segunda-feira, 27 de junho de 2011

Niterói começa a festejar dia de São Pedro.

As comemorações pelo Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, começa nesta quarta (29), em Niterói, com duas grandes festas. Desta quarta até domingo, os pescadores farão procissões terrestres e marítimas, shows, brincadeiras e barraquinhas de comidas típicas.

As comemorações serão apoiadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional. No primeiro dia da festa, o Ministro da Pesca, Luiz Sérgio, fará sua primeira visita à cidade. Ele e o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, almoçarão com pescadores no Mercado de São Pedro, no Centro.

“Com a barqueata, realizada no dia de São Pedro, o pescador, além de homenagear seu padroeiro, também chama a atenção para a importância de sua profissão. Queremos debater o setor com a sociedade. Milhares de famílias têm o seu sustento na pesca. Este ramo é fundamental para nossa economia”, afirmou o deputado Felipe Peixoto.

O dia do padroeiro começa às 5h da manhã com alvorada, salva de tiros e missa em Jurujuba. Às 8h, acontece outra celebração no Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Saperj) e, às 9h, sai a barqueata da Ilha da Conceição até a Urca, na Zona Sul do Rio. No mesmo horário, o Arcebispo de Niterói, Dom Alano Maria Pena, realiza a Benção das Chaves, também em Jurujuba. Às 10h acontecem as procissões terrestre e marítima. E, a partir das 16h, começa o show cultural e a recreação. Até domingo haverá barraquinhas de comidas típicas, brincadeiras e shows.

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), órgão vinculado à secretaria, vai realizar atividades para as crianças.

Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário