quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Recursos da Secretaria de Cultura do Rio serão destinados a 202 grupos carnavalescos

Rio de Janeiro - Duzentas e duas instituições, entre blocos, bandas, associações e federações - receberão recursos da Secretaria Estadual de Cultura para o carnaval deste ano. O edital de carnaval 2011 liberou R$ 797 mil e contemplou 64 agremiações a mais do que a lista do ano passado. Também foram incluídos grupos de regiões do interior do estado.

Entre os grupos selecionados estão a Federação de Blocos Carnavalescos do Rio de Janeiro, a Associação das Escolas de Samba Mirins, a Liga Independente dos Blocos do Rio de Janeiro, e agremiações tradicionais como o Cordão da Bola Preta, o Clube do Samba e o Bloco Cacique de Ramos. Sem as vultosas verbas de patrocínio com que contam as escolas de samba do Grupo Especial e do Grupo de Acesso, essas instituições dependem do apoio da secretaria para fazer o seu carnaval sair do papel.

“A gente se sente responsável pelo sucesso do carnaval de rua do Rio, porque a gente faz isso há mais de 12 anos. Somos a resistência pura do carnaval”, afirma Robson Silva, vice-presidente da Liga Independente dos Blocos do Rio de Janeiro. Para ele, sem a verba do governo, os 19 blocos da liga, que desfilam na Avenida Rio Branco e em diversos bairros da zona norte, não conseguiriam fazer o carnaval.

De acordo com a Secretaria de Cultura, os critérios que mais pesaram na seleção dos grupos foram a tradição, a importância cultural da agremiação e o seu papel como agente de acesso à cultura em sua comunidade.

Com ou sem apoio oficial, o carnaval que ocorre fora dos limites do Sambódromo da Marquês de Sapucaí cresce a cada ano no Rio de Janeiro. Somente na capital, 424 blocos estão inscritos na Riotur para desfilarem este ano pelas ruas da cidade.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário