sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Escrava Anastácia no Carnaval de Niterói

O Bloco Carnavalesco Grilo da Fonte, da comunidade de Teixeira de Freitas, no bairro do Fonseca, em Niterói, escolhe neste sábado, dia 27 de novembro, o seu samba-enredo para o Carnaval 2011. Quatro sambas estão na disputa, para levar para o desfile o enredo sobre a Escrava Anastácia.

Anastácia nasceu em Pompeu, Minas Gerais, em 1740. Ela tinha uma beleza que provocava paixões, assim como provocava ódio. Negra de olhos azuis, era cobiçada pelos feitores. Foi violentada, discriminada, subjugada. Ela, até hoje, é admirada pela comunidade negra, como um símbolo de resistência, física e espiritual. Seus olhos azuis vêm do senhor de engenho que comprou e violentou Delmira, sua mãe, uma jovem negra também bonita, arrematada num leilão de escravos.

A Escrava Anastácia, por não aceitar os assédios dos senhores de engenho, foi castigada e obrigada a usar uma máscara de ferro, que só era retirada nas horas de refeição. De início, seria um castigo temporário, mas as mulheres da Casa Grande exigiram que a punição fosse permanente, temendo que seus homens as trocassem por Anastácia.

A Escrava Anastácia se mantém viva na religião, na raça negra, na luta contra a discriminação racial, na luta contra a violência contra as mulheres. É essa história que o Grilo da Fonte vai cantar na avenida.

A escolha do samba acontece no sábado a partir das 20h, na Travessa da Fonte, no final da Rua Teixeira de Freitas, em frente à Igreja Santa Terezinha.

Fernando Paulino

Nenhum comentário:

Postar um comentário