quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

ALERJ FAZ CAMPANHA ALERTANDO PARA O RISCO DA COMBINAÇÃO ÁLCOOL/DIREÇÃO‏

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o guia online de lazer e diversão do Rio Show, do portal do jornal O Globo, promove uma campanha publicitária de conscientização tendo como público-alvo os motoristas que estão à procura de bares e restaurantes pela capital fluminense. Na ação, todo usuário do portal que for pesquisar por um trajeto até um bar ou restaurante da cidade será informado, através de pop up, que "quando você bebe e dirige pode acabar em outro destino". Alem da frase de impacto, o mapa, apresentado pelo Google Maps, mostra ainda uma pequena arvore ilustrativa no meio do trajeto que você precisa fazer para chegar ao destino sugerido. A campanha foi desenvolvida pela Agência Staff e ficará no ar até o dia dez de fevereiro.

Paulo Castro, sócio-diretor de criação da agência, revela que pesquisas mostram que o público jovem, principal foco da iniciativa, reage melhor a peças leves e bem-humoradas, como a criada para a Alerj. "O governo do estado faz uma comunicação muito eficaz tanto nos veículos de massa quanto na presença na rua. Não tem um morador do Rio de Janeiro que não saiba o que é e não respeite a Operação Lei Seca. Pensamos que essa seria uma forma bacana de fazer uma campanha por ser uma ideia inédita no mundo. Nunca foi feita uma ação para atingir esse público que procura um lugar na internet. Acho que, dessa forma, a Alerj e a agência contribuem com esta comunicação, atuando em um somatório de forças", afirmou Castro.

A recepção e fixação da mensagem nos usuários atingidos têm sido “muito boa”, segundo Paulo, e já rendeu ao executivo elogios sobre a capacidade de encontrar uma nova mídia dentro de dois portais de massa. Paulo afirma que, apesar de ser uma casa de leis, a Assembleia tem investido muito em campanhas de conscientização para temas em voga na sociedade, com peças publicitárias contra o tabagismo, de combate à dengue e prevenção à Aids, entre outras questões, e enxerga a Operação Lei Seca como um pilar fundamental de educação a ser trabalhado.

"Todo mundo fez questão de viabilizar tudo, praticando os preços mais comerciais possíveis. Publicitários sempre trabalham com marcas, e a Operação Lei Seca é uma marca muito forte. Se fosse um produto, com certeza estaria entre as marcas de maior credibilidade no Rio de Janeiro. Funciona muito bem, você não escuta nada de ruim sobre a operação. Eu tenho um filho que daqui a pouco vai começar a dirigir e agradeço muito por saber que a operação está nas ruas. Quando o Google e O Globo se dispõem a fazer de tudo e atuar de uma forma muito parceira para participar de uma ação como essa, isso reflete o quão valiosa é a marca", concluiu.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Câmara de Vereadores de Niterói‏ divulga nota à população

A Câmara de Vereadores de Niterói comunicou que a ação policial realizada na manhã desta terça (29), para cumprimento de mandado judicial de busca e apreensão foi realizada exclusivamente no Gabinete do Vereador Carlos Macedo (PRP), não ocorrendo em nenhum outro setor administrativo ou nos gabinetes dos demais vereadores.

Logo que foi informado da ação, o Presidente da Câmara, Paulo Bagueira (PPS) se reuniu com outros vereadores e decidiu solicitar uma audiência ao Juiz Peterson Barroso Simão, responsável pelo processo em que se investiga o assassinato do Vereador eleito Lucio Diniz Araujo Martelo (PRP), o Lucio do Nevada, ocorrido no dia 25 de outubro de 2012, para que possa ter mais informações sobre o andamento da ação judicial. A Mesa Diretora da Casa também aguarda um pronunciamento do Vereador Carlos Macedo a respeito dos últimos acontecimentos do caso.

O comunicado finaliza dizendo que todos na Câmara de Vereadores de Niterói reafirmam o seu compromisso com a verdade dos fatos e esperam que as investigações se concluam para que o caso seja desvendado e os seus autores punidos dentro do rigor da lei.

Ascom CMN
Edição: Camilo Borges

domingo, 27 de janeiro de 2013

ÔNIBUS DO CONSUMIDOR ESTARÁ EM ALCÂNTARA‏

O ônibus de atendimento à população da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do  Estado do Rio de Janeiro estará nesta semana, entre segunda (28) e quinta-feira (31), das 9h às 17h, em Alcântara, Rua Iolanda Saad Abuzaid, ao lado cabine de policia, em São Gonçalo. Os consumidores terão seus casos analisados no local. As questões que não puderem ser resolvidas no mesmo dia serão enviadas online para a sede da comissão, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega, 8, Centro da capital.

Os consumidores podem, ainda, se dirigir ao térreo deste endereço, onde estão disponíveis guichês de atendimento à população. “Não podemos achar que todas as pessoas podem sair de suas cidades e vir até o Centro da capital para serem atendidas pela comissão. Por isso, o serviço móvel é muito importante”, disse a presidente da comissão, deputada Cidinha Campos (PDT). O serviço funciona nos dias úteis, das 10h às 16h.

Os interessados em entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060).

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

sábado, 26 de janeiro de 2013

ALERJ INICIA ANO COM RENOVAÇÃO DE 10%‏

A chegada de sete novos deputados movimentou a Assembleia Legislativa do Esatdo do Rio de Janeiro durante o mês de janeiro. A renovação de 10% do Parlamento é consequência da posse de quatro deputados como prefeitos e da ida de outros três para secretarias de Estado. O próximo dia 5, quando a Casa realizar a abertura do ano legislativo, marcará a volta dos ex-deputados Armando José (PSB), Cida Diogo (PT) e Marco Figueiredo (PSC). Os estreantes serão os deputados Dr. Gotardo, Ricardo da Karol, ambos do PSB, Geraldo Pudim (PR) e Carlinhos Moutinho (PSDC).

Armando José, Ricardo da Karol e Ghotardo Netto, o Dr. Gotardo, chegam à Casa após a saída de três deputados eleitos pela coligação PMN/PSB. Alessandro Calazans, eleito prefeito em Nilópolis daria lugar a Rogério Cabral. Como este foi eleito prefeito em Friburgo, Armando José assumiu efetivamente o mandato. A saída dos deputados Gustavo Tutuca e Christino Áureo, que assumiram respectivamente as secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia e de Agricultura e Pecuária abriram novas vagas. O suplente a ser convocado seria Rubens Bomtempo, eleito prefeito em Petrópolis. Com isso foram empossados como primeiro e segundo suplente, respectivamente, Ricardo da Karol e Dr. Gotardo.

No PT, a eleição do ex-deputado Rodrigo Neves para a prefeitura de Niterói abriu caminho para a efetivação do deputado André Ceciliano, até então 1º suplente do partido, e para que Robson Leite assumisse a primeira suplência, Leite já estava com mandato, como segundo suplente, pois Carlos Minc e o próprio Rodrigo estavam afastados do Legislativo para atuarem como secretários de estado. Já a ida do deputado Zaqueu Teixeira para o comando da pasta de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado abriu caminho para mais um suplente. O próximo na lista seria Cláudio Vasque Chumbinho, eleito prefeito em São Pedro da Aldeia, o que trouxe de volta à Casa a parlamentar Cida Diogo. A saída do deputado Marcus Vinicius (PTB) para a recém-criada secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de vida empossou Carlos Moutinho, primeiro suplente na coligação PTB/PSDC.

Também foram efetivados no cargo o deputado Marco Figueiredo, que assume vaga deixada pelo novo prefeito de Rio das Ostras, Sabino; e Geraldo Pudim, que herda cadeira do prefeito de Araruama, Miguel Jeovani.

Todos tomaram posse durante o recesso parlamentar e chegam ao Parlamento com muitos projetos para o exercício dessa nova função. Ricardo da Karol diz que manterá seu trabalho em benefício da Baixada Fluminense. “Continuarei trabalhando principalmente em benefício da população da minha região, agora com um olhar mais amplo”, anuncia o ex-vereador de Duque de Caxias, que também se candidatou à prefeitura de Magé nas últimas eleições. Mesma intenção tem Carlos Moutinho (PSDC), de São João de Meriti.
Ex-prefeito de Volta Redonda, Dr. Gotardo disse que aguardava ter essa oportunidade de integrar o Parlamento. “Sempre aguardei a oportunidade de poder implantar, em nível estadual, projetos que foram bem desenvolvidos em âmbito municipal”, afirmou. Já o ex-vereador de Campos e ex-deputado federal Geraldo Pudim garantiu que irá fiscalizar os trabalhos do Poder Executivo durante seu mandato. “Cumprirei meu papel constitucional de criar leis e averiguar os atos do Governo do estado. Tenho certeza que Campos e região saem ganhando com essa possibilidade”, declarou.

Marco Figueiredo disse que conta com a experiência adquirida em três mandatos para trabalhar, principalmente, na fiscalização do atendimento oferecido pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos. “Pretendo fazer uma comissão para trabalhar junto com a sociedade civil organizada e os prefeitos na avaliação do serviço da Cedae. Essa será minha grande batalha: defender o direito à água, à vida”, anunciou. Figueiredo também já esteve à frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Baixada e da Região Metropolitana.

Iniciando o seu quarto mandato, o deputado Armando José volta à Casa depois de ter ocupado a vaga de segundo secretário na Mesa Diretora em seu último mandato. Psicólogo por formação, o pastor evangélico já participou das comissões especiais de Planejamento Familiar e de Evasão do IPVA em legislaturas anteriores. O parlamentar é autor de Lei, que obriga instituições bancárias a manterem guichê adaptado para pessoas com deficiência. Já a deputada Cida Diogo, que inicia seu terceiro mandato, teve um trabalho marcado pela defesa das mulheres e por projetos na área da Saúde.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Rodrigo Neves decreta emergência na saúde de Niterói

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou nesta quinta (24) um decreto de emergência na saúde do município. Por esta medida, será formado um gabinete de crise que será coordenado pelo secretário municipal de Saúde, Chico D´Ângelo e terá a participação das secretarias de Governo, Conservação e Serviços Públicos, Fazenda, além da Nitrans e da Emusa, que vão ajudar com ações para resolver a crise na saúde de Niterói. O decreto foi assinado na unidade de emergência Mário Monteiro, em Piratininga, na Região Oceânica.

Segundo o prefeito, o decreto terá validade de 90 dias, prorrogáveis por igual período mas que pode ser revogado se, no período, a Prefeitura conseguir reveter o quadro de caos no setor.
"Herdamos uma situação crítica e dramática do ponto de vista financeiro e essa crise reflete na prestação dos serviços à população. Esse decreto é uma resposta planejada da Prefeitura de Niterói no sentido de restabelecer a assistência de saúde à população, o abastecimento nas unidades, viabilizar a contratação de profissionais de saúde já que boa parte da rede e recuperar fisicamente as unidades. A saúde de Niterói está na UTI e nosso objetivo é reverter rapidamente essa situação. Não vamos transformar o sistema de saúde de Niterói em sistema de excelência da noite para o dia. Meu compromisso com a população é, até o fim do mandato, em 2016, entregar um serviço de saúde de excelência para que a população possa ser atendida com dignidade. Não é possível que Niterói, que está entre as 100 cidades mais populosas do Brasil esteja na 96ª posição no índice de atendimento do SUS, sendo que Niterói é a cidade com o maior número de médicos por habitante", disse o prefeito.

Entre as ações que serão implementadas pela Prefeitura está a reforma e adequação física de nove unidades básicas de saúde (Morro do Estado, Cantagalo, Mata Paca, Maravista, Santa Bárbara, Varzea das Moças, Preventório, Baldeador e Souza Soares), a requalificação das unidades Mário Monteiro e Policlínica do Largo da Batalha que passariam a atuar nos moldes das UPAs. Só nas ampliações e reformas dos postos de saúde, será feito um investimento de R$ 20 milhões repassados pelo governo federal e uma contrapartida do município.

O secretário municipal de Saúde, Chico D´Ângelo afirmou que faz parte também do conjunto de medidas a serem adotadas pela Prefeitura a obra da emergência e da UTI do Hospital Getulinho, no Fonseca. No início deste mês, cumprindo uma das bandeiras da campanha de Rodrigo Neves, a emergência pediátrica foi reaberta e está funcionando como um hospital de campanha. Em 20 dias, cerca de 3.000 crianças já foram atendidas.
O titular da pasta lembrou que, logo quando a nova administração assumiu a Prefeitura, encontrou uma situação de depreciação do sistema de saúde do município e cita o caso da Mário Monteiro como exemplo.
"A unidade estava com as lâmpadas queimadas, a grama alta, sem respiradores, o raio X não funcionava, os elevadores estavam parados. Já resolvemos o problema do raio X e dos respiradores. Era um cenário e hoje já é outro", disse o secretário.

O prefeito Rodrigo Neves afirmou que, apesar dos problemas financeiros que herdou, o trabalho da Prefeitura não parou e atribui isso à união com os governos federal e estadual. "Graças a união com os governos federal e estadual conseguimos formar uma carteira de projetos que garantiram recursos e investimentos de R$ 400 milhões. Já reabrimos a emergência do Getulinho e criamos o programa de recapeamento das ruas", disse o prefeito. Participaram da assinatura do decreto o procurador geral do município, Carlos Raposo, e a vice-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Elaine Lopez.

Ascom PMN
Edição: Camilo Borges

CARNAMAR ACONTECE APÓS O CARNAVAL E DEVE REUNIR MAIS DE 250 BARCOS

O tradicional Carnamar, que acontece há 10 anos na orla da Baia de Guanabara, será desta vez no dia 24 de fevereiro, encerrando os festejos de Momo em Niterói. O anúncio foi feito nesta quinta (24) depois de uma reunião entre os dirigentes da Associação dos Clubes de Niterói e o presidente da Câmara, Paulo Bagueira. 

“O Carnamar é uma festa tradicional, mas este ano ela ficou nos primeiros dias de janeiro, o que dificultou a sua organização. Chegamos a um bom senso de que é preferível fazer com que ela, ao invés de abrir, como de costume, encerre o carnaval da cidade”, disse Bagueira, que no início da legislação fará um projeto de lei propondo que o Carnamar faça parte do Calendário Oficial de Eventos de Niterói.  

Durante a reunião, ficou acertado ainda que haverá três tipos de premiação, todas no valor de R$ 1 mil cada uma. Serão julgados e escolhidos os barcos que estiverem com a melhor decoração, o com a decoração mais criativa e o barco de pesca mais animado. O desfile, que deverá contar com mais de 250 barcos de diferentes tamanhos, sairá da orla de Jurujuba em direção a Charitas, São Francisco, Icaraí, Gragoatá e MAC, retornando até o Jurujuba Iate Clube onde acontece um baile de carnaval. “Nosso clube estará aberto para receber os quase 1 mil foliões que participam desta festa anualmente”, afirma Jorge Mira, presidente do tradicional clube náutico de Jurujuba e também da Associação dos Clubes de Niterói, que congrega 11 entidades. 

Ascom CMN
Edição: Camilo Borges

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Jovens comemoram aniversário doando sangue

Os estudantes Lucas Souza e Francisca Iglesia comemoraram seus aniversários de 18 anos doando sangue na sede do Hemorio, no centro do Rio. A iniciativa ajudou a aumentar o estoque de bolsas de sangue do hemocentro, principal abastecedor da rede pública de hospitais do Estado do Rio de Janeiro. Os jovens reuniram amigos e familiares nos aniversários solidários.


Para colaborar com a causa, o estudante Lucas usou uma rede social para convidar os amigos para comemorar seu aniversário de um jeito diferente. O jovem foi incentivado pelos pais, que são doadores de sangue.
"Tenho vontade de doar sangue desde pequeno. Sempre me interessei pelo assunto e queria fazer minha primeira doação ao completar a maioridade. Fiquei feliz dos meus amigos terem comparecido para doar" disse Lucas.

Para Francisca, festejar seus 18 anos fazendo uma doação de sangue é um exemplo que deve ser seguido por outros jovens. Ela planeja organizar uma caravana para que colegas da escola onde estuda, em Itaboraí, possam ajudar a abastecer os estoques do instituto estadual de hematologia.
"Queria doar sangue porque sei que um dia eu também posso precisar. Todos os dias há pessoas que dependem das bolsas de sangue doadas para sobreviver. Estou fazendo a minha parte para salvar essas vidas" afirmou Francisca Iglesia.

Hemocentro funciona diariamente

O Hemorio, que fica na Rua Frei Caneca, 8, no centro da cidade, ao lado do Campo de Santana, funciona todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h.

Ascom Gov RJ
Edição: Camilo Borges

Missão de Moçambique visita Niterói

O vice-prefeito, Axel Grael, recebeu na manhã desta quarta (23), uma missão oficial de Moçambique ao Brasil. Axel conversou com quatro integrantes do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Ministério para a Coordenação de Ação Ambiental do país africano. Eles vieram à cidade conhecer as ações que a Prefeitura de Niterói vêm desencadeando para enfrentar o problema das mudanças climáticas.
 

À tarde, acompanhados do subsecretário municipal de Defesa Civil, coronel Antônio Maia, os moçambicanos foram conhecer o Museu de Arte Contemporânea, na Boa Viagem e, em seguida, visitaram o morro do Bumba e, por último, morro da Penha, na Ponta da Areia.
 
Durante a reunião com a comitiva de Moçambique, Axel Grael fez uma exposição sobre o que a Prefeitura tem feito para diminuir os impactos das recentes chuvas na cidade. O vice-prefeito destacou, por exemplo, a parceria feita com a Prefeitura do Rio de Janeiro que fez com que Niterói passasse a ter uma mesa no Centro de Operações e pudesse monitorar o clima em tempo real.

Axel Grael comentou também sobre o Plano de Chuvas de Verão, que vai integrar todas as secretarias municipais em ações para reduzir os efeitos da chuva. O vice-prefeito citou aos moçambicanos sobre a modernização na Defesa Civil Municipal que passou a contar com meteorologistas, geólogos e engenheiros.
"Agregamos inteligência e tecnologia"

Outras ações citadas por Axel foram a implantação dos Núcleos de Defesa Civil nas comunidades, bem como os trabalhos preventivos de vistorias, interdições de casas e cadastramento de famílias e a futura instalação de 29 sirenes em pontos críticos da cidade para alertar moradores sobre os riscos de deslizamento.
"Com várias medidas adotadas até agora, teremos uma capacidade maior de nos anteciparmos aos problemas", afirmou.

O vice-prefeito comentou ainda com a comitiva africana sobre os planos da Prefeitura de Niterói de construir 5 mil casas e da montagem de um Centro de Operações, nos moldes do existente no Rio, que vai integrar as forças de segurança, além da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e equipes da Secretaria de Saúde.

Ao ouvir a explanação de Axel Grael, um dos representantes de Moçambique, Adalberto Moulinho, sugeriu que fosse criado uma plataforma de comunicação entre o país africano e Niterói para que eles possam acompanhar os projetos desenvolvidos pelo município, ideia que foi aprovada pelo vice-prefeito.

Durante visita ao MAC, o outro integrante da comitiva africana, Lucas Cumbeza, disse ter se impressionado com o museu e a paisagem do lugar: "A arquitetura é fantástica. E as pessoas que vivem aqui têm uma vista privilegiada", comentou.

No Bumba, os africanos conheceram o local que sofreu um deslizamento que matou dezenas de pessoas em 2010. Hoje, a área foi desocupada e urbanizada.

No fim da visita, os moçambicanos viram de perto uma das ações que a Prefeitura vem realizando em comunidades da cidade: um posto móvel montado no morro da Penha, na Ponta da Areia. Nele, os agentes estão cadastrando moradores que serão treinados para integrarem os Nudecs, além de recebê-los para marcar vistorias e informar sobre interdições.

Ascom PMN
Edição: Camilo Borges

Burro pede socorro e frusta assalto.

Um grupo de criminosos, que tentava furtar uma loja de conveniência, foi obrigado a fugir com as mãos abanando na Colômbia. O burro que seria usado no crime começou a zurrar e alertou a polícia.
Segundo o jornal “The Telegraph”, três assaltantes ficaram duas horas dentro da loja, na cidade Juan de Acosta. O trio planejava carregar o material roubado em Xavi, um burro de 10 anos que eles tinham roubado 12 horas antes.

Após Xavi chamar atenção da polícia, o bando teve que abandonar o animal, que já estava carregando vários artigos, como rum, óleo, arroz e conservas.

- Eles entraram pelo telhado para roubar - contou Fabio Orozco, dono da loja.

O burro foi apreendido para ser devolvido ao dono.

CÂMARA CRIA NOVAS COMISSÕES PERMANENTES E DEFINE PARTICIPAÇÃO DE VEREADORES EM CADA UMA DELAS

A Câmara de Vereadores de Niterói já definiu a composição de todas as comissões permanentes que atuarão na casa a partir de fevereiro, quando começa o período legislativo de 2013. Entre as mudanças e ajustes nas comissões permanentes está a questão do trânsito na cidade, que passa a ser tema da Comissão de Urbanismo, presidida por Roberto Jales, o Beto da Pipa. A defesa do consumidor e os direitos dos contribuintes saem da Comissão de Finanças, comandada por Carlos Macedo, e transformam-se numa nova comissão independente, presidida por Daniel Marques, que, licenciado para assumir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, passa a sua vaga para o suplente Jayme Suzuki. Por sua vez, a Comissão de Finanças passa a ter a atribuição de também fiscalizar e controlar o orçamento do Executivo.

Com funções redefinidas também ficou a área da formação educacional. Educação e Cultura foi desmembrada e passou a incorporar a ciência, a tecnologia e, ainda, a formação profissional, presidida por Paulo Henrique. À cultura soma-se a preservação do patrimônio histórico, trazendo no conjunto a questão da comunicação. Já a sempre problemática área de saúde perde o debate em torno do desenvolvimento social e agrega a discussão em torno do bem-estar, tendo a frente Paulo Eduardo Gomes.

A abrangente área dos diretos humanos foi desmembrada em duas, com dois portadores deficiência a frente das comissões. Tânia Rodrigues vai cuidar da parte da mulher, do idoso e do deficiente; enquanto Gezivaldo de Freitas, o Renatinho, assume a questão da criança, do adolescente e dos direitos humanos de forma ampla.

NOVOS DESAFIOS

“Com velhos e novos desafios, novo prefeito, novo número de cadeiras, nove novos vereadores e sete legisladores novos que nunca estiveram na Câmara, nada mais justo que eles assumam as novas comissões. Os vereadores de primeiro mandato vão estar promovendo, como presidentes das comissões, os debates em torno da defesa do consumidor (Jayme Suzuki); desenvolvimento econômico e indústria naval (Andrigo de Carvalho); esporte, lazer e turismo (Priscila Nocetti), fiscalização das fundações e empresas públicas (Bruno Lessa); e a estreante Comissão de Habitação e Regularização Fundiária, com Verônica Lima na presidência”, explica Paulo Bagueira, presidente da Casa.

Embora não sendo uma novidade entre as comissões temáticas, os debates sobre o meio ambiente, os recursos hídricos e a sustentabilidade terão Henrique Vieira no comando. Leonardo Giordano em seu retorno como titular está à frente da Comissão de Cultura, Comunicação e Patrimônio Histórico. José Vicente Filho, o mais velho e com o maior número de mandatos, preside a Comissão de Administração, Estatística e Servidores Públicos.
 
Apontadas como as de maior peso político, as comissões de Constituição e Justiça e Fiscalização Financeira e Orçamento, não mudaram de mãos. Respectivamente, Rodrigo Farah e Carlos Macedo continuam como presidentes. As áreas de Urbanismo e Segurança Pública também foram mantidas por Beto da Pipa e Renato Cariello, respectivamente. A de Diretos Humanos, embora transformada em duas, continua sob a presidência de Renatinho. 

Ascom CMN
Edição: Camilo Borges

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Estado investirá R$ 30 milhões na revitalização de lagoas de Niterói

O Governo do Estado vai investir R$ 30 milhões, do Fundo Estadual de Conservação Ambiental, na revitalização ambiental do sistema lagunar de Piratininga-Itaipu, na Região Oceânica de Niterói. O anúncio foi feito nesta terça (22) pelo secretário do Ambiente, Carlos Minc, na cerimônia que marcou o início da segunda etapa das intervenções ambientais no ecossistema da cidade. As obras permitirão a renovação e a oxigenação das águas das duas lagoas, favorecendo a navegabilidade, a pesca e o turismo.

Orçadas em R$ 5 milhões, as melhorias desta nova etapa abrangem o desassoreamento do fundo da lagoa de Piratininga para a retirada de ilhas de material lodoso na entrada dos canais do Tibau e de Camboatá; a instalação de comportas para melhorar o controle do fluxo de entrada e saída das águas do mar no sistema lagunar da região; e a retirada de pedras lançadas por correntes marítimas para os leitos dos canais e da lagoa.

"Os R$ 25 milhões restantes serão investidos em outra etapa da revitalização ambiental do sistema, que vai incluir a dragagem mais intensa dos canais centrais das lagoas de Piratininga e Itaipu e a construção de uma estrutura formada por rochas que se estenderá até o oceano, na saída de Itaipu, garantindo a integração entre as duas lagoas através do canal de Camboatá" explicou Minc.

No evento, o secretário do Ambiente afirmou ainda que vai apoiar a Prefeitura de Niterói na criação do Parque Municipal da Viração, que será conectado, através de um corredor, ao Parque Estadual da Serra da Tiririca, e na urbanização da orla de Piratininga. Minc anunciou também a criação do Centro Cultural de Itaipu em cogestão com a prefeitura, que ficará dentro da Serra da Tiririca.

Em uma outra etapa, as intervenções vão incluir a dragagem da Lagoa de Itaipu. As obras são complementares, já que seus sistemas hídricos têm que ser tratados de forma conjunta para garantir a melhoria da qualidade das águas das lagoas de Piratininga e de Itaipu.

"Na área ambiental, não tenho dúvida de que teremos o apoio do Estado. Um exemplo é a ação que realizamos no início deste mês para a retirada de uma embarcação naufragada na Praia de Itaipu há mais de seis meses, o que era um risco para os banhistas e pescadores da região" disse o prefeito, Rodrigo Neves.

Ascom Gov RJ
Edição: Camilo Borges

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Prefeitura de Niterói não vai utilizar nova logomarca

A prefeitura de Niterói informou em nota nesta segunda (21) que não vai utilizar a logomarca anunciada na última semana por conta de semelhanças encontradas posteriormente com a logomarca de uma empresa privada, a Nintendo. Na última semana ao apresentar a nova logomarca a cidade virou motivo de piadas por um erro incompetente do publicitário que a criou, nas redes sociais.
O prefeito Rodrigo Neves (PT) mudou a logomarca para que a cidade fosse respeitada, tirando o MAC da nova logomarca, mas não deu muito certo, agora uma alternativa gráfica será elaborada em parceria com a equipe de criação da Associação Conselho Empresarial e Cidadania de Niterói, a mesma que errou da primeira vez,  utilizando o mesmo conceito de valorização do nome da cidade.

Camilo Borges Reporter e apresentador

Prefeitura de Niterói divulga programação do carnaval na cidade

Durante os quatro dias de folia, Niterói receberá o reforço de mais 130 PMs nas ruas. Setenta deles vão atuar no Centro e na Zona Sul e 60 na Região Oceânica. O reforço do policiamento começará às 18h do dia 9 de fevereiro e vai até às 4h do dia 13.
 

Quinze localidades terão carnaval de rua este ano: Avenida Central (Itaipu), Rio do Ouro, Badu, Largo da Batalha, Santa Bárbara, Engenhoca, Ilha da Conceição, Largo do Barradas, Rua Nóbrega (Jardim Icaraí), Jurujuba, Ponta da Areia, Engenho do Mato, Tenente Jardim, Beco da Paulina e Buraco do Juca. Na maioria dos locais, haverá palco e banheiros químicos.
 
De acordo com a programação, anunciada nesta segunda (21) pela Niterói Empresa de Lazer e Turismo, a cidade terá o desfile de 17 blocos carnavalescos, que vão às ruas entre os dias 26 de janeiro e 17 de fevereiro. Uma das novidades para este ano é que a Banda do Ingá, um dos maiores blocos da cidade, vai desfilar somente até o final da Praia de Icaraí e não vai até Charitas.
 
O presidente da Neltur, Paulo Freitas, afirmou que a montagem das arquibancadas para os desfiles de blocos e escolas de samba na rua da Conceição, no Centro, vai começar às 22h do dia 6 (quarta-feira), mas não vai provocar a interdição da via.
 
A rua da Conceição só será interditada no dia 8 (sexta-feira), a partir das 18h, juntamente com as ruas José Clemente, Almirante Tefé, Alberto Vítor e Doutor Borman. Uma faixa da rua Visconde do Rio Branco será bloqueada no sábado, dia 9 de fevereiro, a partir das 17h. O trânsito da Rua da Conceição será desviado para a rua Marechal Deodoro.

A Prefeitura pretende solicitar à concessionária CCR, que administra a ponte Rio-Niterói, a instalação de painéis variáveis com informações sobre o trânsito na cidade durante o carnaval.

Durante a reunião, foi anunciado também que os ambulantes estarão proibidos de vender produtos em vidro na área dos desfiles, nos blocos e nos bairros onde haverá carnaval de rua.

Ascom PMN
Edição: Camilo Borges

ALERJ GANHA PRÊMIO NACIONAL POR PUBLICIDADE CONTRA A PIRATARIA‏

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro ganhou, no último sábado (19), a etapa nacional do Prêmio Colunistas, na categoria Grande Prêmio de Mídia Alternativa, oferecido pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda, pela peça publicitária "Vendo o que é seu".

Produzida pela Agência Staff Brasil, a campanha "Vendo o que é seu", da Comissão para Prevenir e Combater a Pirataria no Rio de Janeiro da Alerj, presidida pelo deputado Dionísio Lins (PP), buscava conscientizar as pessoas de que, ao comprarem e venderem produtos ilegais, elas estariam prejudicando empresas, marcas e donos de direitos autorais. Sócio e diretor de criação da agência, Paulo Castro, acredita que essa premiação é uma honra e um grande reconhecimento. "Esse é um prêmio muito desejado e isso mostra que o mercado nacional reconheceu a originalidade desse trabalho, assim como o bom trabalho que está sendo feito pela Alerj", comentou Castro.

"Na campanha nós vendemos, sem autorização e por um preço irrisório, um dos bens mais importantes para qualquer pessoa: o carro. Para isso, fizemos diversas fotocópias A4 dos tradicionais cartazes de "vende-se" e colocamos nos vidros laterais, do mesmo jeito que se anuncia carro em todo mundo. Neles, simulamos dados fictícios e assinamos", explicou o criador da peça, que ainda trazia os dizeres: "Vender o que é dos outros sem permissão é crime. Comprar também".

O Prêmio Colunistas é considerado um dos mais tradicionais prêmios da publicidade brasileira, sendo entregue desde 1968. O Colunistas premia os melhores trabalhos em todas as mídias (jornal, revista, rádio, mídia exterior, mídia alternativa, mídia digital, cinema, televisão e internet).

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Hemorio lança campanha para aumentar estoques de sangue no carnaval

Nova edição da "Vista a Fantasia da Solidariedade" será aberta na quarta-feira (23/10)

Este ano, o “Vista a Fantasia da Solidariedade” trará mais personalidades para sua tradicional campanha, que chega ao décimo ano. Eles se uniram a Luiza Brunet para que os estoques estejam abastecidos no período da folia. As musas Selminha Sorriso, Milena Nogueira, Quitéria Chagas e Viviane Araújo, que todos os anos brilham na Sapucaí desfilando pelas suas escolas de samba também estarão participando desta ação, ao lado dos atores Daniel Rocha, Mateus Solano, Alexandra Richter, Adriana Birolli, Marcos Caruso e Elke Maravilha. 

Luiza Brunet estará na abertura, dia 23, candidatando-se à doação de sangue, como faz todos os anos.

"É essencial que façamos da doação de sangue um hábito. Fico muito orgulhosa em participar dessa campanha tão importante. Todos que por algum motivo ainda não doaram sangue, deveriam vir, pois é uma sensação emocionante. Com uma única doação, podemos salvar até quatro vidas, o que torna este ato, gratificante" explicou a madrinha da campanha.

O ator Daniel Rocha, que interpretou o jogador de futebol Roni na novela Avenida Brasil, tem consciência da importância da doação de sangue regular.

"Doo sangue desde os 19 anos e a última vez, doei por aférese, que é um processo mais complexo, onde somente as plaquetas são coletadas. Fiquei muito feliz em participar da campanha, pois reconheço a importância desse gesto. O período do carnaval é uma época complicada, pois historicamente, acontecem muitos acidentes, mesmo com todas as campanhas preventivas e de conscientização, aumentando a necessidade de transfusões e tratamentos emergenciais. Essa é uma época na qual a doação voluntária deveria ser maior e o que acontece é justamente o contrário, portanto, todo incentivo e conscientização são fundamentais" alertou Daniel.

Marcos Caruso, que participou da mesma novela acredita que a doação de sangue é algo que tem um sentido muito amplo, que vai muito além do simples gesto.

"Em qualquer doação você tem o retorno do recebimento, mesmo que ele seja da realização pessoal. Mas, no caso da doação de sangue, esse retorno é muito maior, pois ele é a base da vida. Quando se doa sangue, você está recebendo vida, e está recebendo também amor, fraternidade e cidadania" argumentou.

Mateus Solano também já doou sangue mas reconhece que a maioria das pessoas ainda não possuem este hábito. Por isso também estimula as campanhas de doação.

"Nunca ouvimos uma notícia dizendo que os hemocentros estão repletos e com o seu estoque em um nível ideal. Sempre há uma necessidade constante, que se agrava em períodos de feriados prolongados e festas como réveillon e carnaval, onde a doação de sangue se torna fundamental. Se você é saudável e preenche os requisitos exigidos, não deixe de doar. Imaginem que qualquer um de nós pode precisar um dia. E se, por um acaso isso acontecer, todos nós gostaríamos que houvesse sangue disponível para nos atender, mas isso só pode acontecer se houver doação" explicou o ator.

Acompanhada de sua alegria e irreverência, a veterana Elke Maravilha também ficou muito feliz e surpresa em participar de uma campanha de doação de sangue.

"Apesar de ter sido doadora durante vários anos, é a primeira vez que participo de uma ação como esta. Espero que consigamos muitos doadores não somente para esta campanha, mas também para todas as outras ações ao decorrer do ano" disse a ex-manequim, que este ano também será enredo da escola de samba Estrela do Terceiro Milênio, que disputa o Grupo de Acesso de São Paulo. O título do enredo é “Reluz na Constelação da Terceiro Milênio uma Maravilha de Estrela Chamada Elke”.

Coleta móvel na quadra do Salgueiro

Várias ações estão sendo programadas para a campanha, que só termina depois do Carnaval. A escola de samba Acadêmicos do Salgueiro foi escolhida para abrir a campanha devido ao trabalho que realiza em parceria com o instituto, com a realização de coletas externas, durante o ano. No dia 27 (domingo), uma equipe do Hemorio vai realizar coleta móvel na quadra da vermelho e branco, na Tijuca. A coleta também vai ajudar o pai da rainha de bateria Viviane Araújo, que realiza um tratamento e precisa de transfusões regulares.

A própria Viviane estará na quadra, recepcionando os doadores que comparecerem no dia. Para isso, convoca os salgueirenses para juntarem-se à campanha.

"É muito importante que toda a comunidade e amantes do samba estejam lá, ou então no próprio Hemorio. O Salgueiro quer mostrar que além de garra e samba no pé, também tem atitude e solidariedade correndo nas veias!" disse Viviane.

De acordo com a diretora geral do Hemorio, Clarisse Lobo, o apoio das escolas de samba tem sido muito importantes para a continuidade do sucesso da campanha.

"Desde que a ação foi criada, há dez anos, conseguimos manter os estoques para este período, que é crítico. E, a cada ano, buscamos mais parcerias para que o “Vista a Fantasia da Solidariedade” cresça. Para esta edição, conseguimos um time de personalidades que dará um brilho ainda maior, reforçando ainda mais as ações educacionais e o pedido para que a população doe sangue. O apoio das agremiações tem sido fundamentais para este sucesso, já que as atividades se estendem por todo o ano em suas comunidades e quadras e não ficam restritas somente à época do Carnaval" explicou a diretora.

Quem pode doar sangue ?

Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br.

O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTI´s. No Rio de Janeiro, ainda há mais 26 unidades de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio como o Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel; Hospital da Posse, em Nova Iguaçu; Hospital Geral de Bonsucesso e o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro, ao lado do Campo de Santana e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7 às 18 horas.

Ascom Gov RJ
Edição:Camilo Borges

Brasil e China ganham concorrência para fabricação de novas barcas



Secretaria de Transportes anuncia estaleiros responsáveis pela fabricação de nove embarcações para sistema de transporte hidroviário.

As novas embarcações encomendadas pelo Governo do Estado para atender a demanda de passageiros do transporte hidroviário do Rio de Janeiro serão fabricadas por empresas do Brasil e da China. Os estaleiros INACE – Instituto Naval do Ceará – e Afai Southern Shipyard foram anunciados como vencedores da licitação finalizada pela Secretaria estadual de Transportes na tarde desta segunda (21).

As novas barcas atenderão a um aumento de 72% no número de pessoas transportadas na linha Rio-Niterói. A previsão é de que o número de passageiros salte de 11,6 mil/hora para 20 mil/hora, na ligação entre os dois municípios.

"As embarcações serão equipadas com ar condicionado, sistemas de embarque e desembarque em dois níveis, TVs de plasma, além de modernos equipamentos de navegação. A aquisição faz parte da série de investimentos em curso no sistema, como a ampliação e modernização das estações Praça XV e Araribóia"  explica o secretário de Transportes, Julio Lopes.

A licitação foi dividida em dois lotes: um correspondente às sete barcas de dois mil lugares, cada, vencido pela empresa chinesa; e outro para os dois catamarães de quinhentos lugares, vencido pela INACE. O Governo do Estado investirá R$ 273.153.171,98 na aquisição das nove embarcações, financiadas pelo Banco do Brasil.

Ascom Gov RJ
Edição: Camilo Borges

Secretários apresentam sugestões para Plano Chuvas de Verão

O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, reuniu-se com vários secretários municipais na manhã desta segunda (21) para ouvir deles a contribuição que cada pasta dará para o Plano de Chuvas de Verão, anunciado na semana passada pelo prefeito Rodrigo Neves. As propostas de cada secretaria serão reunidas em um decreto que será levado para a aprovação do prefeito.
Entre as sugestões apresentadas pelas secretarias na reunião, estão a criação de um grupo fixo vinculado ao vice-prefeito para acompanhar as ações emergenciais contra as chuvas, a criação de cartilhas explicativas sobre prevenção de tragédias e os impactos das chuvas, a disponibilização das maiores escolas municipais de cada região da cidade para auxílio às vítimas, a ajuda de comerciantes com a disponibilização de caminhões e fornecimento de alimentos, além do aumento da capacitação de agentes comunitários que integram os Núcleos de Defesa Civil e já que atuam em 28 localidades de Niterói.

Axel lembrou que está sendo feito um grande esforço da Prefeitura no sentido de se antecipar a possíveis problemas provocados pelas chuvas e evitar tragédias como a morte de uma adolescente de 13 anos na noite da última quinta-feira (17), no morro do Palácio, no Centro.

"Sabíamos que janeiro seria um mês de muita chuva e estamos atuando de forma preventiva de forma a se antecipar os problemas e tentar evitar tragédias", disse ele, acrescentando que há expectativa de fortes chuvas para esta semana". Ele lembrou que somente no morro do Palácio, foram interditadas 36 casas onde agentes da Defesa Civil identificaram riscos.

O vice-prefeito voltou a destacar a parceria que Niterói firmou com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio escola de cada um dos sete pólos regionais ficaria à disposição em caso de emergência. Outra sugestão é usar as 33 creches municipais localizadas em áreas de risco para palestras de prevenção e conscientização.

"Niterói está dentro do radar meteorológico do Centro de Operações da Prefeitura do Rio o que nos permite, por exemplo, observar o deslocamento das nuvens em tempo real", afirmou.

Ascom PMN
Edição: Camilo Borges

domingo, 20 de janeiro de 2013

PRIMEIRA PARADA DO ÔNIBUS DO CONSUMIDOR EM 2013 SERÁ EM CAMPO GRANDE‏


O ônibus de atendimento à população da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro estará nesta semana, entre segunda (21) e sexta-feira (25), das 9h às 17h, no calçadão próximo à loja Superlar, no Beco do Ceridó, em Campo Grande. Os consumidores terão seus casos analisados no local. As questões que não puderem ser resolvidas no mesmo dia serão enviadas online para a sede da comissão, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega, 8, Centro da capital.

Os consumidores podem, ainda, se dirigir ao térreo deste endereço, onde estão disponíveis guichês de atendimento à população. “Não podemos achar que todas as pessoas podem sair de suas cidades e vir até o Centro da capital para serem atendidas pela comissão. Por isso, o serviço móvel é muito importante”, disse a presidente da comissão, deputada Cidinha Campos (PDT). O serviço funciona nos dias úteis, das 10h às 16h.

Os interessados em entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060).


Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

sábado, 19 de janeiro de 2013

MÃES QUE QUEIRAM ENTREGAR OS FILHOS PARA ADOÇÃO TERÃO ACOMPANHAMENTO‏


Foi publicada nesta sexta (18), no Diário Oficial do Poder Executivo, a Lei, de autoria do deputado Samuel Malafaia (PSD). Ela cria o “Programa Mãe Fluminense” que busca reduzir o abandono infantil no estado. Ele prestará atendimento social e psicológico às mulheres que, por algum motivo, optaram em não ficar com seus filhos. “É preciso proporcionar às mães uma melhor reflexão para a decisão que considerarem a mais correta para a sua realidade”, explica o deputado. O “Mãe Fluminense” poderá contar com parceria e integração de órgãos do Poder Judiciário, ação de profissionais das maternidades e outras unidades de saúde, Programa Saúde da Família, Programa de Agentes Comunitários de Saúde, Conselhos Tutelares e Ministério Público.

O programa também terá entre seus objetivos apoiar a doação, caso a mãe opte por ela, proporcionando a orientação necessária para o encaminhamento correto do filho aos pretendentes registrados no Cadastro Nacional de Adoção, auxiliando na reinserção familiar e combatendo o preconceito em relação à entrega para adoção.


Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

LEI PROÍBE QUE VIDROS DE LAN HOUSES SEJAM ESCURECIDOS COM PELÍCULA TIPO FUMÊ‏


Os estabelecimentos que prestam serviços de acesso à internet, como "Lan Houses", "Cyber´s Café" e similares, estão proibidos de manter suas fachadas com películas do tipo fumê ou de utilizar qualquer outro material que impeça a visualização do interior de suas dependências. A Lei foi publicada no Diário Oficial do Poder Executivo nesta sexta (18) e é de autoria do deputado Alexandre Corrêa (PRB). Segundo o autor da norma, a visibilidade das fachadas garante a segurança dos usuários desses pontos de acesso à rede mundial de computadores.

“Considerando que os referidos estabelecimentos são frequentados, em sua grande maioria, por menores e diante do elevado índice de crimes envolvendo, crianças e adolescentes no interior desses estabelecimentos, a presente medida tem como finalidade tutelar bens como a vida e a integridade física dos usuários”, explica. Os estabelecimentos deverão adequar suas instalações no prazo máximo de 90 dias. O descumprimento da lei implica no pagamento de multa no valor de 1.000 Ufirs.


Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

"Forbes" lista cinco pastores mais ricos do Brasil

A religião sempre foi um negócio rentável, inclusive no Brasil. Ainda que no País a maioria se considere católica, com aproximadamente 123,2 milhões de pessoas, um pregador evangélico pode ganhar muito com seus seguidores Brasil afora.

O número de evangélicos no País subiu de 15,4% para 22,2% em apenas uma década. Quem ganha com isso ? Segundo a Forbes, os pastores evangélicos.

A publicação americana levantou o patrimônio dos principais pastores evangélicos brasileiros e fez uma lista dos cinco mais ricos do país. Veja abaixo. (Fonte: Infomoney)

1. Edir Macedo: O fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, que também tem templos nos Estados Unidos, é de longe o pastor mais rico no Brasil, com um patrimônio líquido estimado pela Forbes de US$ 950 milhões, ou cerca de R$ 1,9 bilhão. Macedo é escritor evangélico e já vendeu mais de 10 milhões de livros, todos ligados à religião. Seu grande investimento, porém, foi realizado na década de 80, quando adquiriu o controle da emissora de televisão Rede Record, atualmente a segunda maior emissora do Brasil. Seus outros bens, segundo a Forbes, seria o jornal Folha Universal, o canal de notícias Record News, empresas do ramo musical, entre outros. (Foto: Estadão Conteúdo) 

2. Valdomiro Santiago: Após ter sido expulso da Igreja Universal do Reino de Deus, por algum desentendimento com Macedo, Santiago fundou sua própria igreja, chamada Igreja Mundial do Poder de Deus, que tem mais de 900 mil seguidores e 4 mil templos. Segundo estimativa da Forbes, seu patrimônio líquido é de US$ 220 milhões, ou aproximadamente R$ 440 milhões. (Foto: Divulgação)

3. Silas Malafaia: Líder da Assembleia de Deus, maior igreja pentecostal do Brasil. O pastor está constantemente envolvido em escândalos relacionados à comunidade gay. “Ele é defensor de uma lei que poderia classificar o homossexualismo como uma doença e é uma figura proeminente no Twitter, onde têm mais de 440 mil seguidores”, disse a publicação. A Forbes estima que sua fortuna esteja em US$ 150 milhões, ou R$ 300 milhões. O site também afirmou que Malafaia lançou uma campanha chamada “O Clube de Um Milhão de Almas”, que pretende levantar R$ 1 bilhão para sua igreja, a fim de criar uma rede de televisão global, que seria transmitida em 137 países. “Os interessados em contribuir com a campanha podem doar quantias a partir de R$ 1 mil, valor que pode ser pago em prestações. Em troca, os doadores receberão um livro”. (Foto: Divulgação)

4. RR Soares: Segundo o site, Romildo Ribeiro Soares, ou RR Soares, é o mais ativo em multimídia entre os pregadores evangélicos. O religioso é compositor, cantor e televangelista. Como fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus, Soares é um dos rostos mais conhecidos na televisão brasileira. Com isso, sua fortuna estimada pela Forbes, é de US$ 125 milhões, ou R$ 250 milhões. (Foto: Divulgação)

5. Estevam Hernandes Filho e sua esposa Sonia: Os fundadores da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, Apóstolo Estevam Hernandes Filho e sua esposa, Bispa Sonia, supervisionam mais de mil igrejas no Brasil e no exterior, incluindo a Flórida. Juntos, o casal tem um patrimônio líquido estimado pelo site em US$ 65 milhões dólares, ou R$ 130 milhões. A publicação ainda lembra que em 2010, o astro do futebol brasileiro, Kaká, que era amigo do casal e membro da igreja, deixou a instituição, alegando que sua liderança fazia mal uso do dinheiro. Segundo informações, Kaká teria doado mais de R$ 2 milhões para a igreja quando era membro. (Foto: Divulgação) 

Edição: Camilo Borges