domingo, 24 de abril de 2011

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda, dia 25

Nesta segunda-feira (25), a Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio da Coordenação do Programa de Imunização, vai realizar a 13ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que irá se estender até o dia 13 de maio. Inicialmente apenas as policlínicas e a unidade básica do Centro estarão vacinando das 8h às 17h.

No sábado seguinte ao início da campanha (30/04), ocorrerá o Dia de Mobilização Nacional, quando toda a Rede Básica de Saúde de Niterói estará funcionando das 8h às 17 horas para atender à população-alvo da campanha, que este ano foi ampliada e atenderá, além dos idosos com mais de 60 anos, as crianças até dois anos, as gestantes em qualquer fase da gravidez e os trabalhadores da saúde.

De acordo com a orientação recebida pelo Ministério da Saúde os usuários que não se enquadram nas populações descritas acima, mas apresentem alguma doença crônica, deverão aguardar o encerramento da campanha para receberem a vacina nas Unidades de Saúde.

Segundo o MS, a vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1) e é segura para todos. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção.

A administração da vacina está contraindicada em caso de alergia severa à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, assim como as que já apresentaram a Síndrome de Guillain Barre (doença na qual o sistema imunológico do corpo ataca parte do sistema nervoso periférico), devem consultar o médico primeiro.

VACINAÇÃO DE CRIANÇAS

As crianças com idade entre 6 e 23 meses receberão duas doses da vacina. É essencial que a criança retorne ao mesmo posto de saúde 30 dias após para receber a segunda dose. Além disso, para o atendimento nos postos é necessário que os usuários pertencentes à população-alvo da campanha compareçam aos postos de vacinação munidos de cartão de vacinação, documento de identidade e, no caso de trabalhadores da área de saúde, documento que comprove o local de trabalho.

Camilo Borges -Repórter e apresentador

Nenhum comentário:

Postar um comentário