quarta-feira, 27 de abril de 2011

PAULO MELO ANUNCIA CRIAÇÃO DE DEPARTAMENTO CULTURAL DURANTE EXPOSIÇÃO

O presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado Paulo Melo, anunciou oficialmente, nesta terça-feira (26), a criação do Departamento de Cultura da Casa. O parlamentar aproveitou a inauguração da exposição "AmaMentAção", do fotógrafo Willian Santos, para falar do novo setor. O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, também esteve presente no evento, realizado no Saguão Getúlio Vargas do Palácio Tiradentes, no Centro do Rio.

“O Departamento de Cultura tem por finalidade inserir a Assembléia no corredor cultural do Rio. Temos condições de oferecer a estrutura e a celeridade processual para as iniciativas culturais. Essa exposição, por exemplo, mostra que a Assembléia está sintonizada com os anseios da sociedade. Ela vai se associar a tantas outras iniciativas de amamentação feitas pelos governos municipais, estaduais e federais”, disse o deputado.

Para o secretário Sérgio Côrtes, a exposição é mais um importante estímulo que vai se somar ao programa do Governo “Crescer Seguro”, cujo objetivo é o aleitamento materno nos bancos de leite da rede pública. A presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Alerj, deputada Claise Maria Zito, lembrou que o aleitamento é sinônimo de vida, pois tem nutrientes importantes para o desenvolvimento dos bebês.

Associando a criação do Departamento de Cultura à exposição, a presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da Casa, deputada Inês Pandeló, fez questão de frisar que a cultura é um instrumento de conscientização e transformação, além de aglutinar as pessoas. “Com certeza essa exposição servirá para conscientizar mulheres e homens da importância do aleitamento materno. É um gesto de carinho e aproximação”, salientou.

Artista responsável pelas fotos da exposição, Willian Santos revelou que o evento é fruto de um trabalho de 13 anos, período em que foram feitas mais de mil fotos. Para a mostra, foram selecionadas 26. “Algumas dessas fotos têm sentido mais didático, pois têm o intuito de passar a mensagem da promoção do aleitamento materno. A exposição tem caráter artístico, educativo e científico”, definiu.

Durante o evento, foram distribuídos material explicativo sobre a importância do ato e dicas de uma amamentação prazerosa. A mostra, que é gratuita, ficará no Palácio Tiradentes até o dia 26 de maio, das 10h às 17h, nos dias de semana. Aos domingos e feriados, a exposição estará aberta das 10h às 12h.

A exposição "AmaMentAção" está em seu quinto ano e reúne material fotográfico produzido de 1994 a 2006, na Maternidade Escola/UFRJ e fora dela. Além das 26 fotografias, há dois banners e 14 painéis que já passaram pela Maternidade Escola, pelo Metrô Rio (Estação Copacabana), pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social, pelo Edifício Sede da Petrobras e pelo Hospital Universitário da UFRJ, além das cidades de Iguaba Grande (RJ), Porto Alegre (RS) e Ipiranga (MG).

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário