quinta-feira, 31 de março de 2011

Se beber não dirija, se dirijir não beba.



Como eu digo no final do Show de borogodó todo sábado, se dirijir não beba, se beber me convida que eu quero encher o pote.

Camilo Borges - Repórter e apresentador

Vereadores de Niterói aprovam moção de repúdio à declaração do deputado Jair Bolsonaro

O plenário da Câmara dos Vereadores de Niterói aprovou, na noite dessa quarta-feira, 30, moção de repúdio as declarações do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ).

Durante entrevista ao programa CQC, da TV Bandeirantes, o deputado usou termos considerados preconceituosos contra homossexuais e negros. A moção de repúdio foi proposta, em conjunto, pelos vereadores Leonardo Giordano (PT) e Renatinho (PSOL) e aprovada por unanimidade pelos vereadores.

A Câmara dos Deputados, em Brasília, estuda a possibilidade de abrir um processo por quebra do decoro parlamentar. A Ordem dos Advogados do Brasil e outras entidades que defendem as minorias também analisam medidas contra o parlamentar.

Camilo Borges

Garoto japonês bom de bola ??



Se isso não for uma montagem, que nossos jogadores abram os olhos.

Camilo Borges - Repórter e apresentador

COMISSÃO VISITARÁ SEDE DO CONSELHO ESTADUAL ANTI-DROGAS

A Comissão de Prevenção ao Uso de Drogas e Dependentes Químicos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pela deputada Rosângela Gomes (PRB), irá visitar o Conselho Estadual Anti-Drogas nesta sexta-feira (01/04), às 14h. De acordo com a parlamentar, o objetivo é conhecer a equipe técnica da entidade, o trabalho dos profissionais, a natureza dos serviços e a metodologia utilizada pelas entidades cadastradas junto ao conselho para criar um perfil das mesmas e verificar como está sendo feito o tratamento dos usuários de crack. Segundo
Rosângela Gomes, 90% destes pacientes são menores de idade. “Buscar o aperfeiçoamento da prestação de serviços, elaborar e distribuir guias de endereços e de orientação sobre a utilização dos recursos de rede local, como hospitais e centros de saúde para recuperação são objetivos da comissão. Por isso vamos visitar os locais de atendimento aos usuários, a começar pela sede do conselho”, afirmou a parlamentar. O Conselho Estadual Anti-Drogas fica na Rua Fonseca Teles 121, 30º andar, em São Cristóvão.

Diretoria de Comunicação Social da Alerj

FRENTE PARLAMENTAR DEFENDE VALE-TRANSPORTE PARA VÍTIMAS DE TUBERCULOSE

A Frente Parlamentar de Combate à Tuberculose da Alerj vai solicitar ao governo a distribuição de vale-transporte para as vítimas da doença, já que muitas delas não têm condições de procurar tratamento adequado por falta de recursos. A tese foi defendida pelo deputado Gilberto Palmares (PT), presidente da frente, durante encontro com a subsecretária executiva de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria Célia Vasconcelos Pucu, na última terça-feira (29/03).

Para o parlamentar, que está determinado a retirar o Rio de Janeiro do posto de campeão nacional em mortes pela doença, a proposta é viável porque a tuberculose atinge principalmente a camada mais pobre da população. “Muita gente interrompe o tratamento por não ter condições de pagar o transporte até o local onde vai receber o medicamento. É preciso criar condições para que essas pessoas cheguem a esses locais. O trabalho deve ser interligado entre a secretaria e o pessoal de saúde” explicou o deputado.

A subsecretária informou que existe um projeto de construção de um centro de referência contra a tuberculose em Belford Roxo. “A obra já está em andamento”, disse. Em contato com o secretário de Saúde do município, Omar da Silva, Palmares se comprometeu a visitar a obra e ajudar a finalizar a empreitada. O deputado também prometeu uma visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campo Grande para verificar como está o atendimento à tuberculose na Zona Oeste.

Comunicação Social da Alerj

COMISSÃO CONSIDERA RUIM PLANO DE FUGA EM CASO DE ACIDENTE NUCLEAR

As comissões de Defesa do Meio Ambiente e de Minas e Energia da Alerj, em audiência publica com representantes da Eletronuclear, nesta quarta-feira (30/02), concluíram que não há um plano eficiente de evacuação para a população de Angra dos Reis num caso de acidente nuclear. Para Átila Nunes, presidente da comissão de Meio Ambiente, chega a ser alarmante o fato de as usinas não terem um sistema de fuga efetivo. “A audiência revelou o absoluto despreparo em relação à usina nuclear de Angra dos Reis. A população está completamente abandonada. Não há saída pelo ar porque não tem aeroporto, a estrada é deficiente, e não existem piers construídos ou abrigos”, completou Átila.

O assistente da presidência da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, por sua vez, informou que o plano está em constante processo de melhoramento. “Segurança é um processo de aperfeiçoamento contínuo. Podemos e faremos melhorias nas condições do plano de emergência. Essas melhorias já tinham sido planejadas antes do acidente no Japão. O fato de estarmos buscando melhorá-lo não significa que o que temos hoje é inseguro”, afirmou. Segundo Leonam, as usinas de Angra II funcionam há cinco anos sem licença definitiva do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Uma concessão da licença foi feita em 2001, quando assinado um termo de ajuste de conduta que implicava numa série de procedimentos para a empresa.

O Ibama, como líder do processo, fechou um parecer favorável dos órgãos participantes, que incluía a prefeitura de Angra e o governo do Estado. Esse parecer foi encaminhado à Quarta Câmara do Ministério Público e até hoje não foi emitida uma licença oficial. O prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, afirmou que nenhum tipo de cobrança foi feita. “Existe uma questão jurídica e o Ministério Público Federal tem que se manifestar e resolver, mas o que eu estou preocupado, enquanto prefeito de Angra, é com a população”, garantiu. O prefeito ainda afirmou que o posto da Polícia Federal, próximo ao local das usinas, está fechado por falta de pessoal.

O representante da Eletronuclear garantiu que piers serão construídos na Costa Verde. Entretanto, ele responsabilizou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) pelo estado precário da rodovia Rio-Santos (BR-101 Sul). Ao final do encontro, ficou decido que será realizada uma audiência pública com os moradores. Também será encaminhado um ofício convidando membros da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e do próprio Ministério Público para prestarem esclarecimentos. Estiveram presentes ao encontro o presidente da Comissão de Minas e Energia, deputado Rafael do Gordo (PSB); os membros efetivos, Luiz Paulo (PSDB) e Ricardo Abrão (PDT); e o suplente, Zaqueu Teixeira (PT); o presidente das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Alfredo Trojan; o vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado André Lazaroni (PMDB) e os membros efetivos, deputado Sabino (PSC) e Xandrinho (PV). A deputada Inês Pandeló (PT) também esteve presente.

Comunicação Social da Alerj

FAETEC ABRIRÁ TRÊS MIL VAGAS PARA CURSOS TÉCNICOS

Cerca de três mil vagas de ensino serão abertas pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado (Faetec) até o final do ano de 2011. O anúncio foi feito pelo presidente da instituição, Celso Pansera, durante audiência pública na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nesta quarta-feira (30/03). Ele também informou que novos professores serão chamados para compor o quadro da escola. Segundo o presidente do colegiado, deputado Comte Bittencourt (PPS), a instituição avançou, mas ainda precisa resolver algumas questões. “Alguns avanços aconteceram, como a realização do concurso público. O estado está chamando quase mil novos professores, mas ainda vai manter quase três mil em contratos temporários. O estatutário faz uma opção por aquela atividade e para a educação isso é muito importante”, declarou.

Pansera revelou que a Faetec atende hoje 330 mil alunos, que se dividem entre as escolas de ensino técnico, fundamental, institutos superiores de educação e tecnólogos, além dos centros de Educação Tecnológica Profissionalizante (Cetep) e Vocacionais Tecnológicos (CVTs) responsáveis pelos cursos de capacitação de curta duração. Ele falou ainda das reivindicações dos servidores, como o pagamento de vale-transporte. “Nossa opção foi entregar o Rio Card. Eu expliquei ao sindicato que é a melhor solução, pois quando tivermos aumento o benefício será reajustado automaticamente. O funcionário não terá perda em hipótese nenhuma”, garantiu Pansera, acrescentando ainda que três novas escolas técnicas serão inauguradas este ano e que das três mil vagas abertas, mil serão para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Vice-presidente da comissão, a deputada Andreia Busatto (PDT) questionou os critérios estabelecidos para a escolha dos locais onde serão instaladas as novas unidades. “A região de Itaguaí e Seropédica, na Região Metropolitana, está carente, precisando da instalação de escolas de ensino técnico”, cobrou a parlamentar, tendo sua fala endossada pela deputada Lucinha (PSDB) que também quer unidades da Faetec na Zona Oeste. Coordenador-geral do Sindicato dos Profissionais da Educação da Faetec, Marcelo Costa reclamou da demora do governo para conceder o vale-transporte aos servidores. “Já se passaram oito anos desde que adquirimos este direito”, protestou. Na audiência estavam presentes os deputados Claise Maria Zito (PSDB), Clarissa Garotinho (PR), Robson Leite (PT), Jânio Mendes (PDT) e Gustavo Tutuca (PSB).


Comunicação Social da Alerj

ALERJ GARANTE PROIBIÇÃO AO USO DE CELULARES EM BANCOS

O uso de celulares, rádio transmissores, palmtops e similares dentro de agências bancárias será proibido no estado. A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) derrubou, com 54 votos, o veto do governador ao projeto de lei 3.104/10, que cria a vedação.

Seu autor, deputado Domingos Brazão (PMDB), explicou a iniciativa em plenário. “É importante que se esclareça que não se trata de uma proibição ao porte dos aparelhos. As pessoas não precisarão deixar os aparelhos ao entrar nas agências. Ele apenas proíbe seu uso, como meio de evitar a incidência de crimes como a ‘saidinha de banco’”, explica, citando a prática em que um assaltante passa informações para o cúmplice, que assalta, do lado de fora da agência, pessoas que fizeram saques.

Brazão informou ainda que a proposta se inspirou em lei que causou a redução em 20% desse tipo de crime na Argentina. “E há locais no Brasil, como Curitiba, em que medidas semelhantes já foram adotadas com sucesso”, afirma. O texto será promulgado em alguns dias. A deputada Janira Rocha (PSol), alegando que a proposta tira a liberdade da população e não garante segurança, se absteve de votar.

Comunicação Social

quarta-feira, 30 de março de 2011

Ele foi minha inspiração', diz mulher com câncer no velório de Alencar


Ezimar Vieira, 51 anos, diz ter câncer no intestino
há quatro anos e meio.
Ela chorou e pediu que presidente Dilma olhe por pacientes com a doença.


A aposentada Ezimar Vieira, de 51 anos, se emocionou durante o velório do ex-vice-presidente José Alencar na tarde desta quarta-feira (30), no Palácio do Planalto. Ela contou ter câncer no intestino há quatro anos e meio. "Ele foi minha maior inspiração, durante todo esse tempo. Me inspirei na força que ele transmitia", disse.

Ela entrou pela fila dos populares e chorou muito em frente ao caixão, chamando atenção dos familiares presentes. Ezimar disse que completou 51 anos nesta quarta.

"Eu tenho sofrido tanto. Sei o que ele sofreu. Mas eu tive forças. Ele foi um grande herói. Eu tenho lutado contra esse câncer também. Eu não tinha condições, mas vim dizer adeus a esse grande herói que me inspirou e me deu forças", afirmou a aposentada, que mora em Samambaia, a 25 quilômetros do centro de Brasília.
Eu vou guardar no coração para sempre esse homem, que serviu de lição na minha vida e de muitas pessoas"

Ezimar também pediu à presidente Dilma Rousseff que "olhe um pouco mais" pelos pacientes com câncer. "Fui comprar uma medicação que custa R$ 3 mil. Não é fácil o câncer, é muito triste."

"Eu vou guardar no coração para sempre esse homem, que serviu de lição na minha vida e de muitas pessoas."

Cerca de 2.200 pessoas passaram até as 15h pelo velório do ex-vice-presidente no Palácio do Planalto. O público começou a ter a acesso ao velório por volta das 11h45. José Alencar, 79 anos, morreu às 14h41 desta terça (29) em razão de câncer e falência múltipla de órgãos.

No início da tarde, era grande a movimentação na rampa do palácio e no Salão Nobre, onde está o caixão de Alencar. É a primeira vez que populares são autorizados a subir a rampa, desde a morte do presidente Tancredo Neves, em 1985, quando a população também homenageou o chefe de estado.

Missa com Dilma e Lula

A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva devem chegar ao Brasil às 20h desta quarta-feira, segundo a assessoria da Presidência. Assim que desembarcarem na Base Aérea de Brasília, eles vão diretamente para o Palácio do Planalto, para o velório do ex-vice-presidente. Uma missa será realizada após a chegada da presidente.

Dilma e Lula estavam em Portugal e embarcaram para o Brasil às 10h55, horário de Brasília. Dilma foi à Portugal para participar da cerimônia de entrega do título de "doutor honoris causa" pela Universidade de Coimbra ao ex-presidente Lula.

Durante a cerimônia, Lula dedicou o título "honoris causa" a José Alencar. "Perdeu-se um grande homem, que estaria muito feliz por esta distinção, que será dedicada a ele", afirmou Lula. Antes da cerimônia, Lula conversou rapidamente com os jornalistas e disse que vivia um dia ao mesmo tempo alegre e triste.

G1

CARNAVAL 2012 COMEÇA A SER PLANEJADO EM NITERÓI

Uesbcn realiza plenária no Clube Fonseca e quer Amaral Peixoto no ano que vem.

A Diretoria-executiva da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn) realiza, no próximo dia 12 de abril, no Fonseca Atlético Clube, no Fonseca, em Niterói, a primeira plenária preparatória para o Carnaval de 2012. Além de receber a prestação de contas das 40 agremiações filiadas, a diretoria executiva de entidade anunciará as diretrizes do plano de desfiles a ser montado para 2012, que prevê a volta para a Avenida Amaral Peixoto, no Centro da cidade. O corredor viário foi o palco dos desfiles quando o Carnaval de Niterói era considerado o segundo melhor do país, depois do Rio de Janeiro, nas décadas de 70 e 80.

Após a primeira plenária, o plano de desfiles começará a ser idealizado. Em princípio, o planejamento montado pela Uesbcn é que 40 agremiações façam o desfile oficial no ano que vem. Segundo o presidente da Uesbcn, Ito Machado ,a Amaral Peixoto, por ter dimensões maiores do que a Rua da Conceição, no Centro da cidade, seria o ponto ideal para receber as agremiações e o público. A diretoria-executiva da Uesbcn e a direção da Empresa Niterói, Esporte, Lazer e Turismo - da prefeitura de Niterói, são responsáveis pela revitalização do Carnaval, iniciada em 2006. Um público de 5 mil a 10 mil pessoas ´- entre desfilantes e sambistas - têm comparecido à Rua da Conceição entre sábado e terça-feira de Carnaval.

No Carnaval 2011, a Sabiá, da Vila Ipiranga, no Fonseca, sagrou-se campeã do Grupo Principal. Considerada uma das mais velhas escolas em atividade, fundada em 1938, a verde e branca foi considerada pelos jurados a melhor entre sete escolas. A Souza Soares foi a última colocada e vai desfilar no Grupo de Acesso, em 2012. Como a Diretoria-Executiva da Uesbcn pretende fazer um desfile com oito escola na chamda "elite" em Niterói, vão subir a Cacique da São José, campeã do Grupo de Acesso, e a Unidos da Região Oceânica, a segunda colocada. Balanço do Fonseca e Unidos de Piratininga foram as piores colocadas e se juntam aos Blocos do Primeiro Grupo.

Mostrando um dos mais belos desfiles na Rua da Conceição em 2011, o Araribloco sagrou-se campeão e vai para o Grupo de Acesso, junto com o Mag Bloco, o vice. A diretoria-executiva da Uesbcn decidiu que não haverá queda entre os blocos de enredo do Primeiro Grupo. A eles se juntam o Galo de Ouro e Unidos do Castro, campeão e vice,respectivamente, do Segundo Grupo. Nesse grupo, A Comunidade Verde e branca e Unidos de Jurujuba foram os piores colocados e vão integrar o grupo de Blocos de Embalo, que teve três promoções: Experimenta, Amigos da Ciclovia e Alegria da Zona Norte.

Sérgio Soares (Diretor de Comunicação da Uesbcn)

terça-feira, 29 de março de 2011

Preta Gil vai processar Jair Bolsonaro por declaração na TV


O deputado Jair Bolsonaro acaba de ganhar uma inimiga figadal: Preta Gil. A cantora anunciou nesta terça-feira (29), de madrugada, que vai processá-lo por contas de declarações no programa “CQC”, da Band. Em uma vídeo previamente gravado, Preta perguntou qual seria a reação de Bolsonaro se um filho dele namorasse uma negra. A resposta do polêmico político foi exatamente esta: “Preta, não vou discutir promiscuidade com quer que seja. Eu não corro esse risco, e meus filhos foram muito bem educados e não viveram em um ambiente como, lamentavelmente, é o teu”.

Pelo que postou no Twitter, a cantora não assistiu ao programa ontem e só soube da resposta por conta da grande repercussão que a entrevista teve na internet. “Fiz a pergunta, e não vi a resposta dela, mas vocês estão me escrevendo e já já estará no youtube, meu advogado já me ligou e iremos avaliar o que foi dito, e se me sentir lesada e ofendida irei sim entrar com um processo contra ele, pelo que li, foi grave o que ele falou”, escreveu a artista, em dois tweets separados. Em um terceiro, ela acrescenta: “Não farei (processarei) somente por mim e pela minha familia que foi ofendida e caluniada por ele mas também por todos os Negros e Gays desse País”.

Vários famosos já se pronunciaram em defesa da artista e contra a declaração de Jair Bolsonaro. Um deles é o deputado Jean Willys, homossexual, opção esta a que Bolsonaro também repetidamente se mostra contra. “Racismo eh crime! Quem pratica racismo e homofobia em tv aberta eh mais que imoral; eh criminoso que debocha da Constituicao”, postou o ex-BBB.

Extra Online

Morre José Alencar nosso vice presidente



Morre em São Paulo, o vice presidente José Alencar, Segundo informações do Hospital Sírio-Libanês, o coração do guerreiro parou de bater às 14h45. José Alencar tinha 79 anos ele sofreu falência múltipla dos órgãos e lutou por 13 anos contra o câncer.
Nuca mais vamos ver o sorisso da foto saindo do hospital Sírio-Libanês nos dando exemplo de fé e luta pela vida.

Camilo Borges

segunda-feira, 28 de março de 2011

Cocô de cachorro provoca tiroteio nos EUA

Vizinhos se acusam de ter disparado primeiro em episódio no Estado do Mississippi.

Dois vizinhos, no estado americano do Mississippi, trocaram tiros devido a uma discussão sobre um cão defecando, que acabou fugindo ao controle.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, Jerry Blasingame, de 60 anos, foi acusado de agressão a tiros contra Tehnet Terry, 52 anos. Jerry teria usado uma espingarda.

No incidente ocorrido na quarta-feira, Tehnet ficou irritado porque pensou que o cão de Blasingame tivesse defecado no gramado de sua propriedade, situado numa área rural do Mississippi.

Os dois começaram a atirar um contra o outro e Tehnet foi atingido no peito, braço e quadril por disparos feitos com uma espingarda. Apesar dos ferimentos, ele não corre risco de morte e ainda poderá ser acionado judicialmente.

Blasingame foi acusado de agressão com agravante, mas Tenhet também poderá ser processado.

Versões

Os dois homens deram versões diferentes à AP sobre o incidente.

Em relato à agência de notícias, Tehnet contou ter feito uma visita ao seu vizinho, para se queixar do cocô de cachorro em sua propriedade.

Ele disse que o vizinho o acusou de ter atirado contra o seu cão na semana anterior, e que Blasingame ainda o teria ameaçado, dizendo: 'Basta me encontrar na barragem, que eu vou atirar em você'.

Blasingame afirmou à AP que pegou sua arma e saiu para encontrar Tehnet, mas que este não o seguiu, o que fez com que ele resolvesse voltar para casa.

Mais tarde, os dois voltaram a se enfrentar na rua em que moram e cada um diz que o outro sacou sua arma primeiro.

''Ele atirou duas vezes e eu respondi aos tiros'', disse Blasingame.

Tehnet afirmou que o vizinho disparou primeiro com sua espingarda e que ele teria pego sua pistola em seu carro e atirado de volta.

O vice-xerife do condado local, Billy Barber, afirmou: 'Proprietários e moradores precisam respeitar a propriedade alheia. Se um cão fez isso no seu quintal, chame a lei, não tome a justiça em suas próprias mãos''.

BBC

domingo, 27 de março de 2011

Lei da Ficha Limpa deve voltar a ser analisada antes das eleições de 2012

Brasília – A indefinição sobre a validade da Lei da Ficha Limpa pode ser resolvida antes das eleições municipais de 2012. Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que invalidou a norma para 2010, entidades sinalizam com a possibilidade de entrar com uma ação declaratória de constitucionalidade no Supremo ainda este ano. O objetivo é que a Corte se posicione definitivamente sobre pontos da lei que ficaram sem decisão final, para que não haja mais insegurança sobre quem é ou não candidato nas próximas eleições.

Da forma que está, a Lei da Ficha Limpa pode ser aplicada plenamente a partir de 2012. Entretanto, o STF ainda não se posicionou sobre pontos conflituosos, como a presunção de inocência até decisão definitiva da Justiça ou a retroação para atingir casos anteriores à edição da lei. Especialistas temem que esses assuntos voltem a ser discutidos apenas nos recursos de políticos barrados nas próximas eleições, já no meio do processo eleitoral, como ocorreu em 2010.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Henrique Neves é um dos que defendem que a norma volte a ser analisada antes das eleições de 2012. “Seria bom que alguém entrasse com essa ação [ação declaratória de inconstitucionalidade] ainda este ano para que os envolvidos nas eleições não descobrissem em cima da hora o que pode e o que não pode”, argumenta o ministro.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, também defende que a lei seja analisada antes das próximas eleições. Ele disse que a entidade está estudando a possibilidade de entrar com uma ação no STF para que isso ocorra.

“Vejo bastante plausibilidade [que a OAB entre com a ação]. Claro que por um lado seria bom porque estabeleceria melhor a situação, mas não sei se agora seria um bom momento para isso. Mas a Lei da Ficha Limpa não pode continuar com esse tipo de dúvida em função de manifestações desse ou daquele ministro sem que haja efetiva definição”.

Outra vantagem de uma futura ação declaratória de constitucionalidade é que todos os pontos polêmicos da lei poderiam ser analisados de uma só vez, e não em conta-gotas a partir dos casos específicos de cada candidato. Segundo a Constituição, além da OAB, podem entrar com ação declaratória de constitucionalidade a Presidência da República, as mesas diretoras de todas as casas legislativas, inclusive as municipais e estaduais, os governadores, a Procuradoria-Geral da República, confederações sindicais ou entidades de classe nacionais.

Outro ponto ainda pouco discutido é a possibilidade de o Congresso Nacional alterar a Lei da Ficha Limpa a partir da edição de outra norma que a substitua nos pontos mais polêmicos. Na sexta-feira (25), o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, afirmou que “a lei precisa evoluir nos casos de presunção de inocência”.

Agência Brasil

Livro infantil de audiodescrição trata de diferenças e inclusão

Brasília - Compreender as diferenças e viver com elas. Essa visão especial levou a escritora Monica Picavêa a escrever o livro Simplesmente Diferente, considerado o primeiro de audiodescrição destinado ao público infantil com deficiência visual. A ideia surgiu da convivência com as pessoas com deficiência e também para que as filhas gêmeas, hoje com 2 anos, encarassem essa relação como algo natural.

De acordo com a autora, “é o livro de uma pessoa que não tem ninguém na família com deficiência, para crianças que não têm deficiência, mas também para as que têm, enfim, para criar um mundo onde a inclusão seja uma coisa natural”.

Mônica disse que a publicação, que vem acompanhada de um CD, não deve ser confundida com o audiolivro, em que uma pessoa lê a história para outros. Na audiodescrição, todas as imagens são descritas de forma a serem compreendidas pelas crianças com deficiência visual. É descrito aquilo que compreendemos visualmente e que não está contido nos diálogos, como expressões faciais e corporais.

"As ilustrações do livro, de Hugo Serra, estavam ficando tão bonitas que era necessário ir um pouco além". A ideia de audiodescrição é da especialista Lívia Maria Villela de Mello Motta. “A gente estava fazendo um livro sobre inclusão, onde a criança com deficiência visual poderia saber a história, mas não poderia ver, foi quando a professora Lívia sugeriu a audiodescrição. Ela disse que não tinha conhecimento de nenhum livro infantil com audiodescrição. Esse é o primeiro”.

Simplesmente diferente é uma coletânea de sete historinhas rimadas, inspiradas em pessoas reais e ensinam a enxergar a diversidade com mais naturalidade. O livro é editado pela J.J Carol e pela Fundação Stickel.

No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem aproximadamente 16,5 milhões de pessoas com deficiência visual total e parcial.

A atriz Roseli Behaker Garcia inspirou uma das histórias de Simplesmente Diferente: Que nem Pipoca!, onde tia Rô não pode enxergar e mesmo assim vive no palco a atuar. “A Mônica quis dizer para as crianças que é possível trabalhar em grupo e que cada um, com sua diferença, pode ter uma função no grupo que está. Ela faz uma analogia da pipoca, que é milho e tem que conviver com a transformação.”

Roseli diz que a ideia da escritora de fazer histórias com pessoas do cotidiano, que têm uma deficiência, é uma grande iniciativa. “O fato dela ter lembrado de mim em uma das histórias me deixou muito feliz. “

Mônica explicou que o motivo do livro, a inclusão, tem funcionado com suas filhas. “Para elas é natural, tanto a cadeira de roda, quanto as pessoas com deficiência visual ou qualquer outro tipo”.

Agência Brasil

sexta-feira, 25 de março de 2011

Solução de mistério de 'cidade dos gêmeos' no RS é destaque no 'NYT'

A apresentação de uma possível solução para o mistério da "cidade dos gêmeos" gaúcha é destaque nesta sexta-feira no jornal americano The New York Times.

Reforçando o destaque internacional que o tema tem recebido pela imprensa mundial, a reportagem aguarda as revelações de um estudo conduzido para explicar o alto percentual de nascimento de gêmeos em Cândido Godói (RS), uma história que motivou várias especulações.

O mistério aumentou quando o jornalista argentino Jorge Camarasa, autor de uma biografia sobre o geneticista nazista Josef Mengele, sugeriu que o fenômeno poderia ter sido resultado dos experimentos realizados por ele durante uma suposta passagem pela região nos anos 1960.

Os moradores se perguntam também se se trata de alguma substância presente na água da cidade, segundo reza a lenda local.

"Um grupo de cientistas agora pode descartar esses rumores de longa data. Úrsula Matte, uma geneticista de Porto Alegre, afirma que uma série de testes de DNA conduzidos em 30 famílias a partir de 2009 identificou um gene específico entre a população de Cândido Godói que aparece mais frequentemente em mães de famílias com gêmeos que naquelas sem gêmeos", escreve o jornal americano.

"O fenômeno é reforçado por um alto nível de procriação consanguínea entre a população, composta quase inteiramente por imigrantes de língua alemã."

Os detalhes serão apresentados em um evento da prefeitura nesta sexta-feira, após dois anos de pesquisas conduzidas pelo Instituto Nacional de Genética Médica Populacional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A pesquisadora foi a primeira a registrar cientificamente o fenômeno, particularmente notável na pequena São Pedro, um vilarejo de 350 moradores perto de Cândido Godói. Entre 1990 e 1994, o percentual de nascimentos de gêmeos em São Pedro foi de 10%, comparado com a média nacional de 1%.

A pesquisa analisou certidões de nascimento de 80 anos atrás e concluiu que o fenômeno dos gêmeos já existia nos anos 1930, antes da suposta passagem de Mengele pelo sul do Brasil.

Estudos feitos na água local não mostraram nenhuma substância atípica.

BBC

Primeira-dama da Guatemala se divorcia para poder concorrer à presidência

A primeira-dama da Guatemala, Sandra Torres de Colom, anunciou nesta quinta-feira que está se divorciando do presidente Álvaro Colom, para que assim ela possa se candidatar à presidência.

Segundo a legislação do país, os familiares de um presidente são proibidos de sucedê-lo no cargo.

“Estou deixando o meu marido para me casar com o meu povo”, disse a primeira-dama durante uma entrevista coletiva.

O principal candidato da oposição, o ex-general Otto Perez Molina, afirmou que o divórcio do casal é uma fraude eleitoral.

Papel importante

Sandra Torres havia anunciado sua candidatura no início do mês. A votação ocorre em setembro. Ela disse que a decisão de se divorciar foi “extremamente difícil”.

“Não serei a primeira ou a última mulher que decide se separar. Mas sou a primeira mulher a se divorciar por seu país.” O casal está junto há oito anos.

A primeira-dama vem exercendo um papel importante no governo do marido, especialmente na supervisão de programas de combate à pobreza.

Críticos afirmar que, nos bastidores, ela tem ainda mais poder sobre o presidente.

Ainda não está claro se o veto constitucional relativo a familiares de presidente também inclui ex-esposas. A decisão final será tomada pela Corte Constitucional.

BBC

Tuberculose é terceira causa de mortes por doenças infecciosas e primeira entre pacientes com aids

Brasília – A tuberculose é a terceira causa de mortes por doenças infecciosas e a primeira entre pacientes com aids no Brasil. Os dados foram divulgados hoje (24) pelo Ministério da Saúde no Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose.

O levantamento aponta que o número de novos casos da doença no país caiu de 73.673 para 70.601 entre 2008 e 2010. Com a diminuição, a taxa de incidência passou de 38,82 casos para cada 100 mil habitantes para 37,99.

Mas a doença ainda representa um dos principais problemas de saúde pública no país, segundo o ministério. Atualmente, o Brasil ocupa o 19º lugar no ranking das 22 nações que concentram 80% dos casos de tuberculose no mundo. A expectativa do governo é que, em um prazo de cinco anos, o país esteja próximo de sair dessa lista.

A tuberculose é uma das doenças que devem ter indicadores reduzidos pela metade até 2015 em relação aos registros de 1990, conforme previsto nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Há duas décadas, a incidência da doença era de 56 casos para cada 100 mil habitantes e a mortalidade, de 3,6. Até 2015, os indicadores devem chegar a 28 casos para cada 100 mil habitantes e a mortalidade, 1,8.

O Ministério da Saúde prevê que será possível alcançar a meta de diminuição da mortalidade por tuberculose dentro do prazo estipulado pelo ODM. Quanto a queda na incidência da doença vai exigir, segundo a pasta, um aumento no ritmo de diminuição dos casos.

Agência Brasil

SDH condena agressão policial contra adolescente em Manaus

Brasília – A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) condenou a violência da polícia contra um adolescente de 14 anos, em Manaus. Em agosto do ano passado, um grupo de cinco policiais agrediu e baleou o jovem na porta de casa. As imagens, gravadas por uma câmera de segurança, foram divulgadas na última terça-feira (22).

O adolescente, que levou três tiros, sobreviveu. No boletim de ocorrência, os policiais relataram que foram recebidos a tiros no bairro e, por isso, atiraram no adolescente.

De acordo com a nota da SDH, as imagens demonstram uma grave violação dos direitos humanos. “É inaceitável que, em um Estado Democrático de Direito, agentes públicos protagonizem cenas bárbaras como as referidas”.

A secretaria destaca ainda, que além da violência, houve má-fé no documento de registro da ocorrência dos fatos, que apresentou condições muito diferentes do que as imagens indicaram. “Os atos de violência cometidos pelos policiais contra o adolescente são também uma afronta ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Estado e seus agentes, portanto, devem ser os primeiros a dar o exemplo para a sociedade”, diz a nota.

O Artigo 5º do ECA e o Artigo 227 da Constituição Federal resguardam que as crianças e adolescentes não serão objeto de qualquer forma de violência, crueldade e opressão. Para a SDH, os responsáveis pela agressão ao adolescente devem ser rigorosamente punidos, assim como seus superiores hierárquicos que foram omissos diante da apuração do fato.

Agência Brasil

quinta-feira, 24 de março de 2011

Cuidados da população contra a dengue.

O secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, participou de uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 24 de março, com objetivo esclarecer à população sobre os cuidados constantes que todos precisam ter para diminuir a proliferação do mosquito da dengue e, consequentemente, o número de pessoas infectadas.

- Como 90% dos focos do mosquito da dengue estão dentro das casas concentramos nossa atenção nos agentes de endemia, responsáveis por visitar as residências e identificar possíveis focos do Aedes aegypti. Eles nos passam informações precisas de onde há risco de proliferação e agem de forma rápida no combate, além de mapear quais locais já foram visitados -, explica o secretário Côrtes.

Outra medida adotada pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) é estimular os municípios a notificarem os possíveis casos de dengue para que as medidas de combate ao mosquito sejam adotadas de forma rápida e concentradas nos locais em que há maior necessidade.

Na Baixada Fluminense foram montados vários Centros de Referência para Atendimento à Dengue, As unidades são climatizadas e lá os pacientes passam por consulta e, se necessário, recebem hidratação venosa. Além disso, todas as UPAs têm locais específicos para atender pessoas com sintomas típicos como febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dor no corpo, sem precisar esperar na fila de atendimento de pacientes com outros tipos de demanda. Os sintomas são os mesmos para qualquer tipo de vírus. A orientação da Sesdec em todos os casos é que as pessoas que apresentarem os sintomas mencionados acima procurem atendimento nas UPAs ou postos de saúde próximos de suas casas.

- A identificação e tratamento de pacientes com dengue é feito por meio de exame clinico. Os exames laboratoriais são feitos por amostragem e servem como parâmetro para definirmos as ações epidemiológicas –, esclarece Alexandre Cheippe, Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental.

Sobre o vírus da dengue do tipo 4, o secretário Cõrtes esclareceu que esse tipo especifico de vírus não é mais agressivo que os outros, segundo dados da literatura médica mundial. Como a população no Estado do Rio não tem imunidade a ele, ainda não é possível mensurar qual será o impacto nas pessoas contaminadas, mas não é correto afirmar que o vírus tipo 4 provocará uma epidemia de dengue no Estado. As ações da Sesdec de combate à dengue não serão alteradas independente do tipo de vírus circulante por que são constantes e de rotina. Quando é identificada a transmissão de dengue em alguma localidade, uma equipe é mobilizada para fazer uma ação de bloqueio da forma alada do mosquito e é intensificado o controle da forma larvária, com aplicação de larvicidas se for o caso e a utilização do Ultra Baixo Volume (fumacê), seja ele postal ou acoplado em carros.

No próximo mês de maio, a Sesdec lança a Campanha de Combate à Dengue 2012 e um dos focos principais serão as crianças, por meio do Projeto Rio Contra Dengue nas Escolas, que começou em abril de 2010 e já passou por 46 escolas, chegando a 3.389 alunos multiplicadores. Para 2011, a previsão é atender 200 escolas da rede estadual, municipal e privada, formando 20 mil multiplicadores, até o final do ano.

Em apoio às equipes municipais de agentes de saúde, os militares do Corpo de Bombeiros devem realizar cinco milhões de visitas a prédios públicos e residências, em busca de focos do mosquito, em 26 municípios. Já o projeto Rio Contra Dengue nas UPPs, iniciado em 29/12, já capacitou cerca de 700 crianças e adolescentes moradoras de comunidades no combate aos focos do mosquito da dengue.

Painel de controle – A Sesdec adotou na semana passada uma nova ferramenta para agilizar a tomada de decisões para minimizar os riscos de epidemia de dengue no Estado, o Painel de Acompanhamento da Dengue. O sistema disponibiliza informações como o número de casos notificados, taxa de incidência da doença, óbitos confirmados, circulação vetorial e o tipo viral em cada município. Os dados são colhidos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e também dos registros de atendimentos realizados pelas UPAs 24h em todo Estado. O método utilizado para recolher as informações é o Business Intelligence (BI). Essa é primeira vez que o Governo do Estado do Rio usa um sistema de inteligência como esse para aprimorar a gestão.

SESDEC

Dedo cai do céu e leva polícia a desvendar crime hediondo

Um dedo que caiu do céu, possivelmente trazido por um pássaro, foi a pista necessária para a polícia britânica elucidar o assassinato de um homem torturado até a morte por seu próprio cunhado.

O assassino, Mohammed Riaz, 33, sequestrou o irmão de sua esposa, Mahmood Ahmad, 40, em março de 2010 para descobrir onde a mulher estava se escondendo.

Nahid, caçula de Mahmood, havia deixado o marido em 2008 por causa do seu caráter violento e de seus constantes abusos. Ela mudou o nome e contou apenas a poucos parentes onde estava vivendo.

Como se recusou a revelar o paradeiro da irmã para o cunhado, Mahmood foi morto e esquartejado. O corpo nunca mais apareceu.

Terror

O caso chocou a opinião pública britânica. Nas mais recentes fotos divulgadas pela polícia, Mohammed Riaz aparece sorrindo atrás de Mahmood Ahmad por ocasião do casamento deste último, em março de 2008.

Quando Nahid abandonou o marido, naquele mesmo ano, Riaz começou uma campanha de intimidação e terror contra a família da esposa.

Em 2009, a irmã de Nahid teve seu apartamento invadido. Ao chegar em casa, encontrou a torneira da banheira aberta, o imóvel inundado e um recado ameaçador de Riaz na secretária eletrônica.

"Desta vez foi apenas água. Da próxima, você vai queimar", era a mensagem.

Em março de 2010, com a ajuda do irmão e de outros comparsas, Riaz sequestrou Mahmood Ahmad quando este voltava do trabalho, uma lanchonete de kebabs na zona leste de Londres.

Tortura

Mohammed Riaz conduziu campanha de terror contra família de Nahid

Poucos dias depois, a família de Mahmood acionou a polícia. Os investigadores descobriram que Mahmood fora abordado quando voltava para sua casa em Watford, no condado de Hertfordshire.

Ele tinha sido levado à casa em que a irmã de Riaz vivia com o namorado, em Ilford, no leste de Londres.

Os gritos da vítima durante as sessões de tortura foram ouvidos pelos vizinhos, mas ninguém avisou a polícia.

Pouco após o desaparecimento de Mahmood, o carro usado no sequestro apareceu desmantelado. Riaz foi preso como suspeito.

Parte da parede e os azulejos do banheiro do apartamento onde Mahmood foi torturado havia sido arrancada, assim como os carpetes do local.

Buscas

Mas a pista crucial para elucidar o crime foi o dedo da vítima, que literalmente caiu do céu, possivelmente do bico de um pássaro.

O momento em que o pedaço do corpo de Mahmood cai no chão de um estacionamento em Ilford foi registrado em uma câmera de circuito interno de segurança.

O funcionário da limpeza que viu o dedo pensou, a princípio, que se tratasse de um pedaço de frango lançado de alguma janela do prédio de escritórios, que fica a cerca de um quilômetro e meio do local onde Mahmood foi morto.

Um exame forense identificou o dedo e relacionou o sangue encontrado nele ao sangue encontrado na casa de Ilford.

Após assassinato, local da tortura foi desmantelado

A polícia revirou lixões da região em busca do corpo de Mahmood, mas sem sucesso.

Os investigadores chegaram a estudar rotas de voos de pássaros para tentar descobrir onde o corpo da vítima pode ter sido enterrado, mas não tiveram sucesso.

A polícia afirmou que está determinada a continuar buscando o corpo de Mahmood, para que a família possa dedicar-lhe um enterro digno.

Riaz foi condenado pela Justiça britânica junto com cinco cúmplices e aguarda a divulgação da sentença.

Apesar dos resultados da investigação, a corporação foi criticada pela comissão que supervisiona o trabalho policial, IPCC, para quem a polícia subestimou a campanha de terror de Riaz contra Nahid.

Para o órgão, se tivesse prestado atenção às denúncias na época, a polícia poderia ter prendido o assassino antes do sequestro de Mahmood.

BBC

Supremo decide que Ficha Limpa só vale para 2012

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira que a lei da Ficha Limpa só será aplicada a partir das eleições de 2012, e não mais no pleito de 2010.

A decisão foi tomada com o voto de desempate do novo ministro Luiz Fux, empossado em março no STF. Até então, o julgamento sobre a validade da lei da Ficha Limpa para as eleições de 2010 estava empatado em 5 a 5 no Supremo. Os demais ministros mantiveram seus votos anteriores.

O julgamento desta quarta-feira foi referente a recurso ajuizado por Leonídio Bouças (PMDB-MG), após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter indeferido o registro de sua candidatura a deputado estadual por causa de uma condenação por improbidade administrativa em 2002.

Há, no STF, cerca de 30 recursos de políticos em casos relacionados à lei da Ficha Limpa. O julgamento desta quarta deve servir de base para o desfecho desses recursos. Com isso, políticos como Jader Barbalho (PMDM-PA) podem ter a chance de ocupar seus cargos.

Acredita-se, no entanto, que a entrada de novos senadores e deputados não mudará o equilíbrio de forças entre oposição e base governista no Congresso.

Impasses

A lei da Ficha Limpa (lei nº 135/2010), sancionada em junho do ano passado, impede que políticos condenados por um órgão colegiado disputem cargos eletivos por oito anos. Mas, desde então, foi levantada a dúvida se ela deveria ser aplicada às eleições ocorridas em 2010.

O assunto já foi tratado na pauta do STF duas vezes no ano passado. A primeira vez foi no caso de Joaquim Roriz (PSC), que questionava o fato de sua candidatura ao governo do Distrito Federal ter sido barrada pelo TSE. No entanto, como Roriz desistiu da candidatura, o processo foi declarado extinto.

Na segunda vez, o STF decidiu que Jader Barbalho ficaria inelegível e não poderia assumir o cargo de senador, para o qual teve votos suficientes no Pará. Ele foi barrado após renunciar para escapar da cassação. Agora, essa decisão pode ser levantada.

João Capiberibe (PSB-AP) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que pleiteiam cargos no Senado, também devem se beneficiar do adiamento da Ficha Limpa para as eleições de 2012. Ambos tiveram suas candidaturas barradas em 2010 após condenação, pela Justiça eleitoral, de compra de votos e captação ilícita de recursos. Eles questionam no STF sua inegibilidade.

A decisão desta quarta-feira foi tomada após o empate na votação prévia – cinco votos a favor e cinco contra. Na ocasião, diante do impasse, a maioria dos ministros (7x3) concordou com a sugestão do ministro Celso de Mello, de que deveria prevalecer o entendimento do TSE, de aplicar a lei já nas eleições de 2010.

Desde então, aguardava-se a chegada do 11º ministro, Fux, para desempatar os votos no Supremo.

Em seu voto, Fux louvou a Ficha Limpa, mas disse que sua aplicação nas eleições de 2010 feriria a Constituição, pelo fato de a lei não ter sido sancionada com um ano de antecedência do pleito.

BBC

quarta-feira, 23 de março de 2011

ALERJ REVOGA TOMBAMENTO DE FÁBRICA DA BRAHMA NO SAMBÓDROMO

A fábrica da cervejaria Brahma localizada no Sambódromo, que dará lugar a mais um bloco com três módulos de arquibancadas, terá seu tombamento revogado. A proteção, concedida por lei de 2002, teve sua abolição aprovada forma do projeto de lei 157/11 nesta quarta-feira (23/03), pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

O texto é do deputado André Corrêa, que afirmou que a revogação é necessária para viabilização do projeto de ampliação do sambódromo e de construção de equipamentos olímpicos no local.

“Ele é fundamental em vários aspectos, entre eles para viabilizar o compromisso que a Prefeitura do Rio assumiu dentro dos cadernos de obrigações para sediar os Jogos Olímpicos, já que no Sambódromo vai ser realizada a modalidade de tiro com arco. Além disso, o espaço vai ganhar mais vinte mil lugares sem gasto adicional do poder público, uma vez que a ampliação vai ser custeada pela Ambev”, explicou o deputado, lembrando que a revogação não se estende ao Sambódromo, que permanecerá protegido de modificações.

Aprovado em discussão única, o projeto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta.

Comunicação Social da Alerj

Dengue tipo 4 confirmada em Niterói

A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) informa que foi confirmada a presença do sorotipo 4 do vírus da dengue no Estado do Rio de Janeiro. Duas moradoras de Niterói - duas irmãs de 21 e 22 anos - infectadas apresentaram os primeiros sintomas em 06/03, mas já se recuperaram e estão evoluindo bem, em sua residência. A identificação do vírus foi feita por meio de exames laboratoriais realizados pela Fiocruz e a confirmação só ocorreu na data de hoje. Como nenhuma das duas pacientes viajou recentemente, a investigação preliminar dos casos aponta para possível transmissão autóctone (dentro do Estado).

A Sesdec esclarece que já foram tomadas as medidas regulares de bloqueio e de investigação epidemiológica. É importante salientar que não há motivo para pânico. A Secretaria ressalta que os sinais e sintomas do paciente infectado pelo vírus 4 não diferem daqueles causados pelos sorotipos 1, 2 e 3, assim como as recomendações médicas e o tratamento são iguais para qualquer paciente com dengue. A Sesdec lembra ainda que não existe nenhuma evidência de que o sorotipo 4 seja mais letal ou que apresente maior gravidade dos casos em relação aos demais subtipos.

A Secretaria informa ainda que mantém 150 militares do Corpo de Bombeiros, para Niterói, para auxiliar os agentes municipais de endemias, na busca por focos do mosquito Aedes aegypti. Além disso, será mantido o controle do vetor com o Ultra Baixo Volume (UBV), mais conhecido como fumacê, em bairros do município.

A Sesdec lembra que Niterói apresenta, desde o início do ano, 604 casos suspeitos da doença - uma taxa de incidência de 123,9 casos por 100 mil habitantes e nenhum óbito pela doença.

Sesdec

Atenção Niterói a dengue tipo 4 chegou !!

Bombeiro salva cachorro com respiração boca-a-boca




Uma cadela foi ressuscitada com respiração boca-a-boca por um bombeiro após ser resgatada de um incêndio na cidade de Hull, em Yorshire, oeste da Grã-bretanha.

Os donos da vira-lata Sunny, Beryl e Ken Honeyball, estavam fora de casa quando um incêndio acidental atingiu a construção.

A cachorra desmaiou intoxicada pela fumaça antes que os bombeiros pudessem resgatá-la.

No entanto, os bombeiros revelaram que um dos oficiais, Mike Dunn, passou meia hora tentando reavivar o animal de estimação após o resgate.

"Entregaram-me o cachorro do lado de fora da casa. Ela não dava sinais de vida, respirava a cada dez segundos. Achei que tinha morrido por causa da fumaça."

"Eu fiz respirações boca-a-boca e coloquei uma máscara de oxigênio nela por 30 minutos", disse Dunn.

Segundo a imprensa local, Dunn disse que nunca tinha ouvido falar do procedimento em animais, mas que decidiu tentar durante o salvamento.

Ele teria dito ainda que já é alvo de piadas dos colegas por causa da situação inusitada.

Quando Sunny, que tem oito anos, acordou, foi deixada sob o cuidado de vizinhos até que seus donos chegassem.

`Herói´

Depois do incêndio, o bombeiro pediu para ser informado sobre a saúde de Sunny.

"Eu também amo cachorros, tenho um boxer de 8 anos. Estou aliviado porque ela sobreviveu", disse.

Beryl Honeyball, uma aposentada de 71 anos, disse que Mick Dunn é "um herói".

"Deveriam ter dado a ele uma medalha pelo que fez", disse.

O casal Honeyball foi informado sobre o incêndio pelos vizinhos.

"Uma casa é só uma casa, mas não substituiríamos Sunny. Ela fez muita diferença em nossas vidas", disse a mulher.

Segundo os donos, a causa provável do incêndio foi um curto circuito na fiação elétrica da casa.

BBC

Rio das Osatras recebe R$ 75 mil para combater DST/AIDS

Brasília – O município de Rio das Ostras (RJ) vai receber R$ 75 mil ao ano para investir em ações voltadas ao combate à aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Os recursos fazem parte de um financiamento específico do Ministério da Saúde que destina, anualmente, R$ 129,5 milhões para essa finalidade. Ao todo, 499 cidades já foram beneficiadas com esses recursos. A verba destinada à cidade fluminense foi liberada hoje (23) com a publicação de uma portaria no Diário Oficial da União.

De acordo com a pasta, os municípios contemplados pela política de incentivo abrangem cerca de 90% dos casos de aids registrados no Brasil.

A estratégia foi criada em dezembro de 2002 por meio de uma modalidade de financiamento realizada com repasse automático do Fundo Nacional de Saúde aos fundos estaduais e municipais.

Agência Brasil

Morre aos 79 anos a atriz americana Elizabeth Taylor



Atriz americana Elizabeth Taylor, vencedora de dois Oscars, morreu nesta quarta-feira em Los Angeles (Estados Unidos), aos 79 anos.

Com um longo histórico de problemas no coração, a atriz vinha sendo tratada nos últimos tempos devido a sintomas de insuficiência cardíaca congestiva.

Nascida em 27 de fevereiro de 1932, no bairro de Hampstead (Londres), Taylor foi uma atriz infantil nos anos 40, antes de tornar-se uma das mais belas e famosas estrelas de Hollywood, entre os anos 50 e 60.

Entre os maiores sucessos da carreira de Taylor, estão Um Lugar ao Sol (1951), Assim Caminha a Humanidade (1956) e Cleópatra (1963).

A atriz venceu o Oscar de melhor atriz duas vezes: por Disque Butterfield 8, em 1961, e por Quem Tem Medo de Virginia Woolf?, em 1967.

Ela foi indicada mais três vezes: em 1958, por A Árvore da Vida, em 1959, por Gata em Teto de Zinco Quente, e em 1960, por De Repente, No Último Verão.

Camilo Borges - Repórter e apresentador

Cubango vai reeditar "Fruto do amor proíbido' de 1981.

Presidente há oito anos da Acadêmicos do Cubango, agremiação vencedora do Prêmio Estrela do Carnaval de melhor escola do Grupo de Acesso, Olivier Luciano, o popular Pelé, revelou a felicidade de ter ganho o prêmio. Ainda insatisfeito com o quarto lugar dado à sua escola no resultado oficial da LESGA, o dirigente também falou sobre o requerimento de instalação de uma CPI contra a entidade, em trâmite na Câmara dos Vereadores.

- Ganhar esse prêmio é como se estivesse ganho o Carnaval. É uma oportunidade ímpar. Mostra que as pessoas que conhecem o carnaval acharam a Cubango merecedora do título. Dedico à minha comunidade, que este ano viveu um pesadelo com o desabamento do morro do Bumba, mas foi para a Avenida e fez um grande desfile - revelou Pelé.

Sentindo-se prejudicado pelo julgamento oficial do carnaval pelo segundo ano consecutivo, o presidente da Verde e Branco de Niterói lembrou que não poupará esforços para que se faça justiça:

- Com relação ao resultado, fico magoado de ver isso acontecer mais uma vez no Carnaval do Grupo de Acesso, mas nós tomamos uma postura de se falar menos e agir mais. Estamos pedindo uma CPI na Câmara dos Vereadores para investigar a administração da LESGA. Como foi pedido pelo presidente da CPI, o vereador Fernando de Moraes, isso está sendo mantido em sigilo. Dei meu depoimento para a comissão que está sendo montada e ele foi satisfatório. Eles me falaram que o meu depoimento mais as provas que temos, nos levarão a um bom caminho para a instalação desta CPI e a moralização do Carnaval. Hoje estou sozinho, mas tenho certeza que em breve terei todos os outros presidentes ao meu lado, tem muita gente insatisfeita como eu - disse Pelé, que declarou não ter tido oportunidade de encontrar com Reginaldo Gomes e Antônio Carlos Salomão, presidentes da LESGA e da Renascer de Jacarepaguá, respectivamente.

Com relação à equipe que montará para o próximo carnaval, Pelé garantiu já ter renovado os contratos de mestre Jonas, do carnavalesco Jaime Cezário, e do diretor de harmonia Luiz Carlos. O mandatário disse também que quando a comitiva cubanguense voltar da Argentina, onde irá participar do desfile em San Luís, questões como a definição do enredo e as demais renovações serão discutidas:

- Infelizmente não tenho como avaliar nenhum profissional da escola. Você não tem mapa, justificativa, desse jeito fica complicado. A princípio estamos satisfeitos com o Carnaval que fizemos. Vamos começar a definir o enredo daqui 30 dias, mas se a quadrilha continuar na Lesga, estou pensando em reeditar "Fruto do amor proibido".

O samba-enredo citado por Pelé foi levado pela escola para o carnaval ainda em 1981, quando a agremiação travava disputas memoráveis com a Viradouro no Carnaval de Niterói. Nesta ocasião, a Verde e Branco acabou sendo vice-campeã. Caso a reedição aconteça realmente, será a segunda feita pela escola num intervalo de quatro carnavais. Em 2009, a Acadêmicos do Cubango foi campeã do Grupo de RJ 1 com o enredo ‘Afoxé’, originário de 1979. Os dois sambas são de autoria de Heraldo Faria, grande compositor da escola. ‘Afoxé’ em parceria com João Belém. E ‘Fruto do amor proíbido’ em parceria com Flavinho Machado.

Edição Camilo Borges (Fonte SRZD)

segunda-feira, 21 de março de 2011

Seminário destaca a importância da participação da sociedade na gestão da cidade



“Cidades Sustentáveis: Sociedade, Mobilização e Cidadania”
Seminário destaca a importância da participação da sociedade na gestão da cidade


movimento “Niterói Como Vamos” - formado por um grupo apartidário e inter-religioso envolvendo todos os segmentos da sociedade civil de Niterói - e parceiros como a Prefeitura de Niterói, através da NELTUR, além de FETRANSPOR, Barcas S/A, AVINA, Ampla, CCR Ponte, Auto Viação 1001, Rotary Club, UFF, IBG, Sítio Carvalho, Mundo Alfa, Loft Decor entre outros, promove, no dia 24 de março, a partir das 16h30, no auditório da Ampla, o seminário “Cidades Sustentáveis: Sociedade, Mobilização e Cidadania”. Na ocasião, o movimento “Niterói Como Vamos” também fará o seu lançamento oficial junto à população.

O objetivo do seminário é informar e mobilizar o cidadão sobre a importância e a necessidade da participação da sociedade civil nos cuidados e na gestão da cidade, através da discussão e apresentação de conhecimentos. O evento é dirigido ao público em geral e estão sendo esperados membros dos Conselhos Municipais, empresários, representantes de instituições e associações, formadores de opinião, universitários, professores e todos aqueles interessados pelo bem comum.

O evento será transmitindo pela Internet, em tempo real, e em unidades anexas, como auditórios de universidades e outros pontos ainda em definição, utilizando recursos multimídia, rádio e TV.

PROGRAMAÇÃO:

16h às 16h30 – Credenciamento

16h30 às 16h45 – Abertura
* Álvaro Cysneiros (Diretor Regional TOTVS Rio de Janeiro e Coordenador do movimento NCV)
* André Moragas (Diretor de Relações Institucionais da Ampla)

16h45 às 17h15 – Lançamento do Niterói como Vamos
* Álvaro Cysneiros

17h15 às 18h15 – Primeira mesa
Tema: Democracia Participativa
* Palestrante: Bernardo Toro
* Mediadora: Sônia Araripe

18h15 às 19h30 – Segunda mesa
Temas: “O papel da juventude”, “O controle cidadão”, “O papel das empresas” e “Sustentabilidade”
* Palestrantes: Thereza Lobo e Patrícia Ashley
* Mediadora: Sônia Araripe

19h30 às 20h – Painel de perguntas

20h às 20h10 – Considerações finais

20h10 às 21h – Coquetel de relacionamento

Serviço: Seminário “Cidades Sustentáveis: Sociedade, Mobilização e Cidadania”
Lançamento do Movimento Niterói Como Vamos

Data: 24 de março de 2011
Horário: Das 16h30 às 21h
Local: Auditório da AMPLA - Praça Leoni Ramos, nº 1, São Domingos, Niterói, RJ
Entrada gratuita – Vagas limitadas
Inscrições e informações pelo site http://niteroicomovamos.net ou pelo telefone 0800-282-7755. (Quem não puder comparecer, poderá se inscrever e participar ao vivo pelo website do Niterói Como Vamos Internet)

NELTUR

Rio de Janeiro pode virar Patrimônio Mundial da Humanidade no ano que vem

Rio de Janeiro - Dona de cartões-postais conhecidos internacionalmente, como o Pão de Açúcar e o Corcovado, a cidade do Rio de Janeiro pode ser reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade, na categoria de paisagem cultural, no ano que vem. O dossiê com a candidatura foi encaminhado, no fim de janeiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura, e a proposta será analisada durante a 36ª Sessão do Centro do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), marcada para 2012.

De acordo com o superintendente do Iphan no Rio de Janeiro, Carlos Fernando Andrade, a candidatura da cidade está pautada na relação entre o homem e a natureza. Ele destacou que, se aprovado, o Rio será a primeira paisagem cultural urbana na lista da Unesco. O conceito de paisagem cultural foi adotado pela organização em 1992.

“Para nós, é uma chancela importante, porque é um reconhecimento de que uma cidade pode conciliar natureza, cultura, sítio natural e sítio urbano com o patrimônio cultural. É a primeira vez que uma cidade se candidata nessa categoria. Os outros lugares que já foram reconhecidos são ligados a áreas rurais, a sistemas agrícolas tradicionais, a jardins históricos e a outros locais de cunho simbólico ou religioso”, explicou.

A elaboração do dossiê de candidatura do Rio foi coordenada pelo Iphan e contou com a participação de outras entidades, como o Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac), e a prefeitura do Rio.

Em uma lista de 911 bens culturais e naturais reconhecidos pela Unesco, 18 estão no Brasil. Entre os bens naturais estão o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná (1986); o Pantanal Mato-Grossense, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (2000); e o Parque Nacional de Fernando de Noronha (2001). Entre os culturais estão o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto, em Minas Gerais (1980); o Centro Histórico de Olinda, em Pernambuco (1982); e as Ruínas de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul (1983).

Segundo informações do Iphan, o 18º bem brasileiro foi reconhecido pela Unesco no ano passado, durante a 34ª Sessão do Patrimônio Mundial, em Brasília. É a Praça de São Francisco em São Cristóvão, Sergipe.

Um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor, no Morro do Corcovado, também foi eleito, em 2007, uma das novas sete maravilhas do mundo. A lista foi idealizada pela organização suíça New Open World Corporation e a seleção, feita mundialmente por votos pela internet e por meio de ligações telefônicas. Na lista também estão a Grande Muralha, na China, as Ruínas de Petra, na Jordânia, e o Coliseu de Roma, na Itália.

Agência Brasil

Cinemas populares se proliferam e se consolidam no Rio

Rio – A sala, num shopping em Guadalupe, zona norte do Rio de Janeiro, é pequena, com lugar para 73 pessoas. Mas, nem por isso simples: há equipamentos de última geração, poltronas ergonômicas e duas fileiras equipadas com assentos especiais para obesos. O preço: R$ 6 a entrada inteira e R$ 3 a meia. Criado há 11 anos, o Ponto Cine, idealizado por Adailton Medeiros, tinha como principal objetivo levar cinema de arte onde não havia, por preço popular, a um dos bairros da cidade com menor índice de desenvolvimento humano, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O objetivo foi alcançado, o projeto cresceu, ganhou prêmios Brasil afora e hoje é o maior exibidor de filmes brasileiros. Também foi o primeiro Cinema da América Latina a ter o selo Carbon Free. Adailton explicou que o espaço, que inclui uma biblioteca e também serve de local para discussões e reflexões sobre cinema e arte com atores e diretores, acabou se mostrando um sucesso de público.

“Nosso público é de pessoas que fazem parte desta cidade, que queriam mas que não tinham condições de usufruir dos bens culturais produzidos aqui. E o Ponto Cine acabou sendo um sucesso. Hoje, a bilheteria e a bombonière sustentam o cinema e em cinco anos o cinema se pagou” .

Iniciativas similares surgiram e estão se consolidando em comunidades cariocas carentes de cultura e lazer. Algumas eram antes redutos de criminosos e hoje estão pacificadas. É o caso do Complexo do Alemão, na zona norte, recente palco de uma batalha entre traficantes e policiais mostrada pela televisão, que hoje tem um cinema Multiplex, com ingressos subsidiados pela prefeitura, filmes de grande bilheteria por R$ 8 a inteira e R$ 4 para moradores, estudantes e idosos — menos da metade do que é cobrado nos demais cinemas cariocas.

No subúrbio de Sulacap, o projeto Cine 10 inaugurou cinco salas populares em outubro passado num supermercado, com recursos da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O empresário Adhemar de Oliveira, responsável pelo projeto Cine 10, acredita que o quadro macroeconômico favoreceu o surgimento de uma nova classe média brasileira e a criação de novos formatos de cinema para despertar o interesse de novos consumidores. No entanto, ele afirmou que os financiamentos públicos são fundamentais para disseminar esse tipo de cinema voltado para a nova classe média.

“O custo dos equipamentos para montar um cinema é o mesmo, seja na periferia ou no shopping mais sofisticado, para fazer uma coisa de qualidade. Ora, mas os preços finais são diferenciados. Com o Programa Cinema Perto de Você, implementado pela Ancine e que o BNDES está colocando em prática, você tem condições de financiamento melhores para regiões que precisam desse fim”, explicou o empresário, que tem planos de criar mais 200 salas com esse perfil nos próximos anos.

Ponto Cine também tem planos de extensão, com o apoio do BNDES, para criação de salas no interior do estado e subúrbios da região metropolitana do Rio. Tão importante quanto inaugurar salas de cinema populares, segundo Adailton, é investir na formação de público nas escolas . “A gente fala muito de formação de plateia, mas é muito difícil esse trabalho e deve-se começar pelas crianças, por meio da educação, para a democratização do acesso ao cinema”.

O Ponto Cine desenvolve o projeto Rede Limpa de Exibição, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, com alunos de escolas do interior do Rio, para exibição de cinema e criação de cineclube nas escolas.

Agência Brasil

domingo, 20 de março de 2011

Obama cita Brasil como exemplo de democracia e diz que países são soberanos



Brasília – No momento em que uma coalizão internacional lança mísseis sobre a Líbia, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje (20), em discurso no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que os países são soberanos e não podem sofrer intervenções. Ele defendeu a democracia como princípio e direito de todos os cidadãos do mundo. Obama mencionou vários aspectos da cultura brasileira e o Brasil como exemplo de democracia consolidada.

“Nenhuma nação poderá se impor sobre outra nação”, afirmou Obama, sendo aplaudido pela plateia. “Onde a luz da liberdade estiver acesa, o mundo estará mais iluminado, este é o exemplo do Brasil”, disse ele. “A democracia é a maior parceira do progresso humano. A democracia oferece oportunidades para que todos os cidadãos sejam tratados com respeito”, acrescentou.

Em seguida, o presidente reiterou que os Estados Unidos têm condições de falar sobre as conquistas a partir da consolidação dos sistemas democráticos. “Sabemos, por meio da nossa experiência nos Estados Unidos, que é importante trabalhar juntos até mesmo quando discordamos. Pode ser que o nosso modo de trabalhar seja lento e meio devagar, meio bagunçado, mas é preciso.”

Obama citou as manifestações populares nos países muçulmamos a partir da Tunísia, em janeiro, e que se estenderam para o Egito, a Líbia, o Iêmen, a Síria e outros locais do Oriente Médio e do Norte da África. “Hoje, vemos uma revolução, baseada na Tunísia, por anseio pela dignidade humana. Homens, mulheres, dando-se o direito de determinar o próprio futuro”, disse ele.

No discurso de pouco mais de 15 minutos, com o texto improvisado, o presidente citou o escritor Paulo Coelho. “Como diz o Paulo Coelho, com a força da nossa vontade e amor, podemos mudar”, afirmou, arrancando aplausos entusiasmados da plateia.

De manhã, Obama pretendia visitar o Cristo Redentor. Iinformações não confirmadas oficialmente indicam que ele adiou o passeio para o fim da tarde porque estava coordenando uma reunião vinculada ao Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre o agravamento da crise na Líbia.

A área em volta do local onde Obama esteve foi cercada por um forte esquema de segurança com soldados do Exército, que afastavam a população em um raio de cerca de 200 metros do Theatro Municipal. O discurso não foi transmitido em telões na Cinelândia, como inicialmente havia sido divulgado.

Aproximadamente 2,5 mil pessoas foram convidadas para acompanhar o discurso. Representantes de associações, entidades, organizações não govenamentais, além de políticos, empresários e artistas receberam convite. Na rede social Twitter, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) afirmou que todos foram orientados a desligar os aparelhos celulares.

Agência Brasil

FHC defende relação civilizada entre os ex-presidentes da República e a atual chefe de Estado

Brasília - Convidado pelo governo brasileiro para a recepção oferecida ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no Palácio Itamaraty, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem (19) que deve existir uma relação civilizada entre os ex-presidentes da República e o atual chefe de Estado. “Temos que ter uma relação. Não é necessário tratar um como Deus e outro como demônio. Aí não dá”, afirmou.

Fernando Henrique considerou uma “gentileza” o convite feito a ele pela presidenta Dilma Rousseff para participar da cerimônia de recepção a Obama no Palácio Itamaraty. "Em matéria de Estado, quando está representando o país, não cabem divisões partidárias. A presidente Dilma demonstrou que tem compreensão correta dessa matéria", disse.

O ex-presidente disse que Dilma deve manter a firmeza no pleito para o Brasil ter assento permanente no Conselho de Segurança das Organizações das Nações Unidas (ONU). "O discurso de interesse do Brasil tem que ser duro, tem que dizer as verdades como são, quais são os nossos interesses".

Bem-humorado, Fernando Henrique brincou com as diferenças de estilo entre Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "É que o Lula é meu amigo de tantos anos atrás e achou que não era necessário", disse. "O Lula, quando eu era presidente, esteve comigo muitas vezes", afirmou ele, encerrando o assunto.

Agência Brasil

Obama autoriza, no Brasil, uso da força militar contra Khadafi

Brasília – Forças dos Estados Unidos e de mais quatro países iniciaram ataques contra as tropas do líder líbio Muammar Khadafi, segundo informou o presidente Barack Obama, em um comunicado a jornalistas norte-americanos que acompanham a visita dele ao Brasil. A força de coalizão é formada por Inglaterra, França, Itália e Canadá, além dos EUA.

De acordo com Obama, o uso da força não era a primeira opção dos norte-americanos. Porém, ele lembrou que a comunidade internacional deu um prazo para Khadafi cessar fogo contra os insurgentes. Segundo Obama, o ultimato foi ignorado pelo líder líbio. O presidente afirmou que ação militar é para defender o povo líbio dos ataques das forças de Khadafio e, também, os interesses dos Estados Unidos e dos países da coalizão.

“Estamos respondendo aos pedidos do povo e reagindo contra uma ameaça ao mundo e aos Estados Unidos”, afirmou Obama em comunicado gravado em Brasília e transmitido pelas redes de televisão dos Estados Unidos. "Tenho consciência dos riscos de uma ação militar. Quero que o povo americano saiba que o uso da força não foi nossa primeira opção".

Obama informou que soldados americanos não serão usados para combates em terra. As ações militares estão concetradas em ataques aéreos e de navios de guerra, com o objetivo de gatrantir a zona de exclusão aérea aprovada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas na última quinta-feira (17) e proteger a população civil de ataques das forças leais ao governante líbio.

Mais cedo, o Ministério da Defesa da França informou que caças franceses atacaram veículos militares líbio.

Agência Brasil

sexta-feira, 18 de março de 2011

Dia Mundial da Água será celebrado com shows e atividades educativas em Niterói



As comemorações pelo Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, começam no dia 20, domingo, em Niterói, com o evento “Água para vida, Água para todos”, que acontece gratuitamente na Praia de Icaraí. No dia 22, terça-feira, a data será festejada com atividades educativas no Parque das Águas.

Com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância da utilização racional dos recursos hídricos, o evento de domingo, que está previsto para começar às 18h30, contará com a peça infantil “O SOS da água”, com participação especial do ator-mirim Cadu Paschoal, da novela Araguaia. Em seguida acontecerá uma apresentação do Coral Princesas de Petrópolis e do cantor Guilherme Arantes.

Na terça-feira, o evento será realizado no Parque Municipal Eduardo Travassos – o Parque das Águas –, localizado no Centro de Niterói, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Na ocasião ocorrerão palestras, oficinas e exposição de fotos. A empresa Águas de Niterói realizará uma palestra sobre a importância da água no planeta e o trabalho realizado pela concessionária no município.

A Fundação Municipal de Educação levará ao Parque os alunos do Ensino Fundamental II (do sexto ao nono ano). Serão três turmas de 30 a 35 alunos por turno, totalizando aproximadamente 200 crianças durante todo o dia.

O evento na Praia de Icaraí é uma parceria da Águas de Niterói com a Neltur, Fundação de Arte de Niterói (FAN) e a Prefeitura de Niterói. Já as atividades de terça-feira, promovidas pela concessionária, foram idealizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.

Dia Mundial da Água

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas em 22 de março de 1992, mesma data que a organização divulgou a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, texto que apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governos para a questão da água.

NELTUR

Obras na Igreja da Boa Viagem começam em 30 dias





Uma boa notícia para a Boa Viagem. A histórica igreja dedicada à Nossa Senhora, construída em 1650 e tombada em 1938, começa a receber reparos emergenciais em até 30 dias. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já conta com R$ 380 mil para os serviços de escora e recuperação de telhado. Apesar das obras emergenciais, ainda não há previsão de restauro e reabertura do espaço.

“A repercussão na mídia na última semana foi importante para alertar sobre a seriedade do caso e também do nosso trabalho. Ainda não temos o orçamento deste ano, mas uma rubrica emergencial foi feita especificamente para o trabalho na igreja. As obras devem começar no próximo mês. Estou realmente feliz por conseguir isto e agora é torcer para fechar a licitação rapidamente”, explicou Carlos Fernando Andrade, superintendente do Iphan Rio.

Uma restauração completa da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem e do restante do conjunto arquitetônico da ilha, no entanto, ainda não é palpável. Dependeria de investimento externo, uma vez que o orçamento anual do instituto, de cerca de R$ 3 milhões, não comportaria a obra. Para o Iphan, a saída seria a União dos Escoteiros do Brasil (UEB), que detém a guarda da ilha, elaborar um projeto e conseguir aprova-lo para a Lei Rouanet, de incentivos fiscais.

A verba que acaba de ser liberada para o orçamento do instituto será empregada na recuperação total dos telhados, escoramentos estruturais, reparos na torre sineira e no reboco e também revisão das instalações elétricas. Estes problemas foram selecionados por oferecerem risco de agravamento no estado do monumento.

O FLUMINENSE

quinta-feira, 17 de março de 2011

França indicia Airbus por acidente no voo da Air France












A fabricante de aviões Airbus foi indiciada nesta quinta-feira por homicídio culposo nas investigações da Justiça francesa sobre o acidente com o voo AF 447 da Air France, que caiu em 2009 sobre o Atlântico.

O avião, com 228 pessoas a bordo, desapareceu após decolar do Rio de Janeiro com destino a Paris em 31 de maio daquele ano.

"Confirmo que a Airbus foi indiciada. Desaprovamos essa decisão, que consideramos precipitada", disse o presidente-executivo da Airbus, Thomas Enders, após deixar o gabinete da juíza Sylvie Zimmerman, responsável pelas investigações.

"Nós continuaremos, no entanto, a cooperar com as investigações e com a nova fase de buscas", ressaltou Enders. "Estamos convencidos de que apenas as caixas-pretas permitirão reconstituir o que realmente aconteceu com esse trágico AF 447."

Nesta sexta-feira, será a vez dos representantes da Air France serem convocados pela juíza. A imprensa francesa especula que a companhia aérea também será indiciada.

Processo

Os peritos da Justiça francesa questionam a demora da Airbus e da Air France em reagir a outros incidentes ocorridos antes da catástrofe do voo AF 447 com sensores de velocidade dos aviões, os chamados tubos de Pitot.

A decisão de indiciar a fabricante de aviões ocorre poucos dias antes do lançamento da quarta fase de buscas dos destroços do avião da Air France, que deverá ser lançada no Porto de Suape, em Pernambuco, no dia 21 deste mês, em uma nova área de 10 mil quilômetros quadrados.

Na França, a lei chamada Perben, de 2006, permite que pessoas jurídicas sejam processadas penalmente.

Segundo a lei, a empresa condenada pela Justiça pode sofrer multas e sanções financeiras de até 1 milhão de euros e ter até suas atividades encerradas pela Justiça.

Nessa investigação judicial do acidente do avião da Air France, estima-se que, se a responsabilidade das empresas for confirmada pela Justiça francesa, a decisão irá influenciar as ações cíveis de indenizações dos familiares das vítimas.

As investigações na Justiça ocorrem paralelamente às realizadas pelo BEA (“Escritório de Investigações e Análises”, na sigla em francês), órgão ligado ao Ministério dos Transportes e responsável por apurar as causas do acidente.

BBC BRASIL

Bagueira deseja que planejem o carnaval 2012

Ao receber em seu gabinete o presidente da escola de samba campeã do Carnaval de Niterói em 2011, Sabiá, Jhonatan Anjos, o presidente da câmara de vereadores, Paulo Bagueira disse que vai se reunir com os dirigentes das escolas e blocos carnavalescos da cidade, ainda no mês de março, para incentiva-los a já iniciar os preparativos para o Carnaval de 2012.

"É importante que as agremiações se organizem para captar patrocínio, até mesmo atravez de lei de incentivo fiscal como a rouanet. O Carnaval de Niterói vem se fortalecendo a cada ano e acho que as escolas estão preparadas pra isso." Disse Bagueira.

Ele fez questão de parabenizar o belo trabalho realizado pela diretoria da Sabiá que tem 73 anos de fundação e havia 53 anos sem ganhar um titulo no Grupo Principal de Niterói, a escola levou 700 componentes para avenida. O presidente Jhonatan Anjos concorda com os argumentos de Bagueira.

"Nós pretendemos sair na frente e começar desde agora a preparar o Carnaval de 2012. A nossa vitoria foi o resgate cultural da comunidade da Vila Ipiranga, no Fonseca, onde estamos localizados. Recebi varias manifestações de apreço de fundadores da escola emocionados com a conquista." Disse ele.

Camilo Borges - Repórter e apresentador

Cientistas desvendam origem de espécie de frango mutante com pescoço de peru



A galinha-da-transilvânia, um tipo de galinha com pescoço pelado como o de um peru,
deve sua aparência peculiar a uma mutação genética complexa, segundo pesquisadores do Instituto Roslin, da Universidade de Edimburgo, na Escócia.

Os cientistas descobriram que os efeitos da mutação genética são exacerbados por uma substância derivada da vitamina A que é produzida em volta do pescoço da ave e que combinada à proteína BMP-12 na pele suprime o crescimento de penas, levando a galinha a ter o pescoço pelado.

A equipe de pesquisadores diz que a descoberta pode ajudar na produção de frango em países quentes porque galinhas com pescoço pelado são mais bem equipadas para aguentar o calor.

A pesquisa também ajuda a explicar como pássaros, como os abutres, por exemplo, evoluíram para sua aparência atual devido ao metabolismo diferenciado da vitamina A na pele de seus pescoços.

Os cientistas da Universidade de Edimburgo analisaram amostras de DNA de aves do México, França e Hungria para encontrar a mutação genética. Amostras de pele de embriões de galinhas também foram analisadas usando modelos matemáticos complexos.

As galinhas-da-transilvânia existem há centenas de anos e seriam originárias do norte da Romênia. O estudo, publicado pela Public Library of Science (PLoS), foi financiado pelo Conselho de Pesquisa em Biotecnologia e Ciências Biológicas.

BBC BRASIL

Diretor da Aiea confirma danos em três reatores de usina japonesa

O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica da ONU (Aiea), Yukiya Amano, confirmou nesta quarta-feira (16) que três reatores da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, na província japonesa de Fukushima (Leste do país), foram danificados pelas consecutivas explosões após o terremoto que atingiu o país.

O tremor de magnitude 9 e o tsunami que se seguiu a ele na sexta-feira (11) provocaram panes no sistema de resfriamento dos reatores e aumentaram o risco de vazamentos de radiação.

"A situação na Usina de Fukushima Daiichi é muito grave. Danos nos núcleos de três unidades, os reatores número 1, número 2 e número 3, foram confirmados. Mas não houve mudanças significativas desde ontem (terça-feira, 15). Os núcleos permanecem cobertos”, disse Amano em uma coletiva.

“Não sabemos a situação exata nos recipientes dos reatores, mas a pressão de dentro se mantém acima da pressão atmosférica. Isso sugere que eles permanecem praticamente intactos."

O diretor da Aiea informou ainda que irá ao Japão pessoalmente nesta quinta-feira (17) e que, no momento, ainda não é possível dizer que a situação nuclear esteja fora de controle no país – como disse na terça-feira (15) o comissário de Energia da União Europeia, Günther Oettinger.

Em pronunciamento para um comitê do Parlamento Europeu, Oettinger alertou para o fato de que "nas próximas horas, podem acontecer novos eventos catastróficos que poderiam ameaçar as vidas das pessoas" no Japão.

Também nesta quarta-feira (16), o secretário de energia dos Estados Unidos, Steven Chu, disse que a situação em Daiichi parecia mais séria do que o derretimento do núcleo de um dos reatores da usina de Three Mile Island, no estado americano da Pensilvânia, em 1979.

Por causa de um problema no sistema de resfriamento, o núcleo da usina americana derreteu, mas o vazamento de pequenas quantidades de radiação não foi prejudicial aos moradores da região.

O Pentágono disse que está distribuindo pastilhas de iodeto de potássio aos soldados em suas bases militares no Japão, como medida de prevenção contra os efeitos da exposição ao material radioativo na região.

Da BBC Brasil

quarta-feira, 16 de março de 2011

O carnaval esquecido

Ao participar da comissão de jurados, no desfile de 1976 realizado na via hoje ladeada pela Praça Niemeyer e por um supermercado, o saudoso escritor baiano, Jorge Amado, definiu o carnaval de Niterói como o segundo melhor do Brasil.

Na época não haviam sambódromos e esta “A Tribuna” lançou a idéia da sua criação, com o nome de Sambópolis, apontando as suas vantagens, inclusive com o fim de montagem e desmontagem de equipamentos e o surgimento de uma área permanente para desfiles que não afetassem o tráfego na cidade.

O melhor desfile ocorreu quando presidia a antiga Enitur, o empresário Mário Rosenwjag, na gestão Moreira Franco (1976/82). Seu sucessor, Waldenir Bragança, que construiu a Vila Olímpica, prometeu a A TRIBUNA que construiria um molde de arquibancada a cada ano. Depois veio Jorge Roberto que prometeu idealizar um sistema de arquibancadas útil para os desfiles e as competições na Vila Olimpica. Este, porém, substituiu a Vila Olímpica pela Praça Niemeyer e em 1995 acabou com os desfiles das nossas escolas de samba.

O Rio de Janeiro adotou a idéia, logo copiada por outras grandes cidades.
Cidade berço do criador da primeira escola de samba do Brasil, Ismael Silva, Niterói não enterrou o seu carnaval, que saiu do estado de coma pela ação de outro ícone do samba, Ito Machado, com outros valorosos sambistas não seduzidos pelo brilho dos desfiles no Rio.

A Escola de Samba Sabiá, que chegou a ficar inativa, ressurgiu em 2009 pela ação do neto do seu ex-presidente e este ano, com muita garra, sagrou-se campeã no restrito desfile de 500 metros da rua da Conceição.

Campeão aos 23 anos de idade, Jhonatan Anjos, dividiu a sua euforia com a responsabilidade de cobrar empenho para devolver a Niterói o brilho que deve refletir no mundo do samba. Ele enfrentou problemas piores que as escolas cariocas vitimadas por incêndio. Com uma verba inferior à destinada às niteroienses que fizeram a festa no Rio e recebida em cima da hora, a escola só teve duas semanas para preparar o seu desfile.

As escolas daqui não contam com barracões para a produção dos seus carros alegóricos e produção de fantasias. O Rio tem a “Cidade do Samba”.

Mais do que a conquista do título, o presidente da “Sabiá” considera importante que “acima de qualquer retorno financeiro (as vencedoras,em Niterói, não recebem prêmios) tem, de haver o resgate da cultura e da cidadania” A Sabiá reune a juventude e a velha guarda da Vila Ipitanga, desempenhando uma missão social relevante.

EDITORIAL A TRIBUNA

terça-feira, 15 de março de 2011

PRESIDENTE DA ESCOLA CAMPEÃ CRITICA INFRAESTRUTURA

Quase uma semana depois do GRCES Sabiá conquistar o título deste ano do carnaval de Niterói, o sorriso do presidente Jhonatan Anjos, 23, ainda continua estampado. Mas, apesar do clima de comemoração, foram muitos os problemas enfrentados até o desfile pelos componentes da escola.

“O atraso no pagamento da verba atrapalhou completamente nosso planejamento, nosso maior desafio foi construir um carnaval em duas semanas. O resultado foi a execução do plano C, já que o plano A e o B não foram possíveis. Acima de qualquer retorno financeiro, tem que haver o resgate da cultura e da cidadania, investir na logística. Não existe galpão para guardar os carros alegóricos, carnaval não é só na avenida, é no ano inteiro”, falou o mais jovem presidente de escola de samba do Rio de Janeiro.

Apesar da melhora do carnaval na cidade, é nítido os problema estruturais da festa, de acordo com Jhonatan. A seu ver, o carnaval e as escolas são instrumentos de educação social, ma ainda esbarram em graves problemas de infraestrutura para organizar seus desfiles.

“O carnaval está crescendo na cidade e o niteroiense gosta de carnaval. O que falta é a Prefeitura investir em infraestrutura. Niterói só é conhecida pelo Caminho Niemeyer, que eu sou fã, mas é importante e necessário que o município comece a investir em cultura popular. A maioria das escolas de samba vêm da favela, e o carnaval é um momento de cantar seus anseios, suas alegrias e sofrimentos. Estou há três anos à frente da Sabiá e a minha bateria é composta por jovens da comunidade de 12 a 14 anos. Estes meninos poderiam estar em outro lugar fazendo coisas erradas, mas se dedicam ao carnaval”, explica ele.

A Rua da Conceição foi palco para o desfile vencedor da Sabiá, que contou com 650 componentes, 80 ritmistas na bateria, 50 integrantes na ala das crianças, 25 na ala da velha guarda e o restante das 495 pessoas ficou nas alas da comunidade. A escola não ganhava o carnaval há 53 anos, e para acabar com esse jejum, levou quatro carros alegóricos.

“Os carros alegóricos, juntos, mediam 28 metros. Sendo que dois utilizavam efeitos especiais. O primeiro jogava fumaça e o último lançava uma chuva de prata. Nossa intenção era abrir e encerrar o desfile de maneira espetacular”, disse o presidente da escola de samba da comunidade da Vila Ipiranga.

O enredo “Quem não se comunica se trumbica” descreve a importância e a história da comunicação e homenageia o “velho guerreiro”, Chacrinha. A ideia do enredo foi do próprio presidente.

Passei para a comissão de carnaval, para meu carnavalesco Eduardo Guimarães, e planejamos como seria abordado o tema. Nossa intenção foi de brincar com o povo mostrando a importância da comunicação, como o Braille (comunicação para deficientes visuais), comunicação por sinais (deficientes auditivos e mudos). Estou no meu terceiro ano como presidente e dedico todo meu tempo para a escola. Perdi o emprego no início do ano para colocar este carnaval na rua. A comunidade toda trabalhou muito”, revelou Jhonatan Anjos.

Escola de samba mais antiga da cidade

A Sabiá é a escola mais antiga de Niterói, com 72 anos de existência. Essa tradição da escola da Vila Ipiranga vai além do carnaval e passa por laços familiares.

“Sou nascido e criado na Vila Ipiranga, e meu avô foi o último presidente da escola. O carnaval em Niterói acabou, mas a Sabiá não. Em 2005, voltou a ter a festa na cidade, só que na Avenida Amaral Peixoto. Nunca pensei em ser presidente, mas em 2008 achei um álbum antigo de fotos da escola com meu avô e então decidi procurar a União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (UESBCN). Em 2009 a Sabiá voltou e ficamos em quinto lugar. E este ano conseguimos o título”, disse.

Logo após a vitória, a GRCES Sabiá traça o planejamento para o próximo carnaval.
“Depois do desfile as pessoas nas ruas nos cumprimentavam, os sites de samba elogiavam e o resultado refletiu-se na apuração final. Eu faço um carnaval pensando no outro, já está definido o enredo do próximo ano. Será um tema histórico e inédito em Niterói e na Sapucaí”, afirmou Jhonatan Anjos.

Além de distribuir a verba mínima, este ano as escolas vencedoras não foram premiadas. A Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) foi procurada mas até o fechamento dessa matéria não retornou as ligações.

A Tribuna

domingo, 13 de março de 2011

Japonês sobrevive dois dias no mar agarrado em pedaço de telhado













Um homem de 60 anos foi socorrido neste domingo (13) a 15 km da costa nordeste do Japão, depois de ter permanecido por dois dias agarrado a um pedaço do telhado de sua casa, arrastada pelo tsunami, informou o Ministério da Defesa.

Hiromitsu Shinkawa foi resgatado por um destróier da marinha japonesa em alto mar, em frente ao litoral de Fukushima às 12h40 locais, informou o ministério. Ele foi levado de helicóptero ao hospital e "passa bem".

Segundo a agência de notícias Jiji, Hiromitsu, morador da cidade de Minamisoma, contou que "começou a correr quando ouviu o alerta de tsunami", mas "voltou para para recuperar algo em casa e foi levado pelas águas".

AFP

sexta-feira, 11 de março de 2011

Sabiá é campeã do Carnaval em Niterói

Fundada em 1938, agemiação consegue primeiro título após revitalizção dos desfiles

A Sabiá é a campeã do Carnaval de Niterói. Uma das mais velhas escolas em atividade, fundada em 1938, a verde e branca da Vila Ipiranga, no Fonseca, Zona Norte da cidade, fez o melhor desfile na noite de tertça-feira de Carnaval e foi considerada pelos jurados a melhor entre as sete escolas do Grupo Principal na cidade. A Souza Soares foi rebaixada para o Grupo de Acesso, que teve a Cacique da São José como campeã.

"Essa é a vitória do trabalho de toda uma comunidade. É o reconhecimento de um ano de trabalho feito com muita dificuldade e sofrimento", afirmou o presidente Jhonatan dos Anjos, após a apuração, realizada no ginásio do Clube Canto do Rio, no Centro de Niterói. A Sabiá levou para a Avenida um enredo sobre a Comunicação, tendo o velho guerreiro "Chacrinha" como um dos homenageados. Na apresentação na arena de desfiles na Rua da Conceição, no Centro da cidade, a escola levou mais de 500 componentes, carros alegóricos e fantasias bens acabados, que acabaram sendo fundamentais na decisão dos jurados.

Entre a escolas do Grupo de Acesso, a vitória mais emocionante foi a da Cacique da São José, no Viçoso Jardim, que teve pelo menos duas pessoas mortas, dezenas de desabrigados e perdeu a sede nos temporais de abril do ano pasado. Desfilando com um enredo que falava justamente sobre a força das águas, a escola surpreendeu e arrebatou o público. Além dela, a Região Oceânica foi vice-campeã e agora vai disputar uma vaga no Grupo Especial. Balanço do Fonseca e Unidos de Piratininga foram as piores colocadas e se juntam aos Blocos do Primeiro Grupo.

Mostrando um dos mais belos desfiles na Rua da Conceição, o Araribloco sagrou-se campeão e vai para o Grupo de Acesso, junto com o Mag Bloco. Grilo da Fonte e Ferimento Leve foram as piores colocadas e vão integrar os blocos de Segundo Grupo, dando vagas aos campeões Galo de Ouro e Unidos do Castro. No Segndo Grupo, A Comunidade Verde e branca e Unidos de Jurujuba foram os piores colocados e vão integrar o grupo de Blocos de Embalo, que teve três "promoções": Experimenta, Amigos da Ciclovia.

Grupo Principal de Niterói terá oito escolas de samba. Por isso, apenas a Souza Soares desce para o Grupo de Acesso. O presidente da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn), Ito Mahcado, se mostrou satisfeito com a evolução dos desfiles. "A cada anos, as escolas da cidade mostram que estamos no caminho certo por carnavais mais espressivos, com desfiles de qualidade e boas acomodações para o público. É chegada a hora de voltarmos para a AVenida Amaral Peixoto", afirmou.

O resultado final em Escolas de Samba do Grupo Principal:

1º - G.R.E.S. Sabiá (Campeã)
2º - G.R.E.S. Folia da Viradouro (vice)
3º - G.R.E.S Inocentes de Maricá
4º - G.R.E.S. Independente do Boaçu
5º - G.R.E.S. Grupo dos 15
6º - G.R.E.S. Mocidade Independente de Icaraí
7º - G.R.E.S. Souza Soares (Vai para o 2º grupo das escolas)

O resultado final em Escolas de Samba do Grupo de acesso:

1º - G.R.E.S. Cacique de São José (vai para o 1º grupo das escolas)
2º - G.R.E.S. Unidos da Região Oceânica (vai para o 1º grupo das escolas)
3º - G.R.E.S. União da Engenhoca
4º - G.R.E.S. Unidos do Sacramento
5º - G.R.E.S. Ta Mole Mas é Meu
6º - G.R.E.S O Bem Amado
7º - G.R.E.S Garra de Ouro
8º - G.R.E.S Bafo do Tigre
9º - G.R.E.S Balanço do Fonseca (Vai para o Grupo 1 de Blocos)
10º - Unidos de Piratininga (Vai para o Grupo 1 de Blocos)

O resultado final de Blocos do Grupo 1:

1º - Araribloco (Vai para o 2º grupo das escolas)
2º - Magbloco (Vai para o 2º grupo das escolas)
3º - Banda Batistão
4º - Ferimento Leve (Desce para o Grupo 2)
5º - Grilo da Fonte (Desce para o Grupo 2)

O resultado final de Blocos do Grupo 2:

1º - Galo de Ouro (Sobe para o grupo 1)
2º - Unidos do Castro (Sobe para o grupo 1)
3º - Fora de Casa
4º - Tá Rindo Por que?
5º - Se não Aguenta Por que Veio?
6º - Comunidade Verde e Branca (Cai para Bloco de Embalo)
7º - Unidos de Jurujuba (Cai para Bloco de Embalo)

Blocos de Embalo que sobem para o Grupo 2 de Blocos:

- Experimenta da Ilha da Conceição
- Amigos da Ciclovia de Piratininga
- Alegria da Zona Norte

Sérgio Soares
Diretor de Comunicação da Uesbcn