras, será aberta na galeria Jayme Moreira de Luna da SFF, uma exposição comemorativa com 35 fotografias participantes do concurso. “Essa exposição e o concurso só se tornaram possíveis graças a uma parceria entre a AFL e a SFF. Tudo foi coordenado pelo acadêmico Antonio Machadomembro da Classe de Belas Artes da AFL e que também preside a Sociedade Fluminense de Fotografia. Ele colocou todo o seu entusiasmo, amor e competência para alcançar o melhor resultado”, destaca Waldenir de Bragança, presidente da AFL.

Para Antonio Machado, o concurso cumpriu seu objetivo de retratar pontos históricos do Estado, além de celebrar os 100 anos da AFL. “Ficamos satisfeitos com o resultado e com a possibilidade de integrar à SFF nas comemorações desse importante centenário”, afirma.
A Exposição ficará em cartaz até o final do mês de agosto e a visitação é gratuita. A SFF fica na Rua Doutor Celestino, 115, Centro de Niterói. Outras informações pelo telefone 26201848.  

Vinícius Martins - Colaborador
Edição: Camilo Borges 

segunda-feira, 10 de julho de 2017

EXPOSIÇÃO DE FOTOS NA CARNAVÁLIA-SAMBACON , USARÁ MATERIAL 100% RECICLADO DE GARRAFAS PET

Cenas do Carnaval de Rua e Desfiles no Sambódromo serão a tônica da mostra que será feita com material 100% reciclado de garrafas pet

A Carnavália-Sambacon leva, a cada ano, novidades infinitas para os visitantes. Seja em materiais, serviços e inovações tecnológicas ou em aspectos culturais, a Feira de Negócios do Carnaval já se afirmou como palco de lançamentos em diversas áreas. Para 2017, uma destas novidades será a Exposição “Artistas do Carnaval – Múltiplos Olhares”, que reunirá fotografias de aproximadamente 20 fotógrafos que eternizam, através de seus cliques, momentos mágicos que somente o olhar do profissional pode registrar com tanta sensibilidade. A exposição, feita em parceria com o Studio Alfa, será feita com material 100% reciclado de garrafas pet, uma inovação da empresa que já tem tradição de quase meio século no mercado gráfico e que agora chega ao Carnaval. Além de ser reciclado, o tecido também é reaplicável, ou seja, pode ser usado em qualquer superfície por várias vezes.



"A ideia é homenagear estes profissionais que trabalham incansavelmente durante todo o Carnaval em busca das melhores imagens. Impossível reunir todos, mas acho que conseguiremos surpreender e emocionar o público através dos distintos olhares sobre o Carnaval de rua e também dos desfiles a partir da linguagem dos fotógrafos mais experientes até chegar aos mais jovens. Não fossem os fotógrafos, o Carnaval não teria o glamour dos dias de hoje," diz Moacyr Barreto, curador a exposição e diretor da AMI7.

Entre os profissionais que terão suas fotografias expostas no Centro de Convenções Sulamérica, estão nomes como Benildo Mendes, Alexandre Vidal, Ricardo Almeida, Valéria del Cueto e Diego Mendes. Representando a nova geração, Irapuã Jefferson e Eduardo Hollanda também estão na lista. As fotos de Lúcia Mello, fotógrafa que se acidentou este ano durante a cobertura dos desfiles do Sambódromo e que teve alta hospitalar recentemente, também estarão na mostra que também terá nomes internacionais como Alzi Platts, brasileira radicada nos Estados Unidos e que retrata o a maior festa brasileira há mais de duas décadas.

Sustentabilidade em cena

Todas as fotos da mostra serão impressas em tecido ecologicamente correto, 100% reciclado de garrafas pet. A novidade está sendo trazida pelo Studio Alfa, que domina a tecnologia e está há mais de 50 anos no mercado. Evando Abreu, dono da marca, uma das expositoras na 4ª edição da Carnavália-Sambacon, fala sobre a expectativa de estar na Feira.

"Acho que a Carnavália está muito rica em novidades este ano e fico feliz porque o Alfa, que já tem uma tradição no mercado, vai participar da Feira levando soluções práticas e sustentáveis para este nicho no qual queremos nos fortalecer. O uso do tecido reciclável é uma das tantas soluções que temos para tornar a festa ainda melhor. Para a exposição, por exemplo, estamos usando a reciclagem de quase 400 garrafas PET e isto é somente uma das inovações que vamos mostrar," diz Evando

A Carnavália Sambacon acontece de 13 a 15 de julho, no Centro de Convenções Sulamérica. Os ingressos estão sendo vendidos através do site www.carnavalia.net.

Best. Consultoria e Comunicação
Edição: Camilo Borges

Espaço Cinema da Câmara de Niterói exibe documentário sobre Wilson Simonal.

Espaço Cinema da Câmara de Niterói traz para o mês de julho o documentário “Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei”, dirigido por Calvito Leal, Claudio Manoel e Micael Langer. A produção é de 2008 e mostra a trajetória do cantor que, durante a década de 60, foi um dos mais importantes artistas que o Brasil conheceu. Com duração de 86 minutos, o documentário será exibido com entrada franca nesta terça-feira (11), às 17 horas, no Auditório Cláudio Moacyr da Câmara, no segundo andar do prédio do Legislativo.

Wilson Simonal, aliando seu talento e carisma, venceu o preconceito por sua cor e origem humilde e atingiu um estrelato nunca alcançado antes por um músico negro. Durante quase uma década, o ex-cabo do Exército fez sucesso no Brasil e fora dele, se tornou um símbolo sexual, além de chegar a viajar com a Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 1970. Porém, um incidente mal explicado o levou ao anonimato.

Segundo o site especializado Guia de Cinema de São Paulo, no início da década de 70, “Simonal percebeu que estava sendo roubado por seu contador. De pavio curto, o cantor contratou um grupo para dar uma surra no traidor. O episódio envolveu agentes do DOPs (Departamento de Ordem Política e Social), e o obscuro fato fez com que se espalhasse a notícia de que o músico era informante do regime militar. Sem provas contra ou a favor do artista, Simonal foi condenado ao ostracismo, morrendo como um desconhecido em 2000”.

Ainda conforme o Guia de Cinema, “quando leu sobre o cantor, o humorista Claudio Manoel, do Casseta & Planeta, decidiu estrear na direção de cinema com o filme ‘Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei’. Mesmo sendo conhecido, Claudio não obteve qualquer apoio para o projeto, já que a maioria já não se lembrava do músico. O humorista pagou o filme do seu próprio bolso e recebeu a ajuda de Micael Langer e Calvito Leal, que o co-dirigiram. Nele, diversas pessoas que conviveram com Simonal à época dão seu depoimento para tentar entender o que aconteceu na realidade, inclusive o próprio contador”.


Ascom CMN
Edição: Camilo Borges

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Clube do Choro se apresenta na Sociedade Fluminense de Fotografia.

O Clube do Choro de Niterói se apresenta na próxima segunda-feira (10), às 19 horas na Sociedade Fluminense de Fotografia, no Centro de Niterói, abrindo o projeto Choro em Foco. Clássicos do mais original ritmo de música popular do país, Serão interpretados pelo quarteto formado por Paulinho do Bandolim (Bandolim), Eduardo Jones (Cavaquinho), Léo Fernandes (violão 7 cordas) e Diogo Barreto (pandeiro), todos apaixonados pelo choro e que desde 2013 se uniram para revitalizar o ritmo na cidade.

“Nós não somos um conjunto musical, mas um movimento de músicos amantes do choro e que se apresenta em diferentes locais buscando divulgar esse ritmo genuinamente brasileiro. Nosso objetivo é reunir pessoas que como nós, amam o choro”, resume Paulinho Bandolim, lembrando que as apresentações geralmente terminam com “canjas” de renomados músicos e compositores do ritmo, além de uma grande confraternização com o público. No repertório da próxima segunda-feira estarão clássicos de Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Alvaro Sandim, Cartola, Noel Rosa e Baden Powell, entre outros.

O projeto Choro em Foco terá, ainda, a projeção em um telão de imagens da cidade de Niterói captadas por membros e alunos da Sociedade Fluminense de Fotografia, tiradas durante os passeios fotográficos que a SFF realiza. “Vamos unir duas artes. A música e a fotografia. Acho que o resultado será um grande encontro cultural e um excelente ambiente para ouvir uma boa música e apreciar boas imagens” prevê Toninho Machado, presidente da SFF.

“Estamos ansiosos para esse encontro e quem quiser será muito bem vindo. Fizemos uma temporada na Sala Carlos Couto, ao lado do Teatro Municipal e queremos agora repetir a dose na SFF, que é um templo da cultura e da fotografia em nossa cidade”, elogia Eduardo Jones.

SOCIEDADE FLUMINENSE DE FOTOGRAFIA Fica na Rua Doutor Celestino, 115, Centro de Niterói. Couvert R$ 20,00 com lista amiga a R$10,00 para informações 2620 0885, e Para participar da lista amiga basta colocar o nome no endereço eletrônico abaixo:


Vinícius Martins - Colaborador
Edição: Camilo Borges 

ação social movimenta o Berço do Samba

Com seus projetos sociais se estendendo cada vez mais para a comunidade do Estácio e adjacências, o Berço do Samba abre suas portas para receber mais uma parceria em prol da comunidade. A escola, que já oferece cursos de idiomas, dança de salão, capoeira , samba no pé e percussão gratuitos, agora promove quinzenalmente em sua quadra, juntamente com o Embaixadores da Visão, ação que possibilita a comunidade fazer seu óculos por um valor social. Quem já tem o exame feito, pode procurar as embaixadoras para escolher o óculos e, quem ainda não possui a receita, pode fazer seu exame por uma tarifa bem abaixo do valor normal.

"A ideia é termos nossa quadra sempre aberta para a comunidade, com o projeto social acontecendo sempre. Agora estamos com essa parceria para que todos possam ter acesso e fazer seus óculos", diz Leziário Nascimento, presidente da vermelho e branco.

As representantes dos Embaixadores da Visão estarão na quadra da Estácio até o dia 20 de julho, quinta-feira, das 15 às 20 horas recebendo quem já possui a indicação com receita e quem ainda precisa de indicação para realizar o exame oftalmológico.

O endereço da quadra é Avenida Salvador de Sá, 206 – Cidade Nova.


Ascom GRES Estácio de Sá
Edição: Camilo Borges

Carnavália-Sambacon já tem 25 Ligas confirmadas

A 4ª edição da Carnavália-Sambacon está se aproximando e, com ela, a expectativa de que a Feira de Negócios do Carnaval supere os números de 2016 quando recebeu um público de 10 mil pessoas e gerou cerca de R$ 15 milhões de reais em negócios.  Responsáveis por grande parte deste sucesso, as Ligas e Instituições que organizam a maior festa popular nos quatro cantos do país já incorporaram o evento em seu calendário vendo nele, a oportunidade de negociar e contratar profissionais que estejam disponíveis no mercado para agregar valor à festa.

"Faço questão de vir à Carnavália desde a segunda edição e, a cada ano, me surpreendo com a quantidade de novidades que podemos ter acesso na Feira. Já fui presidente de Liga e hoje estou apenas à frente da minha escola mas, nesses anos, contratamos profissionais e adquirimos materiais os quais, se não tivéssemos visitado a Feira, sairiam bem mais caros porque usaríamos intermediários", diz Distéfano Bastos, ex-presidente da OESG – Organização das Escolas de Samba de Guaratinguetá (SP) e presidente da Embaixada do Morro.

Na luta contra a crise econômica que vem tendo reflexos no Carnaval desde 2016, os organizadores da Carnavália-Sambacon ressaltam a importância da presença dos representantes das Ligas e Escolas de Samba de todo o país na Feira.

"O Carnaval pode ser grandioso em todo o país e não só nos grandes centros. É preciso trocar ideias, perceber as necessidades de cada um e tentarmos nos ajudar no que for possível. Não é só no Rio de Janeiro ou em São Paulo que a festa traz benefícios aos cofres públicos. Os debates do Sambacon são pensados justamente para que possamos colocar em pauta diversos temas que se refletem em todos os lugares", diz Elmo José dos Santos, da AMI7, organizadora da Carnavália-Sambacon em parceria com a Timbre Comunicações.

Para este ano, a Feira de Negócios do Carnaval já conta com a confirmação de 25 Ligas e Associações como Porto Alegre, Florianópolis, Brasília, São Paulo, Vitória e Curitiba que estarão presentes também em algumas das mesas de debate. Entre as novidades, a presença da Prefeitura de Parintins com os bois Garantido e Caprichoso e do Bloco Ylê Aiyê, de Salvador, mostram que a Feira, de proporção nacional, mostra cada vez mais a sua importância dentro deste cenário. 

O evento acontecerá de 13 a 15 de julho, no Centro de Convenções SulAmérica reunindo fornecedores, profissionais e artistas que estão inseridos na cadeia produtiva do Carnaval. A programação completa com os shows,  painéis e mesas de debates estará disponível em breve no site do evento onde o público também poderá adquirir o passaporte para visitar os três dias de evento. O endereço é www.carnavalia.net.

Best. Consultoria e Comunicação
Edição: Camilo Borges