domingo, 17 de abril de 2011

Comemorações do Dia do Exército















No próximo dia 19 de abril será celebrado, em todo o território nacional, o Dia do Exército Brasileiro. Como parte das comemorações, a Fortaleza de Santa Cruz, sede do Comando da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, em Niterói, estará com a sua visita franqueada nos dias 17 (domingo) e 19 (terça-feira), das 10h às 17h, com exposições de vídeos e de materiais da Segunda Guerra Mundial. No dia 17, às 15h30, haverá, ainda, no local uma apresentação da Banda de Música da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército. A banda, composta por 38 militares, apresentará um repertório diversificado, executando dobrados militares, passando por ritmos clássicos, até músicas populares.

Sítio histórico único no Brasil, a Fortaleza de Santa Cruz, teve sua construção iniciada em 1555 e suas muralhas foram erguidas com pedras cortadas e assentadas à mão.

Um dos principais cartões postais da cidade de Niterói, a fortificação ocupa uma área de 7.153 metros quadrados e possui um acervo composto por 45 canhões dos séculos XVIII e XIX, além de uma capela de quase 400 anos, com uma imagem de Santa Bárbara do século XVIII.

A Fortaleza está localizada ao lado do canal de entrada da Baia de Guanabara, por onde passam todas as embarcações que chegam ao porto do Rio de janeiro. Com uma visão privilegiada das cidades do Rio e de Niterói, é um local perfeito para se admirar as belezas naturais da região.

NELTUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário