quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Rio de Janeiro terá centro de formação da General Eletric

Brasília - A General Eletric (GE) investirá US$ 550 milhões em um centro de pesquisa no Rio de Janeiro, destinado às áreas de geração de energia, tecnologia da informação e saúde. O anúncio foi feito hoje (16) pelo presidente da General Eletric no Brasil, João Geraldo Ferreira, após reunião com a presidenta Dilma Rousseff e com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

Em janeiro de 2010, o presidente mundial da empresa, Jeffrey Immelt, havia informado sobre as intenções de a GE investir no centro, depois de se reunir com dirigentes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Na reunião de hoje, foi confirmado que a sede será o Rio de Janeiro. A previsão é que o centro seja concluído em dois anos.

De acordo com Mercadante, o investimento será feito em três áreas prioritárias: “A cadeia energética, especialmente associada a gás e petróleo, e energia em geral, já que são grandes fabricantes e produtores de turbinas; a parte de um complexo industrial que produzirá equipamentos para a saúde; e a de tecnologia da informação.”

De acordo com o ministro, a expectativa é que cerca de mil empregos diretos sejam gerados no centro de pesquisa e desenvolvimento. Desse total, 200 deverão ser de pesquisadores brasileiros com especialização.

“Um memorando de entendimento assinado com o Ministério de Ciência e Tecnologia Brasil estabelece de comum acordo que todas as patentes desenvolvidas nessas pesquisas serão registradas no Brasil pelo Brasil. Portanto serão patentes residentes no país”, acrescentou Mercadante.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário